Por Vinícius Almeida
Consultor Sênior na IVA Consultoria – Gestão de Processos e Qualidade
O planejamento e controle é de suma importância na construção de bons projetos. No contexto da construção civil, não é diferente e a execução de qualquer obra exige uma combinação de recursos, sendo: mão de obra, materiais, equipamentos, capitais, etc, os quais estão sujeitos a limites e restrições. Portanto, o controle gerencial nada mais é que a comparação sistemática entre o previsto e o realizado, fornecendo subsídios para análises financeiras, físicas e econômicas, e estabelecer assim, os critérios lógicos para tomada de decisões. Através do Sistema de Gestão da Qualidade, é imprescindível o Plano de Qualidade da Obra, onde é inserido todo planejamento com base na qualidade, elaboração de mecanismos para treinamento, execução e monitoramento.
Ao planejar um projeto, a organização precisa ter todo o tramite de atividades (burocráticas, construtivas, e de suporte logístico) necessárias para iniciar a execução do serviço de construção, após instalação do canteiro, adequado conforme as normas e necessidades dos colaboradores, executamos a primeira etapa com a locação de obra para o início das fundações. Nessa fase, vários serviços preliminares estavam concluídos, além de toda parte técnica definida e autorizada para execução. Quando se fala em construção civil, vem logo a cabeça da maioria das pessoas a figura do pedreiro ou mestre de obras dentro de uma determinada construção realizando um serviço.
A indústria da construção civil difere e muito das outras, uma vez que apresenta peculiaridades que refletem uma estrutura muito dinâmica e complexa. A arte de construir reúne uma gama de profissionais, maquinário e suprimentos em geral, que associados produzem ao final a obra desejada, sempre focando na satisfação final do cliente.
Foto: Etienne Girardet.