A empresa que investe em um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem o compromisso de promover melhorias continuamente para que o negócio seja sustentável ao longo do tempo e, ainda, gerar valor para os consumidores e clientes por meio de produtos e serviços de excelência. Para tanto, a empresa pode se valer de diversas ferramentas de qualidade, entre elas, a matriz GUT. No post de hoje, conheça mais sobre essa estratégia!
O que é matriz GUT?
A sigla GUT significa Gravidade, Urgência e Tendência, referindo-se a um sistema de priorização e solução de problemas muito utilizado nas ferramentas de qualidade. A utilidade deste sistema reside em listar uma série de problemas ou oportunidades e então classificá-los de acordo com esses três critérios, visando chegar a uma lista por ordem de relevância.
A matriz GUT pode ser empregada em diversas situações:
- No planejamento estratégico;
- Na gestão de projetos;
- Na gestão de processos;
- Na gestão de riscos;
- Na identificação e correção de falhas operacionais.
Como gerenciar Gravidade, Urgência e Tendência?
Para uma correta compreensão da ferramenta, você deve entender os conceitos envolvidos, isto é, o que são a gravidade, a urgência e a tendência neste sistema de avaliação e priorização de atividades.
- Gravidade: refere-se ao impacto do problema/oportunidade no negócio. Se ocorrer um problema ou oportunidade, quais serão as consequências e como elas influenciarão o seu negócio?
- Urgência: refere-se ao prazo que você tem para solucionar a questão e reduzir os impactos negativos ou maximizar os impactos positivos. Em quanto tempo é preciso resolver esta questão?
- Tendência: refere-se à perspectiva de mudança do cenário. Se não agir sobre a situação, como ela se desenvolverá?
O ideal é que você crie uma escala de pontuação para classificar cada um dos critérios e seus desmembramentos, de acordo com sua relevância. No caso da gravidade da situação, por exemplo, sua escala poderia ser:
- Pouco grave
- Grave
- Bastante grave
- Muito grave
- Extremamente grave
Como montar a matriz GUT?
Você pode montar sua matriz GUT em uma planilha ou utilizar um software que forneça ferramentas de qualidade. Para deixar o processo mais simples, vamos pensar em uma planilha eletrônica, que é de fácil acesso. Acompanhe o passo a passo:
- Na primeira coluna, liste os problemas que você precisa resolver, colocando um abaixo do outro.
- Nas colunas 2, 3 e 4, insira as siglas G, U e T, para identificar os critérios da matriz GUT.
- Na 5ª coluna, insira a sigla GUT para identificar o resultado final da sua análise.
- Classifique a gravidade, urgência e tendência de cada problema atribuindo um número segundo sua escala de relevância.
- O resultado final deverá ser a multiplicação dos fatores, isto é, G x U x T.
- Ordene os problemas segundo a pontuação final e você terá a sua lista de prioridades.
Faça com que todos os envolvidos conheçam o processo de confecção da matriz GUT e saibam interpretá-la, a fim de que as pendências sejam resolvidas segundo sua ordem de prioridade. Você pode inclusive adotá-la como uma das ferramentas de qualidade da sua empresa e torná-la uma aliada de todos na melhoria da tomada de decisão em todos os setores do seu negócio.
Você conhece outras ferramentas de qualidade que possuem a mesma finalidade da matriz GUT? Quais delas você utiliza? Conte-nos!