Alta concorrência exige dos gestores um olhar clínico tanto para o mercado externo como o que ocorre internamente. Por isso manter a qualidade no centro dos processos permite gerenciar e controlar as ações dentro de casa é tarefa imprescindível para garantir melhor desempenho e influenciar positivamente na lucratividade das organizações.
A questão é que para ter bons resultados, processos não podem ser encarados de qualquer maneira. Ter visão macro e sistêmica para identificar gaps, entradas e saídas da organização evita que os gestores tomem decisões com base em percepções equivocadas, gerando instabilidade e insegurança para os stakeholders da organização.
Mas o que a sua empresa tem a ganhar implantando os conceitos da Gestão da Qualidade nos processos da organização?
Times engajados para melhores resultados
Ter nos processos da organização a Qualidade como pilar pode ser ser a diferença entre lançar um excelente produto que satisfaça seu cliente e produzir mercadorias abaixo do esperado. E isso não pode ser visto como uma responsabilidade isolada.
Para assegurar que o time esteja bem engajado, é igualmente importante que os líderes tenham um bom entendimento dos objetivos da qualidade. São eles que ajudarão a orientar a equipe através da execução dos planos de melhoria, então devem ser os primeiros a saber o que vai mudar e por quê, tomando decisões baseadas em evidências e dados.
Ter nos processos da organização a Qualidade como pilar pode ser ser a diferença entre lançar um excelente produto que satisfaça seu cliente e produzir mercadorias abaixo do esperado. E isso não pode ser visto como uma responsabilidade isolada.
Exemplo prático
Quer um exemplo? Uma indústria é criteriosa quanto ao processo de produção de determinado produto com matérias-primas de qualidade, mas a logística do produto é muito ineficiente e o pós-venda também deixa a desejar.
E como num efeito dominó, o cliente recebe um produto com atraso ou com embalagem danificada, que reflete em uma reclamação nos canais da empresa, retrabalho e prejuízo com a substituição do produto. E dependendo do caso até a perda do cliente final.
Falamos de uma única situação hipotética, agora pense isto acontecendo diariamente. Quanto resultaria em despesa para empresa ao total de um mês? E no final de um ano de trabalho?
Isso mostra que se todos os setores da empresas, desde a gestão de pessoas, produção até logística, não estiverem engajados e alinhados quanto às suas responsabilidades, todas as partes interessadas do negócio são diretamente impactadas.
O cliente por receber um produto abaixo do esperado. A alta direção pelos prejuízos que acarretaram os processos mal gerenciados. Os colaboradores por terem que fazer retrabalho e nem sempre ter um direcionamento adequado, gerando insegurança e insatisfação.
Olhar fino para erros nos processos
A melhoria de processos requer cooperação de todos os níveis de gestão. Quando sua empresa olha a qualidade como um objetivo a ser perseguido em cada etapa, utiliza dados para analisar não conformidade e a causa raiz das mesmas, investindo em ações para que não se repitam novamente.
E como já falamos anteriormente, equipe engajada com este conceito saberá identificar naturalmente oportunidades para eliminar o desperdício e consequentemente aumentar a receita para a empresa.
Operações inconsistentes são inimigas de uma boa gestão. Sem processos padronizados, sua organização não garante bons produtos nem melhora a eficiência. Além disso, os custos com não conformidades trarão prejuízos significativos para organização em médio e longo prazo.
Gestão eficaz de inovações
Empresas apostam em inovação para aumentar a vantagem competitiva, diversificando e ampliando a gama de negócios para acelerar o crescimento.
Mas estar atento às ações de melhoria contínua é a maneira mais eficaz de acelerar o crescimento e a lucratividade. Resolver um problema na fase do design do produto, por exemplo, é muito mais barato do que consertá-lo na produção, e consertá-lo na produção é muito mais barato do que consertá-lo depois de lançado.
Mas uma inovação rápida e com abordagem voltada à qualidade não é um processos simples. Requer uma compreensão das mudanças executadas, participação de uma equipe multifuncional na área para assegurar que o produto ou serviço seja adequado para o propósito.
Portanto, não hesite em se apoiar nos conceitos da Qualidade de forma sistemática e padronizada para promover a inovação de forma sustentável.
Qualidade nos processos reflete no sucesso da empresa
Nos processos de gestão, mensurar indicadores é essencial para impulsionar a melhoria contínua. Acompanhar se as entregas são realizadas no prazo, por exemplo, apoiam esforços de melhoria, ações corretivas e preventivas.
Acessar regularmente dados precisos, confiáveis e de boa qualidade possibilita que os processos dentro da sua empresa sejam mais assertivos.
Organizações com práticas de gerenciamento de dados ineficazes lidam com qualidade de produto inconsistente, ineficiências operacionais, riscos de conformidade, baixa satisfação do cliente e baixa lucratividade.
Leia também: Abordagem de Processos: 8 práticas para aplicar na sua empresa
Qualidade nos processos: o que diz a ISO 9001?
Segundo o requisito 4.4 da ISO 9001, que trata do Sistema de Gestão da Qualidade e seus processos,
A organização deve determinar os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade e sua aplicação na organização e deve:
a) determinar as entradas requeridas e as saídas esperadas desses processos;
b) determinar a sequência e a interação desses processos;
c) determinar e aplicar os critérios e métodos (incluindo monitoramento, medições e indicadores de desempenho relacionados) necessários para assegurar a operação e controle eficazes desses processos.
d) determinar os recursos necessários para esses processos e assegurar a sua disponibilidade;
e) atribuir as responsabilidades e autoridades para esses processos;
f) abordar riscos e oportunidades conforme determinados de acordo com os requisitos de 6.1;
g) avaliar esses processos e implementar quaisquer mudanças necessárias para assegurar que esses processos alcancem seus resultados pretendidos;
h) melhorar os processos e o sistema de gestão da qualidade.
Para uma empresa que busca ter normas da qualidade como base para organização de seus processos e tem intenção de obter uma certificação, é fundamental a empresa definir quais são os processos importantes para o SGQ, como estão estruturados em termos de recursos e como se relacionam entre si, além dos resultados esperados.
Conclusão
Manter a qualidade no centro dos processos é imprenscindível para as empresas que buscam manter-se competitivas no mercado, por meio de uma estratégia robusta e sustentável a longo prazo.
Isto impacta diretamente na satisfação do cliente e em como a empresa irá gerir sua lucratividade
A empresa só tem a ganhar com pensamento voltado à melhoria contínua. Isto inclui desde times engajados para melhores resultados, olhar fino para erros no processo, gestão eficaz de inovações.
Mas lembre-se: para mensurar a melhoria contínua, é necessário olhar para os principais KPIs a fim de garantir de forma mais assertiva os resultados do processo.