O que é gestão à vista? Entenda e saiba como aplicar na prática!
Por: Qualyteam
13 ago 2021 • 8 min de leitura
processam imagens 60 mil vezes mais rápido do que texto, e 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais.
Mas como fazer com que a gestão à vista realmente funcione dentro da organização e não seja apenas um painel desatualizado?
Veja em nosso post as vantagens de implementar a gestão à vista para o processo de melhoria contínua, como trabalhar os indicadores e o passo a passo eficaz para aplicar dentro da sua empresa.
Gestão à vista é uma metodologia que busca divulgar de forma ágil os principais indicadores estratégicos e projetos da empresa em tempo real.
Ao compartilhar resultados de forma dinâmica auxilia na identificação de possíveis gargalos fazendo com que a tomada de decisão também seja mais rápida.
E o que pode ser compartilhado nesse caso? Indicadores das áreas, indicadores de desempenho, da qualidade, gerenciais e todos os KPIs que irão auxiliar na gestão dos colaboradores.
Assim o colaborador tem ciência dos resultados e do impacto que seu trabalho gera diariamente. Além disso, leva cada um a se comprometer ainda mais com os resultados para conseguir bater as metas.
Quais as vantagens da gestão à vista?
Deixar aos olhos de toda a equipe os principais indicadores que norteiam a sua empresa pode acarretar diversas vantagens entre elas:
Maior controle de metas
Líderes e colaboradores devem acompanhar as metas de curto, médio e longo prazo, não apenas para verificar o atingimento das mesmas, mas também para analisar se as atividades estão sendo realizadas com eficiência e eficácia.
Se algo não está ocorrendo como o previsto, você consegue reunir o time de forma rápida para fazer uma análise crítica e criar um plano de ação para implementar ações corretivas ao invés de saber sobre o número somente quando acessa o sistema ou participa de uma reunião.
Aumento do engajamento
A implementação da gestão à vista permite que a equipe acompanhe o desempenho e como o trabalho de cada um está afetando os resultados, auxiliando a todos a se manterem mais conectados.
E ao engajar os colaboradores, a gestão à vista ajuda a apoiar a transformação da cultura da qualidade na organização. Todos se tornam mais envolvidos e dedicados, e enxergam os números como uma bússola que guiará a empresa a entregar produtos e serviços ainda melhores.
Identificação de riscos e oportunidades
A gestão à vista também é um facilitador para que líderes e sua equipe consigam se antecipar e administrar possíveis riscos que possam atingir os resultados da empresa como um todo. Ou também identificar possíveis oportunidades de melhoria com base nos dados apresentados.
Por exemplo, se durante o mês, eu monitoro que os indicadores de vendas estão aumentando semanalmente, posso me antecipar em identificar oportunidades de investimentos para o setor.
Ou até mesmo verificar o perfil de cliente potencial que está trazendo resultados e fazer ações ainda mais assertivas.
Como foi citado anteriormente, quando a equipe monitora os resultados junta e não de forma isolada incentiva ainda mais que todos abracem a causa para potencializar os resultados alcançados.
Maior produtividade
Quando as áreas monitoram constantemente o desempenho e resultados, comparando entre o que foi planejado e o que está sendo executado, consegue ter uma visão do que precisa ser feito para ser mais produtivo e alcançar a meta estabelecida.
E time mais focado é time mais produtivo. Portanto, invista em uma comunicação transparente e aos olhos de todos os envolvidos no processo para trabalharem juntos para o alcance dos resultados.
Melhoria no relacionamento dos times
Se partirmos do princípio que as áreas da empresa estão interligadas, apresentar indicadores estratégicos dos setores cria uma cultura da informação onde todos participam dos resultados.
Por exemplo, a área de vendas tem uma meta mensal de R$ 10 mil, mas na metade do mês não atingiu nem 50% da meta proposta.
A equipe de marketing já visualizando estes indicadores investiga o porquê que os leads não estão se tornando clientes e pode pensar em um plano de ação para auxiliar no aumento da aquisição de leads para a área de vendas.
Como trabalhar com indicadores em Gestão à Vista?
Há alguns formatos para trabalhar a gestão à vista na organização. Conheça os principais:
Balanced Scorecard
O BSC (Balance Scorecard) prevê a definição de objetivos para cada perspectiva estratégica (financeira, clientes, processos e pessoas).
Com essa definição, deve-se elaborar metas mensuráveis atreladas a cada um desses objetivos que, consequentemente, deverão estar acompanhadas de planos de ação para intervir em caso de desvio.
É importante ser bem criterioso em relação à escolha dos indicadores. Identificar se os dados são importantes para o time e analisar onde a empresa quer chegar com base nesses dados faz a diferença para aplicar gestão à vista.
