Blog
Gestão de Não conformidadesGestão e liderança

Como lidar com erros recorrentes na empresa

Por: Qualyteam

11 dez 2015 • 3 min de leitura

Erros recorentes

Erros são inevitáveis em qualquer organização, a grande questão é minimizar a sua ocorrência e impedir que os mesmos se repitam. Quando uma falha é reincidente, significa que não houve o tratamento adequado do problema, do contrário, não teria ocorrido mais de uma vez. O ideal é que, na primeira apresentação de um dano, existam iniciativas com o intuito de trazer à luz os motivos que  o ocasionaram e extingui-los para não possam mais trazer prejuízo. Veja agora como lidar com os erros recorrentes na empresa para que esses não mais assombrem os seus processos:
 

Os 5 porquês

Uma das formas de identificar qual o fator que gerou a não conformidade é utilizar a técnicas dos 5 porquês. Esse método consiste em interrogar 5 vezes o porquê que uma falha ocorreu. Normalmente, na quinta resposta o ofensor é identificado. Apesar da técnica consistir em 5 porquês, nada impede que a causa raiz seja identificada em mais ou menos respostas. Exemplo de não conformidade: O cliente não recebeu o produto na data acordada

1. Por que o cliente não recebeu o produto na data acordada?

Porque o produto não é despachado no momento que deveria.

2. Por que o produto não é despachado no momento que deveria?

Porque as horas para a produção são subestimadas.

3. Por que as horas para a produção são subestimadas?

Porque é seguida uma tabela genérica de tempo por produto

4. Por que é seguida uma tabela genérica de tempo por produto?

Por que facilita que o estagiário forneça um prazo ao cliente.

5. Por que facilita que o estagiário forneça um prazo ao cliente?

Por que não temos um especialista no departamento de vendas. Ou seja, a causa raiz do problema é não ter um consultor ou especialista que possa dimensionar o tempo com maior precisão a ponto de fornecer um prazo de entrega mais realista ao cliente.

Diagrama de causa e efeito

diagrama de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa é uma outra técnica que visa identificar a causa raiz para um determinado efeito. Consiste no desenho de uma seta horizontal que aponta para a falha, dessa seta partem ramificações na forma de espinha de peixe com as possíveis causas que geraram o erro, daí o nome Diagrama Espinha de Peixe como também é conhecido.

Brainstorming

Essa técnica visa reunir diversas pessoas para um debate. Com todos os envolvidos reunidos, é proposto que as opiniões a respeito das causas geradoras do problema sejam expostas para discussão. Nada impede que a técnica de Brainstorming seja usado em conjunto com os 5 porquês ou com o Diagrama de Causa e Efeito, por exemplo. Para lidar com não conformidades, a estratégia deve ser a de concentrar esforços nos motivos que culminaram na falha. Quando a causa é localizada, a mesma deve ser combatida e eliminada para que não haja reincidência. Ou seja, a única forma de manter uma gestão de qualidade assertiva na extinção de não conformidades é identificando extinguindo a causa raiz dos problemas. A sua empresa sofre com repetidos erros? Como lida com isso? Deixe sua opinião sobre o assunto e compartilhe conosco as suas experiências.

]]>

Avalie esse post
Compartilhe

Respostas de 6

    1. Você não é o único, Waldir. Falta de atenção é um problema generalizado, mas também há casos de sucesso que nos mostram um caminho a seguir para melhorar essa situação.
      O primeiro passo é descobrir o motivo da falta de atenção. Segundo Renato Alves, os mais comuns são “estados negativos”, “falta de motivação”, “desorganização” e “muitas tarefas ao mesmo tempo”.
      O quesito “Falta de motivação” muito tem a ver com nossa pesquisa sobre a cultura da qualidade nas empresas brasileiras.
      Também trago aqui a opinião do nosso consultor, Ivan Gonçalves, auditor da ISO: “Tenho visto muitas ocorrências desse tipo nas empresas. Os gestores sempre tem a justificativa de que os colaboradores não prestam atenção e que não adianta treinar porque eles não mudam, etc…
      A causa é a falta de envolvimento das lideranças no acompanhamento diário e contínuo junto a esses profissionais.
      Para melhorar isto é preciso melhorar o acompanhamento das chefias e lideranças junto ao pessoal da produção. Assim os desvios podem ser identificados na hora em que ocorrem e as correções se tornam mais efetivas.”
      E termino com um pensamento:
      Cada pessoa dá atenção àquilo que mais lhe interessa.

