Na semana passada estivemos com o superintentente da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) Jairo Martins, que nos fez refletir sobre a concepção de organização como um lugar vivo, dinâmico que está sempre mudando.
Jairo faz uma analogia da organização como organismo, apostando na visão sistêmica como forma de encontrar o equilíbrio desse “ecossistema”.
Nesta dinâmica, é preciso entender a organização de forma integrada, como um sistema integrado inclusive à sociedade e ao meio ambiente porque, justamente por ser um sistema integrado, o desempenho de um componente pode afetar não apenas a própria organização, mas todas as suas partes interessadas.
(…) melhorar a sociedade (ecossistema) é a melhor forma de buscar o equilíbrio
Neste caso, considera o gerenciamento de riscos uma prática fundamental. Oportunidades e ameaças podem, por vezes, serem consideradas separadamente, mas raramente são independentes. Há também uma certa tendência em considerar o risco em termos negativos, quanto às suas consequências, porém podem traduzir potenciais oportunidades. Esta é a parte da equação que geralmente é ignorada, segundo Jairo.
A Análise de Cenários não pode prever o futuro, mas pode considerar as probabilidades de mudanças e auxiliar as organizações a desenvolver forças e capacidades necessárias para se adaptar às mudanças previsíveis.
A partir da visão sistêmica, a Análise de Cenários pode ser utilizada para auxiliar na tomada de decisões políticas e no planejamento de futuras estratégias, bem como considerar as atividades existentes.
Jairo reforça os pilares do MEG explicando os 11 fundamentos colocados em prática por meio dos 8 critérios inerentes a excelência da gestão e acredita que, estimular a gestão para a cooperação (ao invés da competição), para a sustentabilidade e gerar valor para melhorar a sociedade (ecossistema) é a melhor forma de buscar o equilíbrio da organização/organismo.
Além disso, a organização-organismo é capaz de lançar um novo olhar para a qualidade, não com a tarefa de fazer a gestão da qualidade, propriamente dita, mas promover a qualidade na gestão, aposta Jairo Martins.
Pense nisso!
Equipe da Qualyteam, com o professor Jairo Martins ao centro.
Agradecemos à ACIBALC pelo convite e ao nosso parceiro da qualidade Prof. Jairo Martins pela presença.
Ótima semana e bom trabalho!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.