Melhorias gradativas e contínuas aos processos só tendem a agregar maior valor aos resultados do projeto e a assegurar maior satisfação dos clientes.
Uma organização que se propõe a implementar uma política de gestão voltada para a “qualidade” tem consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada.
O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, foi introduzido no Japão após a guerra, idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, quem efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como por exemplo na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos.
O PDCA é aplicado principalmente nas normas de sistemas de gestão e deve ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento (vendas, compras, engenharia, etc…).
O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente), e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução.
Os passos são os seguintes:
Plan (planejamento) : estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessários para o atingimentos dos resultados.
Do (execução) : realizar, executar as atividades.
Check (verificação) : monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios.
Act (ação) : Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.
Veja a tabela de etapas do PDCA:
Há dois tipos de metas no clico PDCA:
- Metas para manter
O PDCA utilizado para atingir metas padrão, ou para manter os resultados num certo nível desejado, pode então ser chamado de SDCA (S de standard).
- Metas para melhorar
De modo a atingir novas metas ou novos resultados, a “maneira de trabalhar” deve ser modificada, ou seja, melhorada.
Melhoria contínua
A melhoria contínua ocorre quanto mais “rodado” for o Ciclo PDCA.
Observe na figura abaixo, como a melhoria ocorre em função do tempo no processo anterior e após a aplicação do PDCA.
A melhoria contínua otimiza a execução dos processos, possibilita a redução de custos e o aumento da produtividade.
A aplicação do Ciclo PDCA a todas as fases do projeto leva ao aperfeiçoamento e ajustamento do caminho que o empreendimento deve seguir, mesmo os processos considerados satisfatórios são passíveis de melhorias. A introdução de melhorias gradativas e contínuas aos processos só tendem a agregar maior valor aos resultados do projeto e a assegurar maior satisfação dos clientes.
Uma ótima semana!
_____________
Fonte: CEP – Controle Estatístico de Processo
3 Comentários. Deixe novo
Eu gosto de traduzir o A (de Action) por Consolidar, porque após o Check você precisa Consolidar / Garantir o que deu certo (rever processos, rever desenhos, especificações e tudo mais) e ter ciência do que deu errado e precisa ser prevenido para não mais ocorrer.
Também nessa etapa se relata e reorganiza o Conhecimento sobre o que deu certo e o que deu errado, itens que foram verificados na Verificação (ou Check).
[…] da ISO 9001, o principal tempero do prato. Generosas porções de ferramentas da Qualidade (5S, PDCA, FMEA, Pareto, etc…) são ótimas para melhorar o sabor, mas podem ser colocadas aos poucos durante o […]
[…] Como será a Gestão de Riscos para atendimento da norma? Ivan: Baseada no PDCA. Os riscos devem ser identificados e uma planejamento de como serão mitigados deve ser […]