A Comissão da CIPA é formada por um grupo de trabalhadores representantes dos empregados e do empregador, o número de ‘cipeiros’ é determinado pela NR 5 e varia conforme o ramo de atividade e número de empregados.
Qual são as atribuições da CIPA?
- Identificar os riscos do processo do trabalho, elaborando um mapa de riscos;
- Elaborar um plano de trabalho com ações preventivas de segurança e saúde ocupacional;
- Participar da implementação e do controle da qualidade das medidas preventivas;
- Verificar os ambientes e condições de trabalho;
- Avaliar o cumprimento das metas fixadas;
- Colaborar no desenvolvimento do PPRA e PCMSO;
- Participar, anualmente, de Campanhas de Prevenção da AIDS, em conjunto com a empresa;
- Promover, anualmente, a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
Quais as atividades principais da CIPA?
A CIPA tem como principal atividade à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, auxiliando o SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
O desenvolvimento das ações preventivas por parte da CIPA consiste, basicamente, em observar e relatar as condições de riscos nos ambientes de trabalho; solicitar medidas para reduzir e eliminar os riscos existentes ou até mesmo neutraliza-los; discutir os acidentes ocorridos, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e ainda, orientar aos demais trabalhadores quanto à prevenção de futuros acidentes na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes).
Quais são os resultados da atuação da CIPA?
Entre outros benefícios, a empresa consegue otimizar os seus resultados em função da:
- Promoção e divulgação das normas de segurança e medicina do trabalho ou de regulamentos e instrumentos de serviço, emitidos pelo empregador;
- Fomentar uma cultura prevencionista nos empregados;
- Investigação de causas, circunstâncias e consequências dos acidentes e das doenças ocupacionais e acompanhamento das medidas corretivas;
- Divulgação e promoção do cumprimento das Normas regulamentadoras, bem como cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho e normas internas de segurança relativas á segurança no trabalho.
Em consequência desses resultados, haverá um impacto positivo no desempenho financeiro da empresa e também de bem estar interno.
Como fazer a Gestão da CIPA?
Com foco no desenvolvimento de ações de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, a gestão da CIPA pode ser feita com o auxilio de um software (TeamCIPA) de apoio para a padronização dos processos e atividades a fim de facilitar a estruturação, o planejamento, a execução, o acompanhamento e o encerramento de cada gestão da CIPA na empresa. Vale lembrar que a CIPA não trabalha sozinha! O seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e colaboradores em relação à forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do trabalho.]]>