O que chamamos de competências são as habilidades, comportamentos e padrões de desempenho, que uma expectativa em uma realização. As empresas podem usar competências organizacionais fundamentais para definir a cultura de negócios, apoiar os objetivos estratégicos e tomar decisões de contratação.
Todos esses usos procuram garantir o negócio e ajudar os seus empregados a atingirem suas metas. Sendo assim, no post de hoje preparamos algumas informações sobre o mapa de competências aplicado em sua empresa. Confira!
Objetivos do mapa de competências
Os principais objetivos do mapa de competências são ajudar a empresa a se tornar mais eficiente, eficaz e competitiva. Ele começa com um conjunto principal de padrões de competências de alta importância, tais como inovação, criatividade, habilidade técnica, qualidade e foco orientado para o cliente, os quais refletem os objetivos estratégicos dos negócios.
Através do processo de mapeamento de competências, esses padrões se tornam referências de desempenho do empregado, e os gestores devem usar esses parâmetros para identificar as necessidades de formação, visando a aumentar a produtividade dos funcionários, assim como a eficiência, eficácia e natureza competitiva do negócio como um todo.
Processo de criação do mapa
Depois de identificar as competências essenciais, os gestores utilizam os indivíduos ou grupos de funcionários referenciais para a criação de novas descrições de funções, baseadas nessas competências. As ferramentas mais utilizadas nessa etapa são grupos de trabalho, que identificam o conjunto de habilidades, o nível de conhecimento e atitude necessária para atender competências centrais dentro de cada papel.
Esses grupos podem se valer das descrições de funções existentes, entrevistas, questionários e avaliações de desempenho. Uma vez completo, o mapeamento envolve uma análise aprofundada, durante a qual gerentes e empregados trabalham em conjunto para identificar pontos fracos e fortes e, então, traçar um caminho para ações futuras.
Benefícios do mapa de competências
O mapa de competências estabelece um nível de objetividade que incentiva a comunicação aberta entre a administração e os funcionários. Com ele, os gerentes são capazes de avaliar mais objetivamente o desempenho, além de serem mais específicos ao comunicar aos funcionários o que é necessário para o sucesso.
Os empregados, por sua vez, obtêm uma compreensão mais clara das expectativas de seu papel e tomam conhecimento dos caminhos a serem percorridos para se moverem na estrutura da empresa, por interesse da progressão da carreira. Por fim, a organização pode determinar os treinamentos de sua equipe, baseados nas competências que quer desenvolver ou aprimorar.
Utilização contínua do mapa
Após mapear as competências essenciais da organização, o processo de seleção e contratação se tornará muito mais fácil e rápido. Isso porque as pessoas detentoras das competências específicas para cada cargo poderão ser identificadas com mais facilidade dentro do quadro da própria empresa, o que permitirá ao gestor valorizar a sua força de trabalho e reter talentos.
Ao contratar novos empregados, a empresa contará com critérios mais acertados, e será capaz de filtrar os candidatos, tanto pela formação necessária quanto pelas características essenciais para o sucesso da empresa.
Como vimos, o mapa de competências é uma ferramenta que, apesar de simples, tem muitas utilidades dentro de uma empresa.
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outros gestores a desenvolverem suas equipes também!