Saiba tudo sobre as regulamentações ambientais
Antes de adotar qualquer estratégia, é preciso conhecer as regulamentações ambientais propostas pela cidade na qual a empresa está alocada. Para evitar que surjam demandas jurídicas em um futuro próximo, a equipe precisa adequar suas instalações e seu método de funcionamento de acordo com as leis municipais ambientais em vigor. O departamento jurídico é um grande parceiro nesse momento.
Aprimore o descarte de resíduos
Ainda analisando regulamentações ambientais, existem leis específicas que multam empresas que não descartam corretamente os resíduos produzidos. Um bom exemplo são os entulhos provenientes de pequenas reformas e grandes obras: nesse caso, é necessário locar caçambas e destinar os resíduos às áreas especificadas pela prefeitura da cidade, como aterros e postos de coleta.
A reciclagem também é um ponto importante: antes de descartar os materiais, separe o que pode ser reciclado e pode ser enviado às empresas de reciclagem.
Encontre bons parceiros
No meio corporativo, a formação de parcerias representa não somente economia financeira, mas também boa visibilidade. Abordando o tópico anterior sobre gestão de resíduos, há a possibilidade de adotar a prática da parceria: a instituição pode se unir a outra companhia, de preferência do mesmo segmento, e economizar na contratação de uma empresa de reciclagem, por exemplo.
Outra boa dica para apostar nas parcerias é utilizá-las na contratação de empresas de coleta seletiva e de consultoria ambiental.
Utilize recursos naturais conscientemente
Inicialmente, a ideia de economizar no uso de recursos como água e energia elétrica pode parecer uma simples maneira de diminuir gastos. Pelo menos, é assim que pode ser visto por parte dos colaboradores. Porém, é necessário que os funcionários entendam que, além de reduzir o valor da conta, utilizar água e energia de forma moderada e consciente é uma prática sustentável que beneficia o meio ambiente.
Caso seja válido, pode ser interessante realizar uma reunião específica sobre o tema, explicitando os reais motivos da prática para que todos tenham conhecimento.
Reduza o uso de descartáveis e papel
Você imagina o volume do consumo anual de copos descartáveis e folhas de papel na sua empresa? Reduzir drasticamente o uso no dia a dia é uma ação a ser considerada visando o crescimento sustentável.
Deve-se, por exemplo, substituir o uso dos descartáveis por copos de vidro e canecas (interessante cada funcionário ter o seu). Quanto às impressões, evite ao máximo realizá-las. Se for realmente necessário, utilize a frente e o verso das folhas.
Reutilize e conserte
Antes de renovar as máquinas do escritório, principalmente para a aquisição de novos modelos, considere a possibilidade de ajustar as configurações e turbinar as máquinas, sem a necessidade de trocá-las.
Reaproveitando os desktops antigos há a diminuição de lixo tecnológico — prática mais do que sustentável — e, consequentemente, economia financeira. O mesmo vale para outros equipamentos de escritório, móveis, papeis, etc.
Gostou das práticas a favor do crescimento sustentável listadas neste artigo? Se você quiser continuar recebendo conteúdo relevante sobre o tema, não deixe de assinar nossa
newsletter!]]>