É ele quem admite e mantém as pessoas em sua equipe. É ele quem toma as decisões. É ele quem mostra o caminho, pensa estrategicamente e propõe soluções. Mas, também, é ele quem afunda a empresa. Quem mantém incompetentes ao seu lado, e quem “empurra com a barriga” os problemas. É ele quem manipula resultados, demite competentes com medo de perder o seu lugar. É ele quem nega a realidade e põe em risco a empresa ao não avaliar a real situação “dando um passo maior que a perna”. É ele quem quebra a empresa.
O verdadeiro líder é um maestro dirigindo uma orquestra.
Para se tornar um bom líder é preciso desenvolver algumas competências, independentemente do cenário em que você pretende atuar:
Desenvolva a visão de curto, de médio e de longo prazo
O líder precisa ter uma visão de futuro atraente e realista, com parâmetros bem definidos para a questão dos números. Assim, ele poderá inspirar e mobilizar a equipe por meio do compartilhamento de suas expectativas e as formas de alcançá-las.
Oriente-se para resultados em equipe
Além de ter uma visão futura bem definida, é necessário criar estratégias que envolvam as pessoas para o alcance de resultados extraordinários. Muitos profissionais em cargo de liderança falham com a equipe por dedicarem a sua atenção apenas com metodologias e números, esquecendo, assim, do desenvolvimento de competências.
Tenha bom senso de realidade
O líder tem que perceber que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado nunca são e nem serão como ele gostaria que fosse. Portanto, encarar a realidade e fazer não só o que gosta, mas o que é preciso ser feito para o sucesso dos negócios e da equipe é uma característica fundamental para um líder extraordinário e orientado para bons resultados, que permitam crescimentos na área profissional e pessoal.
Mantenha-se flexível
A flexibilidade ajuda um líder a fazer o que for preciso para alcançar os resultados esperados. Caso seja preciso mudar de rumo, treinar a equipe de uma forma diferenciada, ou até mesmo, colocar a mão na massa para solucionar um problema, ele terá que fazer. Estar preparado para modificar o caminho até o destino final é essencial.
Reconheça a equipe
O verdadeiro segredo de uma equipe de sucesso é a forma e a frequência com que um líder fornece feedbacks positivos. Uma dica para fortalecer o comprometimento da equipe está em agendar reuniões quinzenais para parabenizar a equipe e comemorar os resultados mais importantes do período.
Conheça a si mesmo
Muitos líderes frustram-se por não conhecerem o perfil das pessoas que formam sua equipe, mas antes é preciso buscar o auto-conhecimento. Aconselho a todo líder passar por programas de coaching, terapias, treinamentos, entre outros. Quando um líder conhece seu ponto fraco ele pode transformá-lo em ponto forte ou até mesmo contratar um braço direito para suprir sua necessidade, o grande desafio é que muitos não se permitem enxergar esses pontos a serem trabalhados.
O verdadeiro líder é um maestro dirigindo uma orquestra. Não somente na hora do concerto onde cada um já sabe o que tem que fazer, mas principalmente, na hora do ensaio, onde muita coisa dá errado. O líder precisa ORIENTAR, TREINAR, CONDUZIR, APRIMORAR, AJUSTAR, AFINAR até que todos saibam tocar a melhor sinfonia. Ótima semana e bom “ensaio” !
Referência
Carlos Cruz atua como Coach Executivo e de Equipes, Conferencista em Desenvolvimento Humano e Diretor da Up Treinamentos & Consultoria.
Site: www.carloscruz.com.br
3 Comentários. Deixe novo
Verdadeiramente a busca pela excelência quando o assunto se trata de liderança é feita com muito suor e por que não dizer lágrimas .
Chega a ser prazeroso quando colhemos os frutos .
A figura do coaching auxiliando o processo de crescimento e auto-conhecimento é essencial. Com um auxilio externo e profissional, focando em resultados, os pontos chave são desmistificados e uma série de dúvidas e manias que o profissional possue, e que podem estar atrapalhando seu crescimento, serão resolvidos.
Muito bom o post, valeu a leitura.
Olá Alexandre,
Agradecemos pela sua contribuição. Seja bem-vindo ao Blog da Qualyteam e continue participando.
Abraço!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.