A um só tempo inovadoras e eficientes, ágeis e redimensionáveis, organizações como IBM, Citibank, Nasa e Kaiser reduziram taxas de erro em 75% em seis anos e registraram um aumento anual de 10% na produtividade graças quatro novas iniciativas organizacionais:
- Definir e criar um propósito comum;
- Cultivar a ética da contribuição;
- Desenvolver processos que permitam às pessoas trabalhar juntas em projetos flexíveis, mas disciplinados;
- Criar uma infraestrutura na qual a colaboração seja valorizada e recompensada.
Corretamente entendido, um propósito comum é um tremendo princípio organizador.
A definição de um propósito comum pode ser um processo longo e complexo. Muito além da simples retórica, não é a expressão de uma essência eterna da empresa – é uma descrição daquilo que todos na organização estão tentando fazer e norteia iniciativas em todos os níveis.
Corretamente entendido, um propósito comum é um tremendo princípio organizador.
Qual é o propósito comum da sua empresa ?
Na Qualyteam desde a interface dos softwares, apresentação da empresa, contratação de serviços, layouts, anúncios tem o mesmo propósito: SIMPLIFICAR A GESTÃO DA QUALIDADE. Assim, com o propósito comum claro, internalizado e trabalhado pela equipe o resultado é um produto coerente e robusto.
Sempre que possível, cultivamos a ética da contribuição na medida em que criamos espaço para discussões e questionamentos, e isso é bom porque nos conduz a ir além da função específica e das próprias responsabilidades formais para resolver problemas maiores em favor do propósito comum.
O desafio crescente, à medida que mercados e clientes evoluem é a constante definição e compreensão dessas missões coletivas.
Atender ao imperativo do mercado atual – inovar com rapidez suficiente para acompanhar a concorrência e as necessidades de clientes e, ao mesmo tempo, melhorar o custo e a eficiência – não é efetiva sem a participação ativa de trabalhadores de distintas áreas e responsabilidades. A empresa precisa de idéias de todos sobre como fazer as coisas de um jeito melhor e mais sustentável. Essa pode ser uma grande vantagem competitiva.
_____________________________
Referências
Harvard Business Review, julho 2011 – Como erguer uma empresa colaborativa]]>