A nova versão da ISO 9001 foi publicada hoje. Foram 3 anos de revisão e cerca de 95 países envolvidos.
O secretário geral da ISO afirmou que “A ISO 9001 permite que organizações se adaptem a um mundo em mutação. Ela aumenta a capacidade de satisfazer os consumidores e fornecer uma fundação coerente para o crescimento e sucesso sustentáveis.”
A versão 2015 oferece mudanças importantes. Para o responsável pela edição da ISO, Nigel Croft, a nova edição é menos prescritiva que as antecessoras, concentrando no desempenho. Para Nigel isso foi possível alinhando a abordagem por processo com o pensamento baseado em risco (que na verdade são riscos e oportunidades) e aplicando o PDCA em todos os níveis da organização. Nigel ainda lembra que a nova norma está padronizada no Anexo SL , permitindo integração com outras normas e servindo como base para normas específicas para alguns setores.
As empresas certificadas na versão 2008 têm 3 anos para migrar. O auditor Ivan Gonçalves fez um comparativo das principais mudanças e documentos necessários na nova versão da ISO 9001 aqui no blog.
Para ter acesso à nova versão da ISO em inglês, acesse a página oficial: http://www.iso.org/iso/catalogue_detail?csnumber=62085
Abordagem de processos: conceito, adoção e vantagens
- 9 min read
Por mais customizadas que sejam às necessidades dos clientes, as atividades de uma organização precisam seguir um fluxo...