- Fomentar a prática de modelos de gestão baseados na qualidade;
- Compartilhar os conceitos de gestão empresarial;
- Desenvolver “pensadores organizacionais”.
Essa é a proposta da Qualyteam que, em parceria com outras empresas, iniciou em março de 2012 o Programa Qualidade & Gestão.
Para sabermos mais sobre esse projeto, conversamos com Ivan Augusto Gonçalves*, consultor e coordenador do Programa Q&G.
“O maior desafio tem sido sensibilizá-los à investir em algo que desconhecem”
Quebrar paradigmas
QUALYTEAM: Quando se trata de “programa da qualidade” muitas empresas ainda são resistentes por acreditarem que o sistema de gestão da qualidade burocratiza os processos da empresa, custa caro, etc.
Como tem sido a experiência de trabalhar com a implantação e desenvolvimento de sistemas de gestão da qualidade nas empresas e como você as ajuda a quebrar esses paradigmas?
IVAN: Trabalhei durante dez anos na Votorantim Cimentos onde aprendi como uma empresa pode obter resultados positivos através da implantação de modelos de gestão. Desde então, compartilho esse aprendizado com empresários, incitando-os a melhorar a gestão de suas empresas de forma continuada e planejada. O maior desafio tem sido sensibilizá-los à investir em algo que desconhecem. Para quebrar essa desconfiança natural, apresento os benefícios alcançados por empresas que já adotaram esses modelos de gestão. Nada melhor do que apresentar resultados concretos, para que o paradigma do medo dê lugar a satisfação de melhor gerir o próprio negócio.
Mostrar resultados
QUALYTEAM: Realizada a implantação de modelos de gestão baseados na qualidade, que resultados as empresas tendem a alcançar?
IVAN: A curto prazo ocorre a identificação das fragilidades existentes na empresa. Nesse momento o empresário tem a oportunidade de enxergar o próprio negócio e implementar ações para correção dos rumos da organização.
Em um segundo momento, com o estabelecimento de objetivos e metas, surge o senso de direção e as pessoas passam a trabalhar por uma “causa”, o que traz motivação e comprometimento. Ainda a médio prazo e com a melhoria do clima interno da empresa e atingimento dos objetivos e metas, surgem os resultados financeiros, o que dá sustentabilidade e credibilidade ao processo. Não há nenhum milagre, não há surpresas, há planejamento e gestão.
Descomplicar e desmistificar
QUALYTEAM: De que maneira é possível sensibilizar as empresas para a importância dos conceitos e benefícios dos modelos de gestão?
“Apoiar aqueles que querem oferecer à seus clientes, produtos e serviços diferenciados”.
IVAN: Primeiramente é importante desmistificar a crença de que implantar um sistema de gestão da qualidade é um processo complicado e burocrático, o que não quer dizer que não seja trabalhoso. A implantação desses modelos exige decisão e determinação. Para facilitar essa decisão estratégica, o mercado oferece alternativas (ferramentas, consultorias, literaturas, etc) que orientam o empresário nesse sentido. Outra maneira de informação é por meio da disseminação dos conceitos da qualidade, compartilhando informações sobre os benefícios da implantação do modelo. É nesse sentido que o Programa Qualidade e Gestão trabalha. Particularmente, acredito que essa iniciativa leva às empresas conceitos importantes para o negócio, além de desenvolver entre os participantes, princípios de liderança e visão sistêmica.
Disseminar conceitos e apoiar entidades
QUALYTEAM: Quais seus projetos para 2013?
IVAN: Tenho em mente que o planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. Como gestor da Qualyteam e Concepta planejo para 2013 ações que estarão focadas na divulgação dos conceitos que envolvem a gestão da qualidade e no apoio intensivo a entidades de classe como FACISC, MCE e Associações Empresariais que já aplicam esses modelos (ACIBALC, ACIJ, ACIP, dentre outras). Nossa proposta é ampliar a participação de empresas no Programa de Qualidade e Gestão 2013 .
Acreditamos ser fundamental apoiar aqueles que querem oferecer à seus clientes, produtos e serviços diferenciados.
_______________
*Ivan Augusto Golçalves – Engenheiro, coordenador do processo de implantação do SGQ na empresa Age do Brasil (Palhoça-SC);
Lead Auditor para Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001:2004); Lead Auditor para Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008) pela ABS Quality Evaluations Inc.
Diretor da Concepta Assessoria para a Gestão da Qualidade.