Blog
Ferramentas da QualidadeGestão de IndicadoresGestão e liderançaGestão Empresarial e Qualidade

KPI (Key Performance Indicator): como implementar?

Por: Qualyteam

19 jun 2017 • 3 min de leitura

Como implantar KPI - Key Performance Indicator
Trabalhar com KPI (Key Performance Indicator) — ou simplesmente indicadores-chave de desempenho — embora não seja algo recente, ainda é uma novidade para muitos gestores. Basicamente, os indicadores são dados relevantes para medir o desempenho de um determinado processo.

Vamos supor que o gestor de uma empresa de construção civil está encarregado de definir alguns KPIs, com objetivo de medir o nível de desempenho em certas áreas da empresa e apresentá-lo às partes interessadas.

Nesse caso, seria interessante estabelecer indicadores, como índice de acidente de trabalho, índice de desperdício de materiais e recursos, índice de satisfação dos funcionários e índice de afastamento, por exemplo.

Com esses indicadores em mãos, o gestor será capaz de mensurar o que vem (ou não) dando certo em todos os processos ligados à construção. É um ótimo meio de conhecer os problemas para estabelecer, prontamente, uma solução cirúrgica para otimizar os processos.

A tarefa em si não parece nada simples — e realmente não é, principalmente quando necessita-se atender à normas como ISO 9001, OHSAS, PBQP-h e ONA, porque os KPIs devem estar alinhados às normas em questão.

Logo, para implementar KPIs manualmente, é necessário criar fórmulas, gerar gráficos a serem exibidos em relatórios e estabelecer um processo de coleta de dados. Porém, existem softwares específicos no mercado que facilitam — e muito — essa implementação!

Por que as empresas devem seguir os indicadores de desempenho?

Assim como Willian Edwards Deming, um dos pioneiros nos estudos da qualidade, você também acredita que não se pode gerenciar o que não se mede? Pode-se dizer que os KPIs seguem muito bem esse raciocínio, já que o objetivo dos indicadores é permitir ao gestor tomar como base a mensuração de dados para estabelecer melhorias.

Pensemos nisso como o ofício dos detetives, que só chegam até suas conclusões após analisarem todas as evidências encontradas ao longo da investigação. Ou seja, você terá muito mais chances de encontrar soluções por meio dos apontamentos dos indicadores.

O que considerar ao estabelecer um KPI (Key Performance Indicator)?

É fundamental que o KPI seja visto como um meio de descomplicar o trabalho de mensuração. Isso significa que os indicadores devem ser fáceis de mensurar, interpretar e compreender — afinal, cedo ou tarde, todos os resultados deverão ser apresentados.

Além disso, um KPI precisa ser autêntico — com base em dados confiáveis —, alinhado aos objetivos e, sobretudo, relevante a ponto de direcionar a empresa na tomada de decisões e no gerenciamento como um todo. Ou seja, as métricas devem levar a empresa a dar um passo à frente, e não manter-se estática.

O que é relevante para o seu negócio? Uma métrica que é praticamente unânime entre as empresas é a satisfação do cliente, desde um pequeno restaurante a uma construtora. No entanto, o que fará dos seus KPIs eficientes é a plena compreensão do planejamento, dos objetivos e das metas que precisam ser alcançadas.

A partir do momento em que as metas não são atingidas, os indicadores sempre vão alertar sobre essa ocorrência para que uma medida seja tomada. E para que as melhores decisões sejam tomadas, é importante delegar a análise das métricas aos colaboradores certos — um KPI (Key Performance Indicator) operacional, por exemplo, deve ser analisado por um especialista.

Gostou das nossas dicas?

]]>
Compartilhe

Qualyteam

19 jun 2017

Leia também

Eventos

A Qualyteam é o primeiro Hub da qualidade no Brasil

A Qualyteam surgiu em 2008 com um propósito forte: proporcionar para as empresas uma ferramenta para facilitar os processos de um SGQ.  Assim surgiu o Software Qualyteam e todos os seus módulos: Com esses produtos, fizemos muito pelo mercado, reconhecimento que se refletiu em nossos números. O Software Qualyteam tem: Foram 16 anos intensos. Trabalhamos […]

Gestão Empresarial e Qualidade

Checklist para evitar retrabalho no SGQ em 2025

A chegada de um novo ano é a oportunidade ideal para revisar os desafios enfrentados no ano anterior e planejar melhorias no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para 2025. Entre os maiores obstáculos para a eficiência do SGQ, o retrabalho se destaca como um dos mais onerosos.  Ele consome tempo, desperdiça recursos e compromete […]

Eventos

Vem aí: Coleção Qualyteam – SGQ Além da ISO

A gestão da qualidade é um elemento estratégico para organizações que desejam melhorar continuamente seus processos e resultados.  A norma ISO 9001 é bem conhecida como base para Sistemas de Gestão da Qualidade. No entanto, há práticas extras que podem melhorar a eficiência e a eficácia desses sistemas. Pensando nisso, a Qualyteam apresenta a Coleção […]

Eventos

Qualyteam lança o primeiro Hub da qualidade no Brasil com crescimento do portfólio de produtos e nova marca

No dia 23 de outubro, a Qualyteam celebrou um marco histórico. Em um grande evento realizado em Balneário Camboriú (SC), após um ciclo de 16 anos, revelamos ao mercado o novo posicionamento da Qualyteam: somos o primeiro Hub da qualidade no Brasil. O evento foi o ponto de partida para um novo momento da gestão […]

Qualyteam News

Assine nossa Newsletter e receba as principais informações sobre gestão da qualidade direto em sua caixa de entrada.