Em homenagem a Semana da Qualidade, aconteceu no início deste mês o V Seminário ABQ Qualidade, na FIESP, em São Paulo. O evento contou com a presença de grandes nomes da qualidade no Brasil, como Jorge Gerdau e Nigel Croft, e abordou temas atuais relacionados à tecnologia e Indústria 4.0.
O evento também foi transmitido via Web para mais de 2 mil inscritos, o que tornou o alcance de pessoas relacionadas à Qualidade ainda maior, lembrando da importância da aproximação entre profissionais e organizações interessadas.
O painel 1 do Claudio Miceli e Paulo Eduardo, sobre Big Data e Inteligência Artificial. Foi falado sobre cidades inteligentes e projetos que já acontecem no Brasil. A experiência de Carlos na UFRJ mostra como a simples digitalização de prontuários no hospital gerou vários benefícios e apresentou um projeto de coleta de dados de hortas caseiras de baixo custo (mais informações no site do LabNet da UFRJ).
Paulo discorreu sobre como a Inteligência artificial não se trata de uma ameaça, mas um desafio, fazendo paralelo com a revolução industrial, quando alguns grupos viram os teares como ameaças ao sustento do trabalhador, gerando revoltas sem sucesso (mais sobre o ludismo). Foi citado que o desafio atual é o uso ético da tecnologia (Leia mais sobre o tema aqui).
Assistir painel de Claudio Miceli e Paulo Eduardo.
Jorge Gerdau falou sobre a influência da digitalização na competitividade das indústrias e sobre a mudança de mindset necessária.
“Você até pode escolher o tipo de maratona que quer correr, mas se ficar de fora, vai perder com certeza”.
Falou também que toda empresa será de serviço, já que todo produto está atrelado a uma ou mais atividades. Citou também a necessidade de um trabalho conjunto nacional para a transformação digital e do E-Digital, disponível aqui.
Assistir palestra de Jorge Gerdau.
Em seguida, Cristiano Ferraz, da Target, mostrou o resultado de uma pesquisa nacional sobre a percepção da qualidade e sobre a digitalização ocorrida na Target.
Veja a palestra de Cristiano Ferraz da Target
Em seguida foi a vez de Kleber Nóbrega, sobre a preocupação na possível desumanização dos serviços, à medida em que são digitalizados.
Na palestra de Carlos Schauffer, foram citadas as organizações millenium, com intenção de atrair e reter mais jovens.
Veja o painel com Kleber Nóbrega e Carlos Schauffer.
Por último, Ana Cristina nos questiona como lidar com os desafios da nova era, com o “ser” no lugar do “ter”.
Assista a palestra completa de Ana Cristina Limões França.
Por fim, Dorothea Werneck fez um grande resumo comentado, fechando com a nova segmentação de idade, entre o adulto e o ‘velho’, chamada de “velhecente, que é o adolescente velho, que fala o que pensa, feliz da vida, transmite seus conhecimentos, e que tem uma enorme vantagem: não tem pai e mãe para controlar.”.
Acompanhe a fala de Dorothea Werneck.
Por fim, foi lida a carta da ABQ para o presidente eleito Jair Messias Bolsonaro, que pode ser acompanhada clicando aqui.
Você pode ver todos os vídeos das palestras aqui: http://www.abqualidade.org.br/Eventos/home.php?videos-abq
Abaixo, separamos algumas fotos:
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.