Atender aos requisitos, otimizar cronogramas, gerenciar projetos, analisar cuidadosamente os custos, fazem parte da rotina das empresas, porém, torná-las competitivas e líderes de mercado, exige muito mais.
As empresas convenceram-se de que, para gerenciar a crescente demanda e complexidade dos processos operacionais é fundamental ampliar o nível do controle sobre todos os projetos existentes. A automação das atividades, assim como a gestão do conhecimento, um dos maiores recursos competitivos nos dias de hoje, são essenciais para a tomada de decisões em todos os níveis de uma corporação.
“A arte do gênio é a habilidade de reduzir o que é complicado a algo simples.” C.W. Ceran
Os softwares são bens ativos, dinâmicos que permitem o compartilhamento dos processos e estratégias. Desenvolvidos para assegurar que as empresas sistematizem a capacidade de capturar, armazenar, gerar, criar, analisar, traduzir, compartilhar e fornecer a informação exata de maneira rápida e precisa.
O ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, foi criada para definir toda uma classe de ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente.
Dessa forma, as empresas desenvolvedoras de softwares, precisam ser cada vez mais criativas para examinar abordagens ágeis de desenvolvimento e reformular os métodos historicamente dominantes. Assim, surgem também os softwares para gestão do sistema da Qualidade.
O SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), já foi conhecido pela dificuldade de implantação e manutenção, por ser baseado em normas, padrões e procedimentos que são validados constantemente pelas auditorias. Com um bom software de apoio este processo pode ser facilitado e simplificado o controle efetivo através do gerenciamento de vários aspectos inerentes ao SGQ como: não-conformidades, ações corretivas e preventivas, gestão de pessoas e indicadores, gestão de documentos e registros.