Um produto de alta qualidade deve funcionar corretamente, ser livre de defeitos, seguro para usar ou consumir e satisfazer as necessidades do cliente. Se você não fornecer esse nível de qualidade como padrão, seus clientes vão encontrar em outro lugar – mesmo que tenham que pagar mais. Para isso, o primeiro passo é olhar para o controle da qualidade.
O controle de qualidade é a base do SGQ. Mas, ao longo do tempo, ele recebeu diferentes enfoques. Primeiro, era centrado na inspeção do produto pronto, de onde aos poucos e por influência de Deming foi englobando atividades, processos e fornecedores.
Neste artigo, discutiremos o conceito, os fins e o funcionamento do controle de qualidade que leva a grandes resultados.
Controle de qualidade: o que é e para que serve?
Controle de qualidade é, segundo a ISO 9000, a “parte da gestão que foca no atendimento dos requisitos da qualidade”, ou seja, de tudo que se espera, de maneira obrigatória ou definida, de um produto ou serviço, como eficácia, eficiência ou rastreabilidade.
O grande objetivo do controle de qualidade é determinar se um produto está de acordo com os padrões de qualidade predefinidos, para que possa ser consumido com segurança e satisfazer clientes. Mas ele proporciona muito mais do que isso:
- Difunde e reforça a cultura da qualidade
- Possibilita o uso eficaz de recursos
- Reduz custos com qualidade
- Leva ao aprimoramento dos métodos de produção e
- Padroniza produtos e serviços.
Como é feito o controle de qualidade?
O controle de qualidade é um dos centros de seu SGQ. Envolve o planejamento de requisitos, provisionamento de recursos, monitoramento de indicadores de qualidade, ação diante de não conformidades e revisão.
Veja com mais detalhes o fluxo do controle de qualidade:
1. Defina e documente as características que os produtos, serviços e atividades
Para atender requisitos normativos, da empresa e das partes interessadas como clientes, como seu produto tem que ser?
Levante informações regulamentares, definições internas e necessidades das partes interessadas, defina essas características, assim como os critérios de aceitação de seus produtos.
Documente e disponibilize para a equipe como informação documentada.
2. Garanta a infraestrutura de apoio adequada para atender seus requisitos
Monte o ambiente e providencie os recursos para que a operação seja adequada para alcançar e atender os requisitos almejados.
3. Aborde riscos
A mentalidade de riscos norteia a ISO 9001, garantindo que a empresa adote ações preventivas, que evitem não conformidades em produtos e serviços.
No controle de qualidade, o levantamento proativo de possíveis riscos será fundamental para você adotar medidas que mitiguem essas possibilidades.
4. Tenha controles de fornecedores
Determine controles de qualidade apropriados para avaliar produtos, serviços e atividades executadas por provedores externos.
5. Implemente mecanismos de monitoramento e medição
Estabeleça e implemente em seus processos atividades apropriadas para verificar se as características definidas para seus produtos e serviços estão sendo atendidas, assim como a identificação de produtos que não estejam em conformidade.
6. Aja diante de não conformidades
Tome ações apropriadas à natureza de não conformidades identificadas no processo de controle de qualidade a fim de preveni-las futuramente.
7. Tenha pessoas com competência adequada
Tanto na parte da operação quanto na de gestão e controle de qualidade designe pessoas com a competência adequada e a qualificação requerida para atuar.
8. Controle mudanças
Analise continuamente a necessidade ou a oportunidade de mudanças nos requisitos de produtos e serviços. Uma vez modificados, lembre-se de que deve atualizar a documentação relativa a esses requisitos.
Periodicamente, valide também processos, ferramentas e pessoas têm capacidade de atender os requisitos planejados, para agir.
Controle de qualidade: o cerne de seu SGQ
O controle de qualidade é o cerne do SGQ, sendo um mecanismo de segurança para a organização e para seus clientes.
Todos os processos, atividades, pessoas, ferramentas devem estar voltados a esse objetivo.
Quando isso de fato acontece, qualidade se torna cultura e um dos pilares para impulsionar o negócio.
Como é esse controle na sua empresa?
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.