Muitas empresas decidem iniciar um processo de gestão da qualidade como forma de estratégia de marketing para responder a uma demanda do mercado. Inicialmente vislumbram a ISO 9001 como um selo que atesta certificação internacional de qualidade que reflete credibilidade e expertise.
No entanto, a partir do momento em que percebem o sistema de gestão como um fator organizador e o potencial aumento da performance da gestão, a certificação torna-se conseqüência, explica Ellen Stefania Viera Tambosetti , responsável pelo setor de qualidade de uma das maiores construtoras de Santa Catarina.
“Padronização dos processos e a rapidez no fluxo das informações (…) benefícios percebidos pela organização”
Quando assumiu o setor de qualidade, Ellen decidiu enfrentar todos os desafios que viriam pela frente. “Não vamos apagar incêndio, nem ocultar as não conformidades. Ao contrário, nosso trabalho é dar visibilidade ao processo para entender os desvios e propor melhorias”.
Ellen reconhece que existem muitas dificuldades quando surgem novas regras que mudam o funcionamento (viciado) de uma empresa. Infelizmente ainda muitas pessoas tem uma ideia de que o sistema de gestão da qualidade não passa de burocracia que engessa os processos e inviabiliza a tomada de decisão.
Com muito estudo e esforço, a engenheira conseguiu provar o contrário, ganhou mais espaço e adeptos à cultura da qualidade. Ellen atribui este sucesso ao apoio e envolvimento dos líderes, que criaram um comitê da qualidade no qual cada departamento tem seu representante.
“É gratificante quando o grupo entende e identifica não conformidades como oportunidades de melhoria”, confessa.
A EMBRAED conquistou a certificação ISO 9001 em fevereiro de 2010 e está voltada para melhoria contínua de sua gestão, oferecendo aos seus clientes o melhor da construção civil de alto padrão, com tecnologia, segurança e o máximo de qualidade. O grupo hoje conta com outras duas empresas, uma na área de fundações e outra no segmento de decoração.
Ellen refere que a padronização dos processos e a rapidez no fluxo das informações para a tomada de decisão estão entre os maiores benefícios percebidos pela organização após a implantação do SGQ. Percebe ainda que houve melhoria na comunicação interna e maior comprometimento e motivação dos colaboradores para alcançar um próximo nível de certificação.
“Apesar de tantos requisitos a serem atendidos, o resultado da última auditoria externa foi satisfatório”, comemora a engenheira.
Além do apoio da alta diretoria, que é fundamental, tornar o processo visível, tangível e transparente são “dicas” de sucesso da engenheira. “Para comprar a ideia, é importante que todos visualizem os resultados com clareza”, explica Ellen.
Agradecemos a Embraed e a engenheira Ellen pela entrevista e desejamos sucesso e MELHORIA CONTÍNUA!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.