Quando se audita uma empresa que diz “ter qualidade”, são observadas características que vão muito além dos produtos e serviços oferecidos. “Ter qualidade”, não significa somente oferecer produtos bons ou prestar serviços excelentes. A qualidade de uma organização é medida pela maneira como seus gestores pensam e agem, e é isso que diferencia empresas comuns de empresas excelentes.
“Aumentar a lucratividade e melhorar a qualidade no atendimento de seus clientes”
“Ter qualidade” significa estabelecer uma abordagem sistêmica para a gestão de seu negócio de forma a assegurar o entendimento das necessidades do cliente consumidor. Dessa forma, a qualidade passa a ser encarada como um modelo, uma forma de criar valor não só para o cliente mas também para as demais partes interessadas.
Empresas mais atentas estão reavaliando seus princípios, competências e habilidades distintas. Hoje os empresários estão investindo cada vez mais em programas de gestão que tem como objetivo aumentar a lucratividade e melhorar a qualidade no atendimento de seus clientes. Embora esses programas não assegurem a fidelização dos mesmos, auxiliam diretamente os gestores na identificação de pontos, por onde a lucratividade da empresa “escoa”. Esses programas falam de planejamento e organização e, o que parece básico na gestão das empresas, ainda não ocorre na maioria delas.
Empresas que trabalham de maneira planejada e organizada evitam retrabalho, tem maior facilidade em perceber onde estão desperdiçando seus recursos e reduzem custos, alcançando melhores resultados.
Fundamentalmente, os programas de gestão baseados em planejamento e organização fazem com que os empresários pensem antes de agir, evitando ações erradas e custos desnecessários.
Recentemente foram publicados os resultados de uma pesquisa que mediu a percepção dos empresários que já implantaram programas de gestão em suas empresas. Os resultados são mostrados a seguir.
O planejamento e a organização (padronização) das atividades conduzem as empresas a um nível de qualidade diferenciado nos negócios. Investir na organização da empresa significa deixá-la pronta para enfrentar desafios maiores.
Pense nisso!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.