Monstros S.A. é um filme fantástico para crianças – e adultos também! A história traz insights sobre gestão de negócios e gestão de pessoas, mostrando lições que muitas empresas do mundo real podem custar a aprender. Neste artigo, você vai ver quais são os ensinamentos do Monstros S.A. sobre administração.
Sumário
O resumo de Monstros S.A.
A narrativa se passa na fábrica Monstros S.A. A empresa produz energia para a Cidade dos Monstros a partir dos gritos que os monstros produzem nas crianças do mundo dos humanos. O mundo dos monstros é paralelo ao nosso, mas funciona sob a mesma lógica: o objetivo básico da empresa é o crescimento e o lucro. Todo esse processo envolve funcionários, estrutura administrativa, chefia e estratégia empresarial. O CEO da Monstros S.A. é uma espécie de caranguejo chamado Henry Waternoose. Abaixo dele estão os dois personagens centrais: James Sullivan (monstro roxo de chifres) e Mike Wazowski (bolinha verde de um olho só). O primeiro é o típico funcionário dedicado à empresa, pelo que recebe honrarias como a de empregado do ano (bate recordes de produção). Já o segundo é seu ajudante. Ele tem um grande potencial, mas é subaproveitado pela estrutura da empresa. Eles foram uma dupla muito boa no que faz e que trabalha de verdade. Mas não questiona o modelo de negócios da empresa. Faz seu serviço de olhos fechados. O problema é que assustar as crianças está ficando cada vez mais difícil. E o imenso esforço da equipe para atingir as metas da empresa tem sido insuficiente. A Monstros S.A. está à beira da falência total. A história se desdobra nesse contexto de tensão, em que a empresa está em busca de uma forma de sair da crise.
A fonte de incerteza para a Monstros S.A.
A Monstros S/A é a empresa que faz a transformação de gritos (matéria-prima de entrada) em energia (resultado de saída). A grande dificuldade está na escassez de sua matéria-prima. Houve uma mudança cultural na sociedade dos humanos, e as crianças não estão mais se assustando com os monstros. Eles são obsoletos perto dos filmes de terror produzidos por Hollywood. Com isso, a equipe da Monstros S.A. precisa fazer um esforço enorme para que uma criança se assuste e gere energia. Waternoose conta com funcionários dedicados do calibre de James Sullivan e Mike Wazowski para manter o nível da produção. Porém, Waternoose tem problemas para contratar novos funcionários. Ele precisa contratar monstros que tenham a “personalidade” de Sullivan. No entanto, não é possível fabricar Sullivans. Assim, Sullivan vai se tornando o pilar e o grande sustentáculo de sua empresa. Sem matéria-prima e uma equipe, a falência é questão de tempo.
Respostas de 3
Boa tarde, venho através deste parabenizar o autor deste texto, pois esta excelente. E o filme realmente é fantástico.
Excelente análise!
Esse filme nos deixa uma ótima lição, onde devemos buscar se adaptar aos consumidores e não fazer com que eles se adaptem a um modelo ultrapassado da empresa.
Amei só faltou o organograma estrutural