A qualidade do seu produto começa pelo fornecedor.
No mundo corporativo, nunca se falou tanto em parceria. Era comum as pequenas empresas serem na maioria conduzidas, pelo menos no início, pela paixão de um único indivíduo. Mas à medida que crescem, o sucesso do negócio depende inevitavelmente da colaboração.
Empresas de diversas áreas estão apostando em parcerias para desenvolver produtos¹ e serviços exclusivos. A terceirização também é uma tendência que, para reduzir despesas com pessoal e infra-estrutura, formam redes de colaboração com outros negócios como: suporte técnico, contabilidade, marketing, etc.
Novos desenvolvimentos em tecnologia como: compartilhamento de arquivos, serviços de redes sociais, blogs, etc., têm contribuído para esse novo espírito coletivo e para a maneira como as empresas operam.
Novos desenvolvimentos em tecnologia (…) têm contribuído para esse novo espírito coletivo
As parcerias, quando bem formadas, respeitam 3 grandes pilares, ou seja, 3 princípios:
- Valores compartilhados, ou seja, valores em comum (No que acreditamos?);
- Relação de troca. Dar e receber equilibrada (Esta claro (definido) o que tenho que Dar e o que vou receber? É equilibrado?);
- Diálogo (como é o processo de comunicação das equipes?).
Dessa forma, conferem vantagens interessantes não só à empresa e aos fornecedores, mas principalmente aos clientes, já que ambos dependem da relação mantida com seus clientes e que são reconhecidos no mercado diante da opinião do consumidor.
O seu sucesso é conseqüência do sucesso de todos os parceiros envolvidos em um projeto. Por isso, cultive o bom relacionamento entre as duas partes.
O bom relacionamento com o fornecedor contribui para a formação de um grupo mais envolvido com os desejos dos clientes, já que as informações são trocadas mais facilmente, os pontos de vista são debatidos e a qualidade de produtos e serviços sempre aumenta.
Dessa forma, compartilhe informações com seus principais fornecedores, para que eles também obtenham melhorias em seus negócios e repassem essas melhorias para a sua empresa. Isso garante a competitividade de ambas as empresas no médio e longo prazo.
Antes de formar a parceria, é importante ter um profundo conhecimento das reais capacidades do fornecedor e, mais do que isso, verifique na prática tais qualidades. Vai comprar um produto? Exija amostras e protótipos. Vai contratar um serviço? Solicite apresentação ao vivo ou digital. Vai locar um espaço? Faça uma visita técnica detalhada.
Lembrem-se : a qualidade de seu produto começa no seu fornecedor.
___________________________________
Veja também:
Gestão de Fornecedores
http://www.qualyteam.com.br/Buy
- Melissa e Chilli Beans criam Kit para verão
http://pfantastic.wordpress.com/2010/02/13/pra-combinar-com-sua-melissa-chilli-beans/
Carrefour e CVC firmam parceria operacional
http://www.firstcom.com.br/releases_mostrar.asp?id=56&id_r=908]]>