As organizações que aprendem são formadas por pessoas que expandem, continuamente a sua capacidade de criar os resultados que desejam. Quando entendermos que o mundo não é feito de forças separadas, a aspiração coletiva ganha liberdade, e as pessoas exercitam-se, continuamente, em aprender juntas.
O post dessa semana foi inspirado numa iniciativa que surgiu entre programadores, designers e interessados em aprender e compartilhar conhecimentos específicos da área. E o mais curioso é que o entusiasmo que antecede o treinamento é o mesmo que de uma partida de futebol, um happy hour ou um campeonato de vídeo game.
As reuniões serão periódicas e centradas num desafio de programação. Apesar do desafio, não existe competição e o objetivo não é terminar o problema, é dar continuidade ao trabalho que cada um desenvolveu num determinado tempo, participando da construção do conhecimento.
A idéia é aprender com as experiências vivenciadas pelo grupo. Inspirado no Dojo, o ambiente é inclusivo, seguro e convidativo. Dojo de maneira geral é o nome dado ao local de treinamento de artes marciais como o Karatê.
“a capacidade de aprender mais rapidamente do que os concorrentes seja a única vantagem competitiva sustentável”
A empresa que promove o aprendizado organizacional desenvolve a capacidade de adquirir, gerar, organizar, armazenar e disseminar o conhecimento valorizando assim, o capital intelectual.
Peter Senge, em A Quinta Disciplina (1990) refere que “a capacidade de aprender mais rapidamente do que os concorrentes seja a única vantagem competitiva sustentável” e a organização que valoriza o fator humano e cria uma cultura de aprendizado organizacional será capaz de desenvolver a vantagem competitiva sustentável.
Para desenvolver a cultura do aprendizado na sua empresa você pode começar com atitudes simples, por exemplo, destinar um tempo da semana para leitura e grupo de discussão com assuntos relacionados à função, ao negócio, ao mercado, às atividades do setor ou quem sabe, propor um desafio, e ousar na busca de soluções para um problema, realizando sessões de Dojo.
Prepare-se para o desafio!
_____________________________
Leia mais:
http://www.dtsato.com/blog/2007/08/27/dojo-treino-para-programadores/
http://www.mettodo.com.br/pdf/Organizacoes%20de%20Aprendizagem.pdf
Referências:
SENGE, Peter M. A quinta disciplina. São Paulo: Editora Best Seller, 1990.
VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO Energia, Inovação, Tecnologia e Complexidade para a Gestão Sustentável Niterói, RJ, Brasil, agosto 2010. http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg6/anais/T10_0297_0972.pdf
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.