Como executar com eficiência tudo que foi tecnicamente construído?
Existem alguns cuidados especiais para colocar em alerta nesse trabalho para a efetividade e sucesso. Segue abaixo algumas dicas retiradas do artigo publicado pelo palestrante de treinamentos relacionados à Qualidade e Planejamento Estratégico, Leonardo Siqueira Borges:
1. Alinhar e Focar:
Não precisa reinventar a empresa, apenas alinhar e focar qual o horizonte que ela vai seguir, além de estruturar a base para atingir seus objetivos, simples assim.
2.Traçar Metas:
É importante que o planejamento seja objetivo, nada de complexidade e metas inatingíveis. Faça-o de maneira simples e terá os melhores resultados. Não crie muitas estratégias, no máximo 8, pois caso contrário reduzirão suas chances de sucesso, acredite nisso.
“Tenha coragem de interromper coisas que não trazem mais resultados…”
3. Envolver todas as áreas:
O planejamento não pode ser de uma área, ou da gestão, somente irá dar certo se todas as áreas se comprometerem e buscarem atender as estratégias.
4.Focar na Execução e Acompanhamento:
É importante dar sequencia no que foi planejado. O Planejamento precisa ser revisitado constantemente (mensal ou trimestralmente) para ver se as estratégias estão sendo atingidas e caso qualquer dificuldade acontecer, ter tempo para corrigir a rota e rever as estratégias para o atingimento de sua visão.
5. Sair da Zona de Conforto:
O planejamento estratégico é para tirar as pessoas da zona de conforto mesmo, para que a empresa possa crescer e destacar seus diferenciais no mercado. Escolha ser mais seletivo. Tenha coragem de interromper coisas que não trazem mais resultados e de mudar situações que só trazem estresse.
“A coisa mais importante no mundo não é tanto onde nós chegamos, e sim em qual direção estamos nos movendo” (Oliver Wendall Holmes)
Leia também:
A importância do Orçamento como ferramenta de planejamento
Em 2014 a Gestão da Qualidade vai ser mais simples
Como escolher o Software para Gestão da Qualidade?
____________
Referência: Portal Administradores.
2 Comentários. Deixe novo
Interessante, porém quando se tenta aplicar principios tão simples, que é o que procuramos fazer dentro de uma Organização Privada, em uma Instituição Governamental… podemos ouvir o prelúdio da 5a. Sinfonia de Beethoven, é como se um Tsunami estivesse se formando em frente da audiência! Os comentários são do tipo: “Mas o Planejamento Estaratégico deve ser antecedido pela definição das Políticas e Diretrizes Institucionais…” como se um PDI de mais de duzentas páginas já não fizesse parte do cotidiano, enfeitando a prateleira da maioria dos que Planejam estrategicamente uma Insituição.
Achei formidável pela simplicidade e praticidade… reinventar a roda ou um mise-en-scène desnecessário.
Muito Obrigado!
Costumo usar uma sofware de planejamento estratégico e gestão de projetos chamado Scopi http://scopi.com.br/
Ele me ajuda a economizar tempo e melhorar resultados.
Abraços.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.