Conquistar a certificação ISO 9001 para um sistema de gestão da qualidade (SGQ) requer esforço conjunto de todos os membros de uma organização e contribui significativamente para a melhoria da competitividade e a geração de novas oportunidades de negócios. Já, perder o certificado ISO 9001 impacta negativamente nos resultados do negócio e é uma péssima notícia para os colaboradores de uma organização e, especialmente, para seus clientes.
Mas, o que pode levar uma empresa a perder o certificado ISO 9001? Ficou curioso? Então, prossiga na leitura e conheça 5 motivos pelos quais isso pode acontecer.
1. Descumprimento das regras de divulgação do certificado
Quando uma empresa tem a certificação ISO 9001, logicamente ela deseja divulgar nos cartões de visita, no site, no jornal institucional e nas redes sociais, por exemplo. O que muitos não sabem é que existem regras de divulgação da certificação e dos logos da ISO e da Certificadora. Existem padrões de cor, tamanho e formato que devem ser respeitados.
E tem mais, a forma de divulgação jamais pode induzir as pessoas a acreditarem que o produto da empresa seja certificado, já que essa certificação refere-se unicamente ao SGQ. Infringir essas regras leva à perda da certificação. Fique atento!
2. Reclamações de Clientes dirigidas à Certificadora
Quando um cliente não consegue solução para uma reclamação diretamente com a empresa com a qual interage, sendo essa empresa certificada na ISO 9001, ele pode redirecionar essa reclamação para a certificadora responsável pela certificação.
Nesse caso, haverá uma averiguação por parte da Certificadora junto à organização certificada para identificar a gravidade da situação e determinar se a reclamação é procedente ou não. Se constatada falta grave, a empresa responsável perderá o certificado.
3. Ocorrência de não conformidade sistêmica
Quando uma não conformidade se repete em mais de uma unidade de negócios da empresa ou em mais de uma auditoria no ciclo de validade do certificado, fica caracterizada uma não conformidade sistêmica, o que obriga a certificadora a registrar essa não conformidade grave para a empresa e determinar uma auditoria de follow-up, no prazo máximo de 90 dias.
Se nessa nova auditoria houver reincidência, então o certificado será cancelado.
4. Inadimplência
Deixar de pagar a certificadora também pode ensejar o cancelamento do certificado. Cumprir com os compromissos contratuais é imprescindível!
5. Abdicação
Por diversos motivos operacionais ou administrativos, tais como: falta de produção e/ou serviços, contenção de custos, etc., uma empresa pode resolver abdicar do certificado ISO 9001. Sendo assim, ela encerra o contrato com a certificadora. Isso ocorre, geralmente, quando o SGQ foi implementado de forma inadequada. Vale a pena recomeçar e implementar um novo SGQ. A organização só tem a ganhar!
A empresa que pratica os princípios da qualidade toma as ações necessárias para evitar todas as circunstâncias que possam levá-la a perder o certificado ISO 9001, afinal de contas, os requisitos dessa norma são o passo essencial para que a empresa estruture seus processos internos com bases sólidas que permitam seu crescimento e consolidação no mercado.
Quer uma ferramenta de apoio para o seu sistema de gestão da qualidade? Que tal fazer o teste gratuito do software Qualyteam? Um sistema modular com funcionalidades incríveis para o seu SGQ!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.