As startups estão mudando a relação entre investidores e empresas no Brasil.
Startups são pequenas empresas, especialmente na área de ciência e tecnologia, que nascem de um projeto inovador.
Em geral, a história é assim: uma pessoa ou um grupo tem uma ideia genial que dificilmente encontraria espaço nas instituições tradicionais. Algum investidor de capital de risco (que sabe que pode ganhar muito ou perder tudo) ou mesmo um fundo governamental aposta na ideia e aí começa a empresa. Esse tipo de trajetória, que se popularizou há uma década no Vale do Silício, nos Estados Unidos, com as companhias de internet, vem se tornando mais comum no Brasil.
“(…) modelo de negócio repetível e escalável”
Ano passado, a Finep, financiadora ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, destinou cerca de R$ 120 milhões a jovens empresas com esse perfil. O site de compras coletivas Peixe Urbano, por exemplo, fechou um acordo recente com dois fundos americanos que têm participações no Facebook e no Linkedin.
Entre os fundos que investem no Brasil está o IG Expansión, com sede em Madrid, investe em empresas com foco em mercados emergentes. Atualmente, já são quatro empresas com capital inicial da holding no Brasil. Também com preferência por empreendedores da área de tecnologia, o fundo latino-americano Kaszek é liderado por Hernán Kazah e Nicolas Szekasy, ex-executivos do Mercado Livre.
Facebook e Groupon são algumas empresas que receberam investimentos do Accel, fundo criado em 1983. A empresa de venture capital do Vale do Silício Benchmark Capital começou a investir no país em 2010 e hoje já são 22 empresas investidas pelo fundo no Brasil.
Uma startup é uma organização formada para encontrar um modelo de negócio repetível e escalável.
Quando se fala de modelo de negócio, trata-se de entender de forma clara e objetiva, como a empresa cria valor para os clientes. Qual sua estratégia, operação e modelo econômico.
Quando se fala de repetível e escalável, estamos falando que, após encontrar o modelo acima, ele deverá ser passível de repetição e escalonamento. Afinal, de nada adiantaria você encontrar um modelo que só funcionaria para um pequeno grupo de pessoas, certamente isso seria um modelo falho com passagem marcada para o insucesso.
Quando o modelo encontrado for repetível e escalável, bastaria então acelerar as aquisições de clientes para a empresa crescer. Resumindo, os investidores poderiam, na teoria, jogar um caminhão de dinheiro nesta startup, que ela rapidamente cresceria e traria ótimos resultados.
Abaixo algumas empresas, e suas atividades, que são ou que já foram startups. Todas são de grande sucesso:
TiVo
Uma empresa especializada em mídia, conteúdo e interatividade. Foi fundada no ano de 1997, em Alviso, na Califórnia. TiVo foi a grande empreendedora no entretenimento residencial. Criou o chamado DVR. A empresa ainda continua com grande sucesso entre os consumidores. TiVo é um modelo inovador de TV, pois o aparelho não permite que nada seja perdido, devido a um mecanismo de gravação.
HomeAway
Esta empresa lidera mundialmente os serviços on-line de aluguel de casas para as férias. HomeAway oferece uma grande diversidade de boas casas para alugar nas férias, e ainda, por um valor bem mais acessível que em tradicionais hotéis.
Cooliris
A Cooliris é uma organização que traz novidades no mercado de ferramentas para a internet. Com a Cooliris é possível, por exemplo, assistir episódios de TV, notícias entre outras coisas com uma interface que utiliza tecnologia em 3D.
Um dos maiores empreendimentos dos anos 90. Atualmente é uma grande organização que arrecada bilhões. O Google, conhecido mundialmente, está presente na vida de grande parte da população mundial. O seu sistema de buscas é o mais eficiente, traz uma quantidade possível sobre o assunto pesquisado.
Jamba Juice
Jamba Juice é reconhecida pela venda de bebidas que contém frutas e vegetais, consta com uma cadeia de restaurantes de bebidas naturais.
O Twitter é uma rede de relacionamentos pela internet que teve início em 2006. O Twitter é possível trocar mensagens em tempo real.
Ebags
Esta empresa é especializada no comércio pela internet de bolsas personalizadas. La possui uma grande quantidade de modelos de bolsas destinadas a pessoas de diferentes estilos.
Referências:
https://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI244271-17773,00-FEITO+NO+BRASIL.html
http://marcelotoledo.com/2011/05/09/startups-o-que-e-uma-startup/
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.