Sumário
Sumário
A Qualyteam surgiu em 2008 com um propósito forte: proporcionar para as empresas uma ferramenta para facilitar os processos de um SGQ. Assim surgiu o Software Qualyteam e todos os seus módulos: Com esses produtos, fizemos muito pelo mercado, reconhecimento que se refletiu em nossos números. O Software Qualyteam tem: Foram 16 anos intensos. Trabalhamos […]
Como é bom ver um sistema de gestão da qualidade operando com leveza. As auditorias oferecem essa possibilidade e, mais do que uma simples avaliação normativa, funcionam como um espetáculo de gestão ao auditor. E pode parecer exagero, mas não é. Pergunte para qualquer auditor o que é mais fácil auditar: um SGQ complexo e […]
Aqui na Qualyteam, não é raro ouvirmos de clientes que a Gestão da Qualidade não é uma prioridade no momento. Projetos são pausados, melhorias ficam para depois, e a justificativa costuma ser a mesma: “agora não é a hora”. Mas… e se esse “depois” estiver custando caro? Essa decisão, que parece estratégica no curto prazo, […]
Quem tem medo de auditoria? Todos temem esse momento. E esse medo é evidenciado através da mais clássica das expressões: “estamos sofrendo uma auditoria externa.” Quanto sofrimento desnecessário! Quanta tensão sem justificativa! Por que isto acontece? Como eliminar essa insegurança e angústia? Eis o tema central deste artigo. A origem do medo de auditoria É […]
Assine nossa Newsletter e receba as principais informações sobre gestão da qualidade direto em sua caixa de entrada.
4ª Avenida, nº 560, Sala 303 - Balneário Camboriú, SC - CEP: 88330-110 / Caixa Postal: 1030
Para clientes Qualyteam
(047) 3047-7322
Qualyteam © 2024. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por GH Brandtech
Respostas de 6
tenho muitos problemas de nao conformidade causada por desatençao dos colaboradores, como agir?
Você não é o único, Waldir. Falta de atenção é um problema generalizado, mas também há casos de sucesso que nos mostram um caminho a seguir para melhorar essa situação.
O primeiro passo é descobrir o motivo da falta de atenção. Segundo Renato Alves, os mais comuns são “estados negativos”, “falta de motivação”, “desorganização” e “muitas tarefas ao mesmo tempo”.
O quesito “Falta de motivação” muito tem a ver com nossa pesquisa sobre a cultura da qualidade nas empresas brasileiras.
Também trago aqui a opinião do nosso consultor, Ivan Gonçalves, auditor da ISO: “Tenho visto muitas ocorrências desse tipo nas empresas. Os gestores sempre tem a justificativa de que os colaboradores não prestam atenção e que não adianta treinar porque eles não mudam, etc…
A causa é a falta de envolvimento das lideranças no acompanhamento diário e contínuo junto a esses profissionais.
Para melhorar isto é preciso melhorar o acompanhamento das chefias e lideranças junto ao pessoal da produção. Assim os desvios podem ser identificados na hora em que ocorrem e as correções se tornam mais efetivas.”
E termino com um pensamento:
Cada pessoa dá atenção àquilo que mais lhe interessa.
Olá Qualyteam!
Ótimo artigo, parabéns! Tenho uma dúvida, ao aplicar uma dessas técnicas, como os 5 por quês por exemplo. Qual melhor maneira ou qual indicador aplicar para medir o resultado de que a técnica está dando certo?
Obrigada!
Olá Rosiele, tudo bem?
Um bom indicativo da eficácia da aplicação dessas ferramentas de análise de causa-raiz (Brainstorming, 5 Por Ques, Ishikawa) e da implementação das ações para eliminar as causas-raiz identificadas é o índice de reincidência das não conformidades devido a mesma causa. Embora esse seja um indicativo interessante, não acho conveniente teres um indicador relacionado a esse índice (reincidência de não conformidades). Acredito que não agrega valor. Entendo como fundamental, sim, implementares 2 passos nesse processo:
1 – Analisares se a causa-raiz está bem identificada e se as ações propostas pelo plano de ação (5W2H) são consistentes. Se esse passo não estiver consistente, o problema ocorrerá novamente.
2 – Acompanhares a implementação das ações. Se não houver acompanhamento, as ações correm o risco de não serem implementadas. É isso.
Grande abraço,
Ivan Gonçalves.