Blog
Gestão e liderançaGestão Empresarial e Qualidade

O que é CIPA?

Por: Qualyteam

27 maio 2013 • 3 min de leitura

CIPA

A Comissão da CIPA é formada por um grupo de trabalhadores representantes dos empregados e do empregador, o número de ‘cipeiros’ é determinado pela NR 5 e varia conforme o ramo de atividade e número de empregados.

Qual são as atribuições da CIPA? 

  • Identificar os riscos do processo do trabalho, elaborando um mapa de riscos;
  • Elaborar um plano de trabalho com ações preventivas de segurança e saúde ocupacional;
  • Participar da implementação e do controle da qualidade das medidas preventivas;
  • Verificar os ambientes e condições de trabalho;
  • Avaliar o cumprimento das metas fixadas;
  • Colaborar no desenvolvimento do PPRA e PCMSO;
  • Participar, anualmente, de Campanhas de Prevenção da AIDS, em conjunto com a empresa;
  • Promover, anualmente, a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Quais as atividades principais da CIPA? 

A CIPA tem como principal atividade à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, auxiliando o SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

O desenvolvimento das ações preventivas por parte da CIPA consiste, basicamente, em observar e relatar as condições de riscos nos ambientes de trabalho; solicitar medidas para reduzir e eliminar os riscos existentes ou até mesmo neutraliza-los; discutir os acidentes ocorridos, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e ainda, orientar aos demais trabalhadores quanto à prevenção de futuros acidentes na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes). 

Quais são os resultados da atuação da CIPA?

Entre outros benefícios, a empresa consegue otimizar os seus resultados em função da:

  • Promoção e divulgação das normas de segurança e medicina do trabalho ou de regulamentos e instrumentos de serviço, emitidos pelo empregador;
  • Fomentar uma cultura prevencionista nos empregados;
  • Investigação de causas, circunstâncias e consequências dos acidentes e das doenças ocupacionais e acompanhamento das medidas corretivas;
  • Divulgação e promoção do cumprimento das Normas regulamentadoras, bem como cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho e normas internas de segurança relativas á segurança no trabalho.

Em consequência desses resultados, haverá um impacto positivo no desempenho financeiro da empresa e também de bem estar interno.

Como fazer a Gestão da CIPA?

Com foco no desenvolvimento de ações de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, a gestão da CIPA pode ser feita com o auxilio de um software (TeamCIPA) de apoio para a padronização dos processos e atividades a fim de facilitar a estruturação, o planejamento, a execução, o acompanhamento e o encerramento de cada gestão da CIPA na empresa. Vale lembrar que a CIPA não trabalha sozinha! O seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e colaboradores em relação à forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do trabalho.]]>

Avalie esse post
Compartilhe

Respostas de 11

  1. Gostaria de saber, se o funcionário participando de CIPA na empresa, gera algum problema quanto a arrumar outro emprego, e ou mesmo em caso de demissão após o período de estabilidade?
    Aguardo resposta

    1. Olá Renata,
      Se o funcionário for eleito e titular da CIPA, caso ele encontre outro emprego, ele deverá desligar-se da CIPA. Normalmente isso é feito por escrito e assinado pelo funcionário (o desligamento).
      No lugar dele, entrará um suplente.
      Agora, quanto a ter problemas para encontrar outra posição no mercado, também não vejo qualquer problema por ter sido cipeiro.
      Normalmente, não é um assunto abordado (perguntado) pela áreas de RH. Se ele foi cipeiro ou não.
      Ser cipeiro, é além, das atividades normais no dia-a-dia, um representante do bem estar e segurança dos outros funcionários, procurando pró-ativamente conscientizar os colegas de trabalho, dar sugestões de melhorias e analisar possíveis ocorrências.
      Em função disso, pelo contrário da pergunta, o mesmo, deveria ser avaliado positivamente por ter sido Cipeiro para novas oportunidades.
      A demissão, após período de estabilidade, segue a mesma linha.
      Espero ter auxiliado.
      Abraço!

    2. Na empresa em que eu trabalho , fiquei sabendo que foi formado uma CIPA e já com dois funcionários intitulados como Presidente e Vice-Presidente,o motivo da escolha foi a seguinte: os dois funcionários em questão tem mais tempo na empresa. a escolha foi feita pelo empregador. gostaria de saber se isso e legal, sendo que nesta empresa nunca antes tenha sido feito uma assembleia ou coisa parecida. ( foi a primeira vez que foi falado em cipa na mesma). empresa de vigilância e monitoramento residencial. desde já agradeço pela atenção.

