Você sabe o que é déficit de atenção virtual? Eu não tinha ouvido falar desta forma e, nada mais adequado do que o nome para a perda de foco no trabalho (por causa da Internet).
Além de todos os outros motivos para distração, como interrupção de colegas, telefone, pausa para o café, a internet apesar de ser a principal ferramenta de informação, comunicação e interatividade utilizada nas empresas, é também a maior causadora da perda de foco no trabalho.
A utilização da internet sem restrições ainda é uma grande polêmica nas organizações. Existe uma recente pesquisa realizada pela Universidade de Melbourne, na Austrália que aponta que a navegação na Web por diversão aumenta os níveis de concentração e torna o trabalho mais produtivo. Enquanto isso, grandes empresas fazem altos investimentos em Tecnologia da Informação a fim de impedir o acesso de colaboradores a e-mails pessoais, blogs, páginas de relacionamento e sites de entretenimento como o YouTube.
Acredito que o nosso desafio é saber dosar o uso da internet e evitar seus inúmeros estímulos. Hoje é praticamente impossível trabalhar sem estar conectado. Basta lembrar o que acontece quando “cai a conexão” ou o “sistema fica fora do ar”. Vem aquela sensação de desespero, de estar “perdendo” tempo e informação. É como se ficássemos pendurados para o lado de fora da janela do mundo.
Para colaborar com esse desafio, fiz uma pesquisa e encontrei dicas interessantes na própria net que podem ser muito úteis fazer dessa ferramenta um benefício para o nosso trabalho na empresa.
1 – Esconda a barra de tarefas do Windows
A maioria dos ladrões de atenção mora na barra de tarefas do Windows. É lá que aparecem os alertas alaranjados do Messenger, as notificações de e-mail do Outlook e vários outros apitos. Clique com o botão direito sobre a barra, escolha Propriedades e marque a opção “Ocultar automaticamente a barra de tarefas”. Pronto. Mil distrações a menos no seu desktop.
2 – Feche o Outlook
Dependendo da versão do Outlook, nem adianta esconder a barra de tarefas, os alertas vão continuar a aparecer. A saída mais simples, então, é fechar de vez o cliente de e-mail e decidir checá-lo apenas quando você terminar uma tarefa. É como o biscoito dado para o cachorro que faz o truque direitinho.
Para quem manda muitos e-mails e quer fugir dos alertas, o caminho é: Ferramentas > Opções > Opções de email > Opções de Email Avançadas. Depois, na janela que aparece, desmarque Exibir um Alerta de Novo Email na Área de Trabalho (apenas Caixa de Entrada padrão).
3 – Cronometre o desperdício
Você acha que os sites com notícias de futebol, os joguinhos do Facebook e o Twitter já viraram uma obsessão que atrapalha a sua jornada de trabalho?
- Se você usa o Firefox, use o plugin Keep an Eye e veja quanto tempo você passa com cada site aberto. A partir daí, você deve se policiar e limitar o tempo perdido com as distrações.
- Se você usa o Chrome, pode instalar a extensão StayFocusd, que além de cronometrar as visitas, bloqueia o site depois de um tempo predefinido.
- Se você usa o Internet Explorer, mude de browser, pois ele é tão lento que o desperdício de tempo é com a demora no carregamento das páginas.
O ideal seria poder contar com a responsabilidade de cada um e bom senso para que o uso dessa poderosa ferramenta nas horas de trabalho fosse para agregar valor à atividade profissional e, nas horas de folga e após o expediente, para tratar de assuntos pessoais e se divertir, mas a tentação é grande.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.