Blog
Gestão de Indicadores

Veja os 6 principais KPIs para a construção civil

Por: Qualyteam

09 nov 2015 • 4 min de leitura

kpi
Definitivamente não à toa, a construção civil é, muitas vezes, usada como parâmetro para exemplificar os mais variados conceitos de gestão. E a lógica por trás disso é simples: poucas áreas possuem tantas variáveis relacionadas ao gerenciamento ou têm um volume tão grande de atividades e de interfaces. E em um setor tão importante para a economia do país, é fundamental definir os Key Performance Indicators (KPIs) certos, consequentemente dando a atenção necessária a seu acompanhamento. Quer saber quais são os principais KPIs para a construção civil? Então fique de olho:

Índice de acidente de trabalho

Esse é um dos indicadores mais importantes, pois está relacionado tanto à produtividade quanto à segurança dos colaboradores. Isso sem contar que um eventual acidente que resulte em invalidez ou morte pode impactar consideravelmente os custos do projeto com o pagamento de verbas indenizatórias. Além do mais, acidentes de trabalho podem comprometer dramaticamente a imagem de uma empresa, causando prejuízos na confiança de investidores, clientes efetivos e em potencial. Por isso, esse é um indicador que requer muita atenção.

Índice de afastamento

Esse segundo indicador é muito similar ao primeiro e tão importante quanto. Afinal de contas, não são só os acidentes de trabalho que podem levar ao afastamento, como também posturas inadequadas, o não fornecimento ou a não utilização de equipamentos de segurança ou a exposição a ambientes fisicamente ou psicologicamente insalubres. Tudo isso e muito mais pode resultar no afastamento de colaboradores sem que tenha ocorrido um acidente propriamente dito. Além de prejuízos no rendimento dos trabalhos, atrasos e necessidade de mão de obra suplementar, os afastamentos também podem causar danos à publicidade da empresa e comprometer o orçamento com indenizações ou litígios.

Índice de desperdício

O controle adequado dos materiais é crucial para evitar desperdícios, o que impacta diretamente nos custos de qualquer projeto. Por isso, é preciso saber dimensionar a quantidade de material proporcional à sua utilização, o que demanda muito conhecimento e experiência. Afinal de contas, tão importante quanto não faltar material é também não sobrar uma quantidade demasiadamente superior ao que era necessário. Monitorar o índice de desperdício é crucial não só para o andamento do projeto atual, mas também para agregar valor às lições aprendidas em projetos futuros.

Índice não conformidade x solução

Ao identificar uma não conformidade, o próximo passo é registrá-la conforme os procedimentos da obra. Entretanto, mais do que tomar nota do problema, deve-se tentar resolver o problema no menor tempo possível, evitando o surgimento de consequências desse fator de risco. Assim, o ideal é medir qual foi o intervalo entre o registro da não conformidade e sua efetiva solução. Com base nesses números se torna possível avaliar os processos e intervir com melhorias que resultem na diminuição do tempo para a solução de uma futura não conformidade.

Índice de satisfação dos colaboradores

Tão importante quanto ouvir os clientes externos é ouvir os clientes internos, ou seja, os colaboradores. Por isso, a empresa deve estar atenta ao termômetro de satisfação dos funcionários, afinal, são eles — na maioria das vezes — que têm contato direto com o cliente ou com o material que será entregue. Não se esqueça de que um único colaborador insatisfeito pode prejudicar não só os trabalhos, como também causar danos à marca da organização.

Índice de satisfação dos clientes

Por mais que uma obra atenda aos requisitos, às especificações, ao escopo e demais restrições acordadas, é fundamental ouvir o cliente para ter certeza se suas necessidades foram atendidas, se existem críticas, elogios ou quaisquer tipos de comentários a respeito do que foi entregue. Para tanto, pode-se aplicar um simples formulário de satisfação, por exemplo, com o intuito de aferir se o projeto final atendeu às expectativas do cliente.
Agora nos conte: já conhecia esses KPIs para a construção civil? Conhece algum outro indicador interessante que queira acrescentar à nossa lista? Deixe seu comentário e compartilhe suas sugestões conosco!

]]>
Compartilhe

Qualyteam

09 nov 2015

Leia também

Eventos

A Qualyteam é o primeiro Hub da qualidade no Brasil

A Qualyteam surgiu em 2008 com um propósito forte: proporcionar para as empresas uma ferramenta para facilitar os processos de um SGQ.  Assim surgiu o Software Qualyteam e todos os seus módulos: Com esses produtos, fizemos muito pelo mercado, reconhecimento que se refletiu em nossos números. O Software Qualyteam tem: Foram 16 anos intensos. Trabalhamos […]

Gestão Empresarial e Qualidade

Checklist para evitar retrabalho no SGQ em 2025

A chegada de um novo ano é a oportunidade ideal para revisar os desafios enfrentados no ano anterior e planejar melhorias no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para 2025. Entre os maiores obstáculos para a eficiência do SGQ, o retrabalho se destaca como um dos mais onerosos.  Ele consome tempo, desperdiça recursos e compromete […]

Eventos

Vem aí: Coleção Qualyteam – SGQ Além da ISO

A gestão da qualidade é um elemento estratégico para organizações que desejam melhorar continuamente seus processos e resultados.  A norma ISO 9001 é bem conhecida como base para Sistemas de Gestão da Qualidade. No entanto, há práticas extras que podem melhorar a eficiência e a eficácia desses sistemas. Pensando nisso, a Qualyteam apresenta a Coleção […]

Eventos

Qualyteam lança o primeiro Hub da qualidade no Brasil com crescimento do portfólio de produtos e nova marca

No dia 23 de outubro, a Qualyteam celebrou um marco histórico. Em um grande evento realizado em Balneário Camboriú (SC), após um ciclo de 16 anos, revelamos ao mercado o novo posicionamento da Qualyteam: somos o primeiro Hub da qualidade no Brasil. O evento foi o ponto de partida para um novo momento da gestão […]

Qualyteam News

Assine nossa Newsletter e receba as principais informações sobre gestão da qualidade direto em sua caixa de entrada.