Dia 23 de setembro foi publicada a nova versão da ISO 9001 em todo o mundo. Foram 93 países envolvidos na atualização dos textos e mais de um milhão de organizações em todo o mundo terão 3 anos para adaptarem seus processos internos para se adequarem às mudanças.
Para que serve a ISO 9001?
A ISO (Organização Internacional de Padronização) une representantes de centenas de países (no Brasil, a ABNT) para desenvolver normas de padronização em diferentes ramos de atuação. São centenas de normas publicadas, como:
ISO 216: Define dimensões dos papéis da série A e B (esta norma define tamanho do papel A4, por exemplo);
ISO 2108 (mais conhecida como ISBN): Sistema internacional de identificação de livros;
ISO 5800: Determina o grau de sensibilidade de filmes fotográficos (que as câmeras digitais usam como referência até hoje);
A norma mais famosa é a ISO 9001, que padroniza o sistema de gestão da qualidade de organizações. É mais seguro fazer negócios com uma empresa se você conhece o sistema de gestão dela. Empresas que têm sua gestão padronizada de acordo com a ISO 9001 são obrigadas a considerar as expectativas de todos os stakeholders e evitar que falhas se repitam, por exemplo.
Há duas vertentes de benefícios de padronizar uma empresa de acordo com a ISO 9001. A primeira vertente é das empresas que têm a padronização como requisito mandatório para fornecer produtos a grandes empresas. A segunda é de empresas que encontram na ISO 9001 uma forma de melhorar continuamente os processos internos, obtendo mais lucro e mais satisfação dos stakeholders. Mais informações sobre benefícios da ISO 9001 podem ser encontradas em http://www.bsigroup.com/Documents/iso-9001/resources/BSI-ISO-9001-client-manual.pdf e http://www.inmetro.gov.br/qualidade/pdf/CB25docorient.pdf.
Quantas empresas têm certificado ISO 9001?
No mundo há mais de 1.1 milhão de empresas certificadas ISO 9001, segundo a ISO Survey 2014. O Brasil está entre os mais certificados do mundo, porém em números absolutos. Por isso fizemos um cálculo proporcional para fazer uma comparação melhor:
País | certificados /100 mil habitantes |
---|---|
Brasil | 9 |
Argentina | 16 |
China | 25 |
Colômbia | 30 |
Alemanha | 68 |
Italia | 278 |
Vale a pena?
Muitas empresas certificadas não possuem a cultura da qualidade. Isso significa que não criam documentos e indicadores para resolver problemas, mas para passar na auditoria. Um estudo feito com 60 multinacionais e publicado pela Harvard Business Review em abril de 2014, mostrou que as empresas entrevistadas com os melhores índices em cultura da qualidade gastavam 350 milhões de dólares a menos por ano com correções de erros do que empresas com a qualidade pouco desenvolvida. Segundo a CEB, empresa de consultoria americana que desenvolveu a pesquisa, além da economia, as empresas com alta cultura da qualidade cometem 46% menos erros em geral, 75% menos erros “significativos” e 75% menos erros percebidos por clientes. No Brasil, a ISO 9001 está difícil de engrenar. A maior dificuldade está justamente em convencer os colaboradores da empresa a participar das atividades requeridas pela norma. Pior que isso, a dificuldade é maior em convencer a alta direção do que no chão de fábrica, conforme pesquisa realizada pela Qualyteam.
Como eu faço para adotar a ISO 9001?
1) Comprar uma cópia em português da norma no site da ABNT, em http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=345041;
2) Implantar os requisitos da norma (normalmente contrata-se consultores para isso); Também pode-se optar por softwares que auxiliam na implantação, como o Qualyteam.
3) Contratar uma auditoria de empresa reconhecida pela ISO (www.absconsulting.com.br e www.bsigroup.com são exemplos);
4) Se a empresa auditora confirmar que sua organização aplica os requisitos da ISO 9001, sua empresa recebe certificado reconhecido mundialmente, válido por 2 anos.
Quem é a Qualyteam?
A Qualyteam desenvolveu um software que visa facilitar a comunicação entre os colaboradores das empresas para o atendimento à norma. Nasceu em 2008 na cidade de Balneário Camboriú, SC, onde está localizada até hoje. São mais de 11 mil usuários em mais de 130 empresas ativas, como Consórcio Construtor Belo Monte, AOC, Jequiti, LafargeHolcim, Canon, Tupperware, entre outras. Conheça a Qualyteam em www.qualyteam.com.br
6 Comentários. Deixe novo
Realmente sem o envolvimento da Alta Direção de fato, nenhum Sistema de Gestão conseguirá ser implementado. Infelizmente.
Por favor, preciso tirar algumas dúvidas, para a transição da ISO
1. A equipe interna de auditores, precisam fazer o curso de reciclagem na versão nova?
Se eles farão auditoria da ISO 9001:2015, eles precisam conhecer a norma, correto?
Quem pode fazer auditoria interna na sua empresa? Que conhecimentos você acha que são necessários para que alguém possa fazer essa tarefa. Isso é sua empresa que define. A norma não exige nenhum certificado de curso em específico.
[…] que desejam se destacar das concorrentes, melhorar a lucratividade e manter selos de qualidade, como o tão almejado selo ISO 9001. Mas, para atender as normas exigidas, são necessários alguns investimentos, os chamados custos […]
É dificil mesmo convencer as empresas a adotar controle de processos no Brasil, somente mostrando uma relação de retorno de investimento se consegue alguma oportunidade e mesmo assim….
Abraço,
Alexandre.
Resultados positivos são sempre ótimos argumentos, Alexandre. Talvez isso mude quando a gestão por processos deixar de ser novidade para algumas pessoas e passar a fazer parte da nossa cultura. Cabe à nós que já conhecemos, disseminar esses conceitos.
Obrigado por participar!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.