O APQP é um método estruturado para definir os passos de validação de um produto e de comunicação dessas informações do seu desenho à sua produção em escala. Ele pode ser aplicado tanto para desenvolvimento interno quanto em fornecedores.
O objetivo é garantir, ao final do processo, a qualidade do produto ou serviço, mas acima de tudo sua repetibilidade e previsibilidade ao longo do tempo, para satisfação dos clientes.
O APQP surgiu em 2008, dentro das montadoras Chrysler, Ford e General Motors, da necessidade unânime de garantir a qualidade consistente de produtos desde o processo de desenvolvimento e de organizar as evidências disso.
Neste artigo, você verá como se inspirar e aproveitar essa metodologia em projetos e desenvolvimento de produtos em sua organização.
O guia APQP
O método APQP é formalizado em um manual de referências gerais criado pela AIAG – Automotive Industry Action Group.
Esse documento traz os fundamentos e o road map para empresas que querem seguir o modelo. Porém, ele não fornece instruções específicas sobre a implantação, e sim pontos comuns.
Primeiros passos para implantar o APQP
- Atribua o desenho do projeto APQP a um dono: como toda iniciativa, essa também precisa ser encabeçada por alguém.
- Estabeleça uma equipe multifuncional com representantes de operações, controle de materiais, compras, qualidade, recursos humanos, vendas, cliente etc.: um APQP pode ser começado pelo cliente, no entanto é a organização que vai dirigir e executar.
- Definição das expectativas, necessidades e requisitos das partes interessadas
- Levantamento de custos, prazos e restrições
- Definição do escopo
- Definição da documentação
- Treinamento
- Criação dos planos de controle: descrições escritas dos sistemas para controlar partes e processos, seja de protótipos, de pré-lançamentos e produção.
Ciclo do planejamento da qualidade de um produto – APQP
O ciclo APQP segue o PDCA. Veja abaixo:
- Planejar: desenvolver e aprovar o conceito e a tecnologia
- Fazer: desenvolver o produto ou processo e verificar o protótipo
- Verificar: confirmar o produto e verificar o processo
- Agir: melhoria contínua.
Implantando um APQP
1. Planejamento e definição do programa
Todo APQP começa das necessidades e expectativas dos clientes. Para identificá-las, você deve fazer pesquisas de mercado e pesquisas internas, analisar o plano de negócios e planejamento estratégico, etc.
Com base nelas, você definirá os objetivos do desenho e características especiais do produto, mas também de qualidade e confiabilidade, terá já um mapa do fluxo do processo e uma lista prévia de recursos necessários.
2. Desenho e desenvolvimento do produto
Nesta etapa, todas as saídas do processo anterior serão usadas para desenvolver o desenho do produto em sua forma quase final. Isso inclui protótipos, análise sobre produção em escala, alinhamento com objetivos da qualidade, custos unitários e por lote.
Isso proporcionará a base para uma revisão ou consolidação dos requisitos técnicos, para o refinamento das especificações de materiais, para evolução do processo de produção, para a criação dos planos de controle e para a eliminação de problemas potenciais que podem ocorrer durante a operação.
3. Desenho e desenvolvimento do processo
Se você teve sucesso nas duas primeiras etapas, terá a segurança para iniciar esta. Aqui, você vai preparar seu sistema de produção para produzir um produto-piloto com qualidade, de acordo com os requisitos, necessidades e expectativas dos clientes.
Usando de base os resultados o passo 2, você irá desenvolver:
- Especificações
- Instruções de trabalho e procedimentos operacionais
- Planos de controle
- Mapa do fluxo de processo
- Layout
- Controle de qualidade
- Pré-lançamento.
4. Validação do produto e do processo
Após rodar a produção do seu piloto de uma quantidade significativa, você terá condições de validar a efetividade do produto e do processo.
Essa é a oportunidade de revisar processos, de alinhar quantidades, avaliar sistemas de medição e de controle de qualidade, layout etc.
O resultado desta etapa será a instalação do processo.
5. Retroalimentação, avaliação e ação corretiva
Após a instalação do processo, você começa a manufatura. Mas você continuará a avaliar a efetividade dos esforços a fim de tomar ações corretivas a fim de reduzir a variação, aumentar a satisfação dos clientes, melhoria os níveis de serviço e implantar melhores práticas.
Não deixe a satisfação do cliente para o final do projeto
Ideias surgem o tempo todo na organização. Mas muitas vezes sem o devido planejamento da qualidade, que se alinha inteiramente à satisfação do cliente.
E então, depois de mobilizar equipe de pesquisa e desenvolvimento, engenharia e comercial, as empresas percebem que têm dificuldades de manter o nível de serviço e, pior ainda, de atender requisitos e expectativas do cliente.
Absorva os insights do APQP para sua organização.
]]>