Diante de uma crise é natural que as empresas se retraiam. Isso faz com que uma das primeiras atitudes seja cortar gastos, criando em alguns momentos mais dificuldades ao invés de se fortalecerem. Mas o que fazer? Neste post vamos desvendar o papel da gestão da qualidade no combate à crise financeira e na manutenção da vantagem competitiva no mercado.
O objetivo é trazer insights positivos para que sua empresa passe por momentos de dificuldade com mais tranquilidade e segurança. Além disso, você verá que uma boa gestão pode fazer verdadeiros milagres. Então vamos lá?
Comece a combater a crise de dentro de casa
Assim como uma família precisa reduzir custos em caso de desemprego ou aumento de preços, uma empresa também pode conter seus gastos. Basta reavaliar algumas de suas práticas internas.
Esse papel de melhoria contínua faz parte das incumbências da gestão da qualidade, devendo ser feito a todo momento. Assim, em momentos de crise financeira, é mais que essencial que você coloque seu time para trabalhar na otimização de recursos.
Por meio da gestão da qualidade você identifica gaps em seu processo produtivo. Também é possível verificar pontos de desperdício de materiais, inadequações no ambiente de trabalho, falhas de equipamentos e outras não conformidades. Todos estes podem ser facilmente resolvidos com um bom planejamento de ações estratégicas.
Garanta a manutenção do valor dos produtos
A gestão da qualidade é fundamental para garantir a manutenção do valor de mercado dos seus produtos ou serviços. E mostra principalmente que você valoriza seus clientes independentemente do cenário econômico.
Perceba que não estamos falando de preço, mas, sim, de percepção de valor. É o que faz com que uma empresa possa vender uma calça jeans a 300 reais e outra a 80.
Claro que, em momentos de crise, quem cobra mais caro deve pelo menos investir mais em marketing. Quem cobra menos pode manter suas vendas apenas garantindo que a qualidade dos seus produtos e seu atendimento não caiam.
Invista na fidelização do cliente
Uma empresa só consegue se perpetuar no mercado de maneira competitiva se souber manter seus clientes satisfeitos, fidelizando-os. Lembre-se que a satisfação do consumidor não se resume apenas a entregar um produto ou serviço de acordo com o protocolo.
É preciso superar expectativas, envolver o cliente e mostrar que sua empresa faz o que faz com muito comprometimento.
Ao manter seu sistema de gestão da qualidade funcionando de forma eficiente durante a crise financeira, você pode se destacar no mercado. Surpreenda seus clientes com novos produtos e serviços ou ainda com sua customização. É o que ajuda a garantir a economia de recursos e a tiragem de vendas sob demanda.
Acompanhe indicadores estratégicos para tomada de decisão
Para que você tenha o real cenário do seu valor de mercado, o acompanhamento de indicadores é item obrigatório.
É por ele que você consegue observar tendências dentro do seu negócio, mensurar índices específicos em uma área de produção para que possa assim tomar a melhor decisão ou rever sua estratégia. Tudo isso sem cometer equívocos baseado em “achismos”.
Mas este não é um processo que precisa ser complexo, pelo contrário. Em Sistemas de Gestão de Indicadores, como o FLAG, você consegue monitorar o atingimento de metas em tempo real. Isso possibilita uma visão sistêmica com uma cultura para gestão de resultados que estejam ligadas aos objetivos de planejamento estratégico.
Baixe o E-book Indicadores de Desempenho: como medir o sucesso da empresa
Se você não tem um SGQ ou simplesmente o abandona para cortar gastos durante a crise financeira, essa percepção de mercado fica prejudicada. Sua tomada de decisão se torna mais difícil e mais arriscada.
Reduza custos para gerar mais eficiência operacional
A gestão da qualidade pode ajudar — e muito! — a identificar onde você pode cortar despesas sem perder a competitividade. O SGQ pode ser utilizado como ferramenta para olhar criticamente para o processo produtivo da empresa e identificar onde é possível ser mais eficiente.
Pode até ser que você invista em alguns recursos extras para atingir essa eficiência. Mas pense que em médio e longo prazo, os benefícios serão bem maiores. Quer um exemplo?
Exemplo prático
Sua organização mantém um arquivo físico enorme, com uma série de documentos que levam horas para serem resgatados. Um sistema de gestão documental possibilita um acesso ágil e intuitivo a qualquer informação ali contida.
Além de reduzir significativamente a necessidade de espaço físico, você mantém as informações seguras e protegidas contra desastres naturais ou desgaste de tempo.
Outra vantagem no quesito segurança é a possibilidade de manter o acesso restrito aos documentos, assim como funcionalidades aos usuários. Todos os dados da sua empresa permanecem centralizados, facilitando o controle dos documentos.
Invista em Sistemas de gestão automatizados
Quer ampliar ainda mais o papel da gestão da qualidade no combate à crise financeira e ganhar lucratividade? Sistemas de gestão automatizados são grandes aliados. Você consegue centralizar todas as informações e envolver os responsáveis para avaliar de forma mais eficiente as falhas e aplicação de ações corretivas.
Assim, evitam-se problemas dentro da organização como duas equipes executando o mesmo processo de maneiras distintas, que resulta em mais custos para a empresa.
Os gestores também conseguem ter uma visão geral da eficácia do planejamento, com relatórios completos em cada etapa da tratativa.
Quando cada passo é monitorado e avaliado pela equipe consegue-se ter a real dimensão do que precisa ser feito. O mesmo se aplica para as reais oportunidades de melhoria que possam trazer resultados financeiros.
Conclusão
A gestão da qualidade no combate à crise financeira e manutenção da competitividade é o grande alicerce das empresas. Isso porque deve integrar a gestão estratégica da sua empresa, deve nortear suas decisões de negócio. Por meio desta análise é que o gestor decide onde investir, como reduzir custos, quando arriscar e quando dar um passo atrás para não perder o equilíbrio financeiro.
Ser competitivo é manter uma melhoria constante nos seus processos, visando reduzir tempo e recursos. Por isso que a gestão da qualidade é tão importante. Uma vez que dita o ritmo dessas mudanças, transforma sua empresa sempre para melhor!
Para você que busca essa transformação com foco em melhoria contínua e quer um sistema de gestão automatizado, entre em contato com nossos especialistas para conhecer nossas soluções.