Essa última semana, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais se tornaram palco de manifestações de milhares de cidadãos contra o aumento das passagens de ônibus.
Por meio das redes sociais milhares de internautas de todo o Brasil organizaram um grande protesto para difundir os dias e horário das manifestações, bem como fatos que ocorreram durante os atos (dos quais a mídia tradicional “não consegue” cobrir por inteiro) e suas opiniões.
Estes movimentos sociais em redes tomam o mundo e se expressam nos espaços públicos reais.
Cerca de 300 eventos contra a corrupção foram criados no Facebook e alguns deles com milhares de presenças confirmadas. As manifestações também foram divulgadas na rede de microblogs com as hashtags #todoscontraacorrupcao, #LutopeloBrasil, entre outras.
O papel das mídias sociais em protestos e revoluções tem sido frequente. As redes sociais são capazes de facilitar mudanças na sociedade e abrir espaço para vozes que nem sempre tem oportunidade de serem ouvidas.
O interessante é notar que os atos organizados e abraçados por um grande números de jovens possuem trânsito livre entre o mundo real e virtual. Tanto na organização dos atos de protesto como em suas repercussões, a utilização das mídias sociais como Facebook, Twitter, Instagram etc. tem tido um papel fundamental.
Há uma marca central em todos estes movimentos: uma forte e constante interação e conexão entre as redes sociais e suas ações físicas nos espaços urbanos reais.
Hoje estes movimentos sociais em redes tomam o mundo e se expressam nos espaços públicos reais. Perpassam os governos, as instituições políticas, os poderes, as representações, as empresas, os monopólios de mídia, as corporações e as entidades, parecendo não ser apenas a miséria, a ausência de democracia ou as crises econômicas os causadores destes desvanecimentos com tudo e com todos, que aparenta estar pondo fim ao contrato social de nosso tempo e exigindo um novo formato contemporâneo.
__________________________________________
Referencias:
http://vilamulher.terra.com.br/redes-sociais-facilitam-manifestacoes-populares-11-1-69-572.html
http://www.sul21.com.br/jornal/2013/06/movimentos-sociais-na-sociedade-em-rede/
http://www.cldigital.com.br/blog/uso-das-midias-sociais-nas-manifestacoes-do-rj-e-sp/
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.