Agilidade nos processos, recursos para investir em melhorias, desenvolvimento de estratégias, inovação em produtos e serviços, conquistar o mercado e a diferenciação frente aos clientes. Qual a fórmula para tudo isso?
Cremes, shampoos, condicionadores, géis, hidratantes, óleos, desodorantes, colônias e sabonetes líquidos é o que fabrica a AGE DO BRASIL LTDA, uma empresa brasileira especializada na terceirização de cosméticos, localizada em Palhoça, na grande Florianópolis.
“A melhoria contínua está inserida no dia-a-dia de nossa empresa. Procuramos ser o melhor naquilo que fazemos. Sempre.”
A frase é de Patricia Pilatti, Gerente de Assuntos Regulatórios da AGE DO BRASIL que compartilha conosco o post desta semana. Segundo ela, a busca pela excelência norteia a cultura da empresa que há dois anos iniciou a implantação de seu Sistema de Gestão da Qualidade.
“A certificação do sistema de gestão da qualidade sempre foi objetivo da alta direção. Este é um fator fundamental para o sucesso da implantação do SGQ, quando a iniciativa parte da presidência, que aposta nas pessoas e investe recursos onde é necessário”, revela.
Um dos maiores desafios enfrentados pela AGE DO BRASIL e pela maioria das empresas que percorrem o caminho da certificação, está relacionado ao tempo necessário para que as mudanças apareçam. Afirma ainda que nesse processo, a cultura é incorporada aos poucos.
“a busca pela excelência norteia a cultura da empresa”
“Os colaboradores começaram a se envolver definitivamente, quando perceberam que o sistema de gestão da qualidade impulsionou o sucesso da empresa. Hoje a qualidade vai além do atendimento aos requisitos normativos e todos entendem a importância da padronização das atividades e como ela facilita o desempenho dos processos.”
Imprescindível foi estabelecer uma parceira com clientes e fornecedores, afinal as exigências atingem toda a cadeia e o apoio de ambos era necessário.
“Alcançamos o primeiro lugar no ranking de avaliação de nossos maiores clientes e esta premiação foi conquistada devido ao sucesso desta parceria”, comemora Patrícia.
Além de uma consultoria tecnicamente competente, a AGE DO BRASIL buscou ferramentas de apoio para gestão de documentos, indicadores, avaliação de fornecedores e gestão de não-conformidades.
“As ferramentas aproximaram os colaboradores do SGQ. A utilização de um software consolidou o envolvimento da equipe gestora.”
Qual será o próximo passo?
Continuar, afirma confiante, nossa próxima etapa será a implantação da norma ISO 14001 e do OHSAS 18001. Uma de cada vez, mas sempre buscando a excelência naquilo que fazemos!
“O resultado de dois anos veio com a certificação do nosso SGQ e não existe outra “fórmula” senão dedicação e envolvimento de toda organização. Este é um processo que não acaba. É uma conquista diária onde todos aprendem”, finaliza Patrícia.
Conheça mais a AGE do Brasil:
Quadro Ela é Curiosa – Jornal do Almoço – Indústria de Cosméticos Age do Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=PDgFDj4VpmE