A seleção brasileira já foi convocada. Apesar das controvérsias em relação às escolhas do técnico Dunga, entre os jogadores estão Kaká do Real Madrid, que “tecnicamente” é adversário de Daniel Alves do Barcelona, assim como os dois jogadores que irão compor a zaga brasileira: Juan e Lúcio, também “rivais” quando competindo por seus times na Itália.
Inspirada pela copa, nada mais oportuno do que refletir um pouco sobre time, não o da seleção, mas o nosso time de trabalho afinal, no mundo corporativo, contar com times de alto performance tornou-se um diferencial competitivo. Para melhorar a produtividade e o desempenho dos colaboradores, as empresas estão sempre em busca de novas idéias, novas técnicas que prometem melhorar os resultados de uma forma geral.
Time é definido como um grupo de pessoas interdependentes e interagindo entre si, que se unem para alcançar objetivos comuns. Um time de trabalho é um processo plural onde não basta que os integrantes tragam suas qualificações pessoais, como conhecimento, habilidade, valores e motivação. A sinergia brota da interação, do envolvimento e do exercício constante de convivência. Encontrar “jogadores” é fácil, fazê-los “jogar” juntos pode ser uma tarefa difícil.
A pedagoga e consultora especialista em treinamento e desenvolvimento de pessoas no ambiente organizacional, Vera Martins, destaca em uma entrevista à RH.COM alguns comportamentos mais comuns e observáveis no cotidiano de grupos de trabalho que interferem ou bloqueiam o desenvolvimento dos times:
- O Puritano que de tão sensível, com tudo se espanta. Sua moral é rigorosa e seu comportamento é convencional.
- O Desconfiado custa a crer que alguém possa ser honesto e franco. Suspeita sempre da existência de motivos ocultos, ou de fins egoísticos. De tanto pensar mal dos outros, torna-se debochado e cínico e provocador de conflitos.
- O Retraído é passivo, seu comportamento nasce do medo de que suas idéias não sejam aceitas. Aparentemente, isso não e prejudicial ao grupo, mas é certo que o grupo não poderá alcançar sua eficiência máxima sem a participação de todos.
- O Dono da verdade manifesta-se através da rigidez de opinião e argumentação excessiva, com dificuldade de aceitar as opiniões dos demais.
- O Viscoso, gruda em certas idéias e entrava o desenvolvimento do grupo.
- O Agressivo é ter um comportamento defensivo, pois normalmente faz críticas maliciosas, tem explosão de agressão verbal, faz comentários crônicos com negativismo habitual e prefere ser “do contra” a tudo que se faça ou se discuta no grupo.
- O Verborragia que é aquela pessoa que fala demais. Não dá oportunidade para os retraídos falarem.
- O Obsessão é irritantemente preocupado com detalhes como horário rígido e técnicas de funcionamento.
Provavelmente, nos identificamos com algum desses comportamentos e identificamos colegas também. É natural e humano que em algum momento nosso ego fale mais alto, mas é humano também querer evoluir.
Mais do que vencer o “jogo”, ser time de trabalho é o maior desafio, requer disciplina, exercício diário, treino. Conviver com a diversidade de cada um, compartilhar, cooperar, ter um objetivo em comum, pode até ser difícil, mas vale à pena. Afinal ninguém gosta de comemorar sozinho.
Brasil, rumo ao hexa!
4 Comentários. Deixe novo
Adorei o assunto Giii =D
Eu identifiquei vários colegas de trabalho kkk
Beijos
Olá Thays!
Obrigada pela sua leitura e comentário. É sempre mais fácil identificar o comportamento indesejado no outro, no colega, no vizinho. Isso é comum, todos fazemos, porém é importante que o outro nos sirva de espelho para olharmos também nossos defeitos e ainda, poder corrigir e aprender com eles.
Abraço e boa semana!
Parabéns, gostei da objetividade e clareza do artigo. E obrigada por usar minha entrevista com rh.com.br
Abraços
Vera Martins
Autora dos livros Seja Assertivo! e Tenha Calma!
Olá Vera!
Agradeço pelo seu contato e também pela sua entrevista, que me inspirou para o artigo. Achei interessante porque você aponta comportamentos que atrapalham a formação de um time de trabalho, principalmente porque muitas vezes agimos de tal forma e nem nos damos conta, apenas dizemos que “algo” não funciona.
Com certeza vou procurar seus livros.
Um abraço e sucesso!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.