Responsabilidade Social pode ser definida como um relacionamento ético e transparente, podendo ser adotado pelas empresas para contribuir para o desenvolvimento sustentável, econômico, preservando recursos ambientais, culturas, oferecendo qualidade de vida de seus empregados, familiares, da comunidade e gerações futuras, promovendo a redução da desigualdade social e uma sociedade mais justa.
Programas de Responsabilidade Social trazem para empresa e sociedade resultados positivos, se forem realizados de forma autêntica. Além disso, a empresa que incorporar seus princípios e os aplicarem corretamente terão resultados ótimos, como a valorização da imagem e da marca perante a sociedade e longevidade.
Responsabilidade social deve ser vista como uma forma criativa e inovadora de gestão empresarial. Algumas ações podem ser desenvolvidas, como:
▬ Incorporação dos conceitos de responsabilidade social à missão da empresa;
▬ Divulgação desses conceitos entre os empregados e prestadores de serviços;
▬ Princípios ambientais como o uso da reciclagem.
Todo tipo de empresa, independente de seu tamanho, segmento de atividade, seja indústria, comercial ou de serviço, todas podem desenvolver ações de responsabilidade social.
A empresa precisa fazer uma auto-avaliação para indicar onde é necessário mudar e melhorar as políticas e praticas, estabelecendo um cronograma de ações a serem realizadas.
Vantagens para a prática da responsabilidade social
Algumas vantagens que a empresa terá em praticar a responsabilidade social:
▬ Fortalecimento da marca e da imagem corporativa;
▬ Fidelidade pela marca;
▬ Aumento da carteira de clientes;
▬ Envolvimento dos funcionários;
▬ Criação de parcerias.
ISO 26000
Diferente da ISO 9001 e ISO 14001, esta não é uma norma para certificação ou selos de responsabilidade social pelas empresas, será como um “guia de diretrizes” para as empresas traçar diretrizes, implantar e desenvolver políticas baseadas na responsabilidade social.
Não sendo uma norma para certificação, colocar em pratica o ISO 26000 será uma decisão de cada empresa independente do tipo e tamanho.
Princípios da ISO 26000
O ISO 26000 possui sete princípios da responsabilidade social, que são:
▬ Prestação de contas e Responsabilidade: que a organização preste contas e se responsabilize por seus impactos na sociedade e no meio ambiente;
▬ Transparência: ser transparente em suas decisões e atividades que impactam sobre o meio ambiente e a sociedade;
▬ Comportamento ético: ser ético, respeitar e responder a todos os interessados (Stakeholders);
▬ Respeito aos interesses dos stakeholders: a organização deve respeitar e considerar os interesses de seus stakeholders;
▬ Legalidade: respeito à lei é obrigatório;
▬ Normas Internacionais: respeito pelas normas internacionais de comportamento, ao mesmo tempo em que se adere ao princípio de legalidade (respeito à lei);
▬ Direitos Humanos: respeitar os direitos humanos e reconhecer tanto a sua importância quanto a sua universalidade.
Para saber mais sobre a ISO 26000, acesse os sites:
Responsabilidade Social da ISO – em inglês www.iso.org/iso-26000-social-responsibility
ABNT – www.abnt.org.br
__________________________________
Fonte: http://www.investesaocaetano.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=97&Itemid=91