  2. Eu trabalho numa empresa de vidro a qual o nome divisa glass, ela esta fazendo eleições de funcionarios a qual os mesmo escolheram para se candidatar a cipa. sem perguntar a todos se queriam participar das eleições determinando a quem o funcionario possa escolher sem opções .isso é correto qual medidas voçes devem tomar .

    1. Olá Cazeli, para responder sua pergunta, convidei um especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade.
      Conforme NR 5 (5.40), é regido pelo processo eleitoral, que a Organização deverá “publicar” e “divulgar edital” em locais de fácil acesso e visualização no prazo de 45 dias antes do término do mandato em curso. Todos os funcionários tem liberdade de inscrição, independente de setor ou local de trabalho, com fornecimento de comprovante (protocolo).
      O Empregador, deverá exclusivamente escolher os membros que representem o mesmo. Quanto aos representantes dos Empregados, os mesmos, deverão inscrever-se por vontade própria e participar do processo eleitoral.
      Agradecemos sua participação, esperamos ter contribuído!
      Abraço!
      ______________________
      Elemar Pereira, Graduado em Economia; Auditor Líder ISO 9001 e ISO 14001; 32 anos de experiência profissional, em Organizações do ramo de fundição e usinagem, papel e celulose, elétrico e têxtil/plásticos (produtos médico-hospitalar); Implantação de Sistemas de Gestão ISO 9001, 14001 e Boas Práticas de Fabricação – BPF (Anvisa) http://qualykey.com.br/quem-somos.html

  3. Estou em dúvida sobre o Estabelecimento que a NR 5 faz referencia. No que diz respeito ao N° de funcionários por estabelecimento, este estabelecimento referencia CNPJ ? ou seja tenho matriz e filiais, onde cada uma tem seu cnpj e número de funcionários diferentes, tenho que ter CIPA para cada uma que atinja o número na qual está enquadrada?

    1. Olá Michel.
      Entendo que, caso a matriz e as filiais da empresa estejam em locais físicos diferentes, cada Estabelecimento deve ter seus funcionários contados separadamente para as definições da CIPA.
      Espero ter ajudado! Continue participando!

    1. Certamente, Herbert. Tanto CIPA quanto SESMT trabalham para o mesmo objetivo, de cuidar da segurança do trabalhador. O trabalho conjunto só enriquece, além de evitar retrabalho.
      Considere que o SESMT (Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho) é formado por especialistas, ao contrário da CIPA.
      Dessa forma, é função da CIPA saber tudo que o SESMT está fazendo e trabalhar em conjunto, mas não significa que a CIPA tem capacidade de confrontar decisões do SESMT.

Deixe um comentário

Qualyteam

27 maio 2013

Leia também

Eventos

A Qualyteam é o primeiro Hub da qualidade no Brasil

A Qualyteam surgiu em 2008 com um propósito forte: proporcionar para as empresas uma ferramenta para facilitar os processos de um SGQ.  Assim surgiu o Software Qualyteam e todos os seus módulos: Com esses produtos, fizemos muito pelo mercado, reconhecimento que se refletiu em nossos números. O Software Qualyteam tem: Foram 16 anos intensos. Trabalhamos […]

Sem categoria

Por que evoluir o uso das Ferramentas da Qualidade é mais urgente do que parece?

Aqui na Qualyteam, não é raro ouvirmos de clientes que a Gestão da Qualidade não é uma prioridade no momento. Projetos são pausados, melhorias ficam para depois, e a justificativa costuma ser a mesma: “agora não é a hora”. Mas… e se esse “depois” estiver custando caro? Essa decisão, que parece estratégica no curto prazo, […]

Sem categoria

Auditoria: a solução para avaliar o funcionamento do SGQ

Quem tem medo de auditoria? Todos temem esse momento. E esse medo é evidenciado através da mais clássica das expressões: “estamos sofrendo uma auditoria externa.”  Quanto sofrimento desnecessário! Quanta tensão sem justificativa!  Por que isto acontece? Como eliminar essa insegurança e angústia? Eis o tema central deste artigo. A origem do medo de auditoria É […]

Ferramentas da Qualidade

O que aprender com a suspensão das vendas de creme dental da Colgate

A gestão da qualidade está em todos os lugares. Muitas vezes, não percebemos sua presença ou sequer imaginamos que, sem ela, inúmeras operações poderiam ser prejudicadas. Por isso, o recente incidente envolvendo a Colgate reforça a importância desse setor na indústria e no cotidiano dos consumidores. Na noite da última quinta-feira (27), a Anvisa determinou a […]

Qualyteam News

Assine nossa Newsletter e receba as principais informações sobre gestão da qualidade direto em sua caixa de entrada.