  1. Olá Qualyteam!
    Ótimo artigo, parabéns! Tenho uma dúvida, ao aplicar uma dessas técnicas, como os 5 por quês por exemplo. Qual melhor maneira ou qual indicador aplicar para medir o resultado de que a técnica está dando certo?
    Obrigada!

    1. Olá Rosiele, tudo bem?
      Um bom indicativo da eficácia da aplicação dessas ferramentas de análise de causa-raiz (Brainstorming, 5 Por Ques, Ishikawa) e da implementação das ações para eliminar as causas-raiz identificadas é o índice de reincidência das não conformidades devido a mesma causa. Embora esse seja um indicativo interessante, não acho conveniente teres um indicador relacionado a esse índice (reincidência de não conformidades). Acredito que não agrega valor. Entendo como fundamental, sim, implementares 2 passos nesse processo:
      1 – Analisares se a causa-raiz está bem identificada e se as ações propostas pelo plano de ação (5W2H) são consistentes. Se esse passo não estiver consistente, o problema ocorrerá novamente.
      2 – Acompanhares a implementação das ações. Se não houver acompanhamento, as ações correm o risco de não serem implementadas. É isso.
      Grande abraço,
      Ivan Gonçalves.

Deixe um comentário

Qualyteam

11 dez 2015

Leia também

Eventos

A Qualyteam é o primeiro Hub da qualidade no Brasil

A Qualyteam surgiu em 2008 com um propósito forte: proporcionar para as empresas uma ferramenta para facilitar os processos de um SGQ.  Assim surgiu o Software Qualyteam e todos os seus módulos: Com esses produtos, fizemos muito pelo mercado, reconhecimento que se refletiu em nossos números. O Software Qualyteam tem: Foram 16 anos intensos. Trabalhamos […]

Ferramentas da Qualidade

Software para SGQ: a chave para uma execução eficaz na Gestão da Qualidade

Como é bom ver um sistema de gestão da qualidade operando com leveza.  As auditorias oferecem essa possibilidade e, mais do que uma simples avaliação normativa, funcionam como um espetáculo de gestão ao auditor. E pode parecer exagero, mas não é. Pergunte para qualquer auditor o que é mais fácil auditar: um SGQ complexo e […]

Sem categoria

Por que evoluir o uso das Ferramentas da Qualidade é mais urgente do que parece?

Aqui na Qualyteam, não é raro ouvirmos de clientes que a Gestão da Qualidade não é uma prioridade no momento. Projetos são pausados, melhorias ficam para depois, e a justificativa costuma ser a mesma: “agora não é a hora”. Mas… e se esse “depois” estiver custando caro? Essa decisão, que parece estratégica no curto prazo, […]

Sem categoria

Auditoria: a solução para avaliar o funcionamento do SGQ

Quem tem medo de auditoria? Todos temem esse momento. E esse medo é evidenciado através da mais clássica das expressões: “estamos sofrendo uma auditoria externa.”  Quanto sofrimento desnecessário! Quanta tensão sem justificativa!  Por que isto acontece? Como eliminar essa insegurança e angústia? Eis o tema central deste artigo. A origem do medo de auditoria É […]

Qualyteam News

Assine nossa Newsletter e receba as principais informações sobre gestão da qualidade direto em sua caixa de entrada.