Dashboards – Painéis de gestão
Os dashboards apresentam informações sobre os principais indicadores de cada setor, com gráficos customizados que facilitem a visualização da equipe.
É importante que haja uma rotina estabelecida quanto à atualização dos dashboards, consolidando o valor das informações e dando suporte para a tomada de decisão do time nas operações diárias.
Kanban
Para quem quer visualizar todos os processos mapeados e fluxo de trabalho de determinado setor, a metodologia Kanban é uma boa ferramenta para gestão à vista.
A aplicação deste sistema ajuda a diminuir desperdícios, atrasos na produção que podem gerar grandes perdas financeiras para a organização. Por exemplo, em uma indústria pode ser bem útil para os colaboradores planejarem a produção e controlarem o estoque.
Além de aprimorar a comunicação interna, a equipe consegue estruturar e priorizar as tarefas a serem feitas que resultam em aumento de produtividade. Afinal, todos saberão o que fazer e quando fazer.
Passo a passo para gestão à vista
Se você decidiu implementar a gestão à vista na sua organização, listamos as principais etapas para você obter sucesso nesta estratégia:
1. Defina os processos que precisam ser medidos
Quais os processos realmente são importantes para fazer a gestão à vista? Para que você tenha sucesso e consiga fazer acompanhamento efetivo e atualizando constantemente, veja onde inicialmente faz sentido aplicar a gestão à vista.
Por exemplo, a empresa define que irá implantar a gestão à vista para os processos comerciais, gestão e serviços, pois entende serem processos estratégicos que precisam de um monitoramento maior.
2. Escolha os KPIs que serão usados
Com os processos definidos, quais os KPIs que são necessários mostrar na estratégia de gestão à vista?
Para que a metodologia tenha realmente resultado escolha apenas aqueles que mais impactam a gestão dos processos, e que possam ser facilmente gerenciados.
Exemplo hipotético: A empresa decidiu implantar gestão à vista no processo comercial que engloba as áreas de vendas e marketing.
Foi definido que os KPIs a serem monitorados são faturamento, novos clientes, meta do mês e o número de leads convertidos em oportunidades pela equipe de pré-vendas.
Já em relação ao marketing os KPIs a serem monitorados podem ser o número de conversões, MQLs, meta semanal.
3. Defina uma interface para o painel de gestão à vista
Nesta etapa você pode trabalhar com planilhas manuais ou utilizar softwares para acompanhamento de indicadores, no qual você pode integrar com ERPs, criar gráficos personalizados e também resultados acumulados.
O importante é que a interface seja de fácil compreensão para visualização da equipe no dia a dia.
4. Acompanhe os processos e ajuste o necessário
Quadro de gestão à vista montado não deve servir para enfeite dentro de uma área. Aplicar a gestão à vista na prática significa monitorar constantemente para apresentar os resultados atualizados.
De nada adianta incentivar a gestão à vista, apresentando indicadores obsoletos que nada ajudarão na tomada de decisão do momento atual da empresa.
Para manter os indicadores em dia, delegue tarefas para a sua equipe em relação à coleta e atualização das informações, evitando assim falhas de comunicação e deixando o processo dinâmico.
Conclusão
A gestão à vista é um poderoso instrumento para avaliar em tempo real os indicadores gerenciais e estratégicos da empresa.
Por meio da gestão à vista, as organizações têm mais controle sobre as metas, engajam a equipe identificam riscos e oportunidades e conseguem tomar decisões rápidas para contornar desvios e melhorar os resultados.
Para que a implementação da gestão à vista alcance seus objetivos é importante definir processos e metas que serão definidos e o quanto eles são relevantes para o time e para a estratégia da organização.
Leia também:
A Qualyteam surgiu em 2008 com um propósito forte: proporcionar para as empresas uma ferramenta para facilitar os processos de um SGQ. Assim surgiu o Software Qualyteam e todos os seus módulos: Com esses produtos, fizemos muito pelo mercado, reconhecimento que se refletiu em nossos números. O Software Qualyteam tem: Foram 16 anos intensos. Trabalhamos […]
No dia 23 de outubro, a Qualyteam celebrou um marco histórico. Em um grande evento realizado em Balneário Camboriú (SC), após um ciclo de 16 anos, revelamos ao mercado o novo posicionamento da Qualyteam: somos o primeiro Hub da qualidade no Brasil. O evento foi o ponto de partida para um novo momento da gestão […]
Muitas empresas buscam o apoio de consultorias para a implantação, otimização e evolução do SGQ, e não precisamos enumerar as várias motivações que as levam a isso. Selecionar consultores, no entanto, pode ser um desafio à parte. Novamente, a ISO vem em nosso auxílio, com a ISO 10019. Você já leu essa norma? A ISO […]