Balanced Scorecard (BSC) não só pode como deve ser encarado como uma forma simples mas eficaz de organizar e estruturar melhor a estratégia da empresa.
Com esse método é possível estabelecer objetivos orientados às perspectivas estratégicas da organização, de forma que os resultados buscados estejam orientados a metas predefinidas, com planos de ação devidamente vinculados a elas que entrarão em cena no caso de desvios. Curioso para saber como implementar BSC em pequenas empresas? Então confira:
Perspectivas
A metodologia BSC prevê a criação de 4 perspectivas estratégicas, sendo elas: perspectiva financeira, perspectiva de processos de negócio, perspectiva do cliente e perspectiva de aprendizado e crescimento. Dê uma olhada em cada uma:
- Perspectiva financeira: sob esse prisma, a empresa deve levar em consideração seu faturamento, a redução de custos e a otimização de sua receita.
- Perspectiva de processos de negócio: nessa perspectiva, o foco passa a estar na melhoria dos processos internos da organização.
- Perspectiva do cliente: a perspectiva do cliente se refere ao atendimento e à satisfação do público-alvo.
- Perspectiva de aprendizado e crescimento: nessa última perspectiva, as atenções estão voltadas, sobretudo, à inovação.
Perceba que essas perspectivas estão presentes em qualquer empresa, independentemente de porte ou área de atuação, e são de assimilação intuitiva. Assim, até aqui não deve haver qualquer tipo de dificuldade para a organização de sua pequena empresa.
Objetivos
Definidas e devidamente compreendidas as perspectivas estratégicas, basta agora definir os objetivos para cada uma das perspectivas. Ou seja, conforme mencionado anteriormente, a grosso modo, o BSC pode ser considerado como uma forma de estruturar a estratégia da empresa, certo? Mas além de proporcionar essa organização, o método ainda permite que os gestores compartilhem estratégias às áreas subordinadas de um modo otimizado pela fácil assimilação.
De toda forma, até aqui não há novidade, já que qualquer pequena empresa também tem as perspectivas estratégicas citadas no tópico anterior e toda empresa, mesmo pequena, é capaz de elaborar objetivos estratégicos. Então basta agora que esses objetivos sejam organizados. Para ilustrar, imagine uma matriz na qual as linhas são compostas pelas 4 perspectivas estratégicas e as colunas pelos objetivos: esse painel resumiria o planejamento estratégico da empresa.
Metas
Agora que os objetivos estratégicos foram vinculados às perspectivas, falta definir as metas estratégicas, que estão ligadas aos objetivos estratégicos. Digamos, por exemplo, que um dos objetivos seja
reduzir os custos. Assim, uma meta que pretenda reduzir os índices de desperdício de matéria-prima em 5% é mais que plausível.
Logo, a meta sempre deve estar vinculada a um valor para que seja mensurável. Assim, cada para que casa objetivo estratégico seja alcançado, é necessário atribuir metas que possam viabilizar seu adequado acompanhamento. Afinal de contas, como você poderia saber se o objetivo foi alcançado se não tem parâmetros para fazer a comparação?
Planos
Conforme mencionado anteriormente, as metas se referem a valores que podem ser aferidos. Dessa forma, caso os indicadores de desempenho exibam resultados inferiores aos que haviam sido planejados no período avaliado, será preciso se movimentar, colocando planos previamente estabelecidos em ação.
Por isso, esses planos de ação devem ser elaborados juntamente ou mesmo após a definição das metas, como resposta a resultados insatisfatórios, com a missão específica de virar o jogo a favor do alcance das metas.
Percebe o quanto é simples implementar BSC na sua pequena empresa? Viu como o BSC é uma metodologia que pode ser adotada por qualquer organização? Ficou ainda com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui e participe da conversa!]]>