De um dia para o outro estamos todos em home office. O cenário repentino do avanço da pandemia COVID-19 (ou coronavírus) fez com que as empresas dos mais diversos segmentos tivessem que repensar a toque de caixa o formato de trabalho.
O trabalho realizado com o time reduzido e que administra apenas as atividades básicas, a pouca entrada de recursos financeiros, tem resultado na insegurança de realizar um novo investimento em momentos de instabilidade econômica.
Mas como a Gestão da Qualidade pode auxiliar em um cenário adverso?
Conheça os principais motivos que levam a Gestão da Qualidade a ser uma aliada em momentos de crise e por que em momentos como este é um grande investimento para ganhar vantagem competitiva.
Gestão da Qualidade como aliada
Projetos voltados ao sistema de gestão de qualidade ainda são vistos como um gasto secundário frente a tantas outras questões a serem vistas. Afinal, o ideal é ver como o mercado irá se comportar para verificar se o investimento com a qualidade é viável, certo?
ERRADO!
Veja por que a gestão de qualidade pode ser uma grande aliada e não um custo adicional para a empresa em um momento de instabilidade.
Otimiza processos para economizar tempo, dinheiro e recursos
Gestão da Qualidade é estratégica para a decisão das empresas. E para aquelas que ainda tem dificuldades com a gestão de processos é uma boa oportunidade para iniciar e manter as atividades mais integradas.
A partir do momento que você consegue ajustar estas padronizações, também encontra melhor rentabilidade ao mesmo tempo que economiza recursos diante de um possível cenário de crise.
Tecnologia na otimização de processos
Para dar velocidade na otimização de processos, usar a tecnologia é primordial. Concentrando todas as ações em um único ambiente online, facilita a execução e maior controle de toda a equipe, automatizando tarefas e delegando responsabilidades.
Assim, você tem mais chances de superar desafios ao fazer uso de um sistema que te permite flexibilidade para desenvolver as ações e acompanhar os resultados a qualquer momento.
Assegura a satisfação de clientes
Com um Sistema de Gestão de Qualidade alinhado e com todos os processos e metodologias de negócio sistematizados, você pode (e deve!) monitorar a percepção dos clientes quanto às suas expectativas atendidas.
Segundo o relatório sobre o cenário global de atendimento ao cliente realizado pela Microsoft, 61% dos entrevistados não hesitam em mudar de marca por questões relacionadas ao mau atendimento.
Os números comprovam algo que enquanto consumidores vivenciamos no dia a dia. O cliente não hesita em abandonar sua empresa se você não oferecer um produto ou serviço de qualidade.
Ter indicadores e processos mapeados, assim como manter decisões com foco no cliente, resulta em um serviço otimizado e com menos falhas. Assim, é possível garantir uma melhor experiência ao usuário, melhorando o relacionamento entre empresa e cliente.
Minimiza custos com ações preventivas e tratamento de não conformidades.
Saber lidar com não conformidades pode ser o diferencial para uma empresa que busca minimizar custos e prevenir problemas. Nesse sentido, a organização deve ter um comportamento proativo e não reativo.
Com um sistema de gestão de qualidade bem estruturado, a empresa pode construir planos de ação para a solução de problemas. Ou seja, pode ter estruturado todo o planejamento, execução e avaliação.
Dessa forma, diminui a incidência de não conformidades, tratando e eliminando a causa raiz, ajudando a manter os processos de qualidade mais eficazes, alocando- os em melhoria contínua, ao invés de focar em correções de erros repetitivos. Isso sem contar o melhor tratamento de ações corretivas e preventivas.
Por que é a hora de investir na qualidade?
E é por conta deste mercado que estará cada vez mais disputado daqui pra frente que a implantação de um SGQ, está longe de ser uma despesa. Pode ser o grande salto que destacará a qualidade dos produtos da empresa e o quanto ela se preocupa em oferecer o melhor para o cliente.
Em um mercado altamente competitivo, não há mais espaço para empresas que ainda contam com ações truncadas e que gerem retrabalho ou que não possam contar com sistemas em nuvem para a continuidade das ações.
Isso também inclui prejuízos por má gestão documental, falta de gestão de riscos e readequações ao modo de trabalho. Nada mais deve mais ficar em segundo plano , com o risco da organização também ficar em segundo plano na preferência do cliente.
Conclusão
Seja no trabalho remoto ou não, as empresas não podem parar. Este novo momento que estamos vivendo em nível global requer das empresas uma avaliação urgente dos seus processos internos e como superá-los em eventos inesperados.
Implantar um Sistema de Gestão de Qualidade é transformar uma cultura organizacional que proporcionará uma nova visão sobre o negócio e como a marca se relaciona com o mercado.
É o momento dos gestores engajarem todos os colaboradores para transformar os processos da empresa e tornar os sistemas de qualidade altamente eficazes para que possam entregar o melhor para o cliente.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas!