1. Defina o objetivo da parceria
Avalie quais são os principais propósitos dessa estratégia: o intuito da aliança é melhorar a logística da empresa? Reduzir custos? Aumentar as vendas? Afinal, qual é o seu real interesse nessa parceria?
Observe o mercado e analise que tipo de negócio seria vantajoso para seus clientes atuais
2. Identifique as pretendentes à parceria
A escolha da parceira tem de estar vinculada à sua área de atuação. Ela deve trabalhar com operações que possam oferecer complementos estratégicos a sua atividade. Analise quais valores essa possível parceria poderá agregar em cada elo (distribuidores, atacadistas, varejistas, consumidores finais, entre outros). Você também pode recorrer à contratação de um consultor especializado que o orientará tanto na escolha da empresa como no restante do processo.
3. Identifique os prós e contras
Observe o mercado e analise que tipo de negócio seria vantajoso para seus clientes atuais e o que você receberia em troca. O ideal é pesquisar a empresa antes de propor uma parceria. Então, conheça suas visões de futuro, seus anseios de crescimento, suas formas de gestão e filosofias. Com os critérios em mãos, fica mais fácil constatar se vale a pena uma aliança com essa organização.
4. Levante os custos
Uma aliança pode proporcionar ganhos, mas também pode gerar despesas. Uma delas é a contratação de um advogado para analisar os riscos e elaborar um contrato estabelecendo a parceria.
5. Faça a proposta
É hora de contatar a outra parte e vender a idéia. Negocie as condições para a equivalência dos ganhos. É muito importante que ambas as partes tenham objetivos comuns.
6. Elabore o contrato
Com o suporte do advogado, defina as regras da parceria em um contrato. Por menor que seja a ação em conjunto, você precisa se proteger de eventuais problemas, além de determinar as responsabilidades das empresas envolvidas.
7. Determine um cronograma
Todo projeto precisa de um prazo determinado, com início, meio e fim. Planeje esse cronograma com a empresa parceira.
8. Defina uma equipe
Estipule quem ficará à frente do projeto e defina as respectivas operações. Uma parceria bem-sucedida depende também de profissionais comprometidos e cientes de suas responsabilidades.
9. Acompanhe os resultados
Desenvolva um processo de acompanhamento dos resultados e reavaliação das ações por meio de relatórios diários.
10. Avalie os benefícios da parceria
Faça uma avaliação para constatar os ganhos e benefícios em relação à situação anterior a parceria. Caso os resultados tenham sido positivos e benéficos, pense em uma renovação do contrato ou em novas parcerias.
A Qualyteam promove continuamente a estruturação de sua rede de parceiros, formada por empresas, instituições e profissionais dispostos a contribuir com a difusão, comercialização e implantação de soluções voltadas a Gestão da Qualidade.
Acesse nosso site e conheça a
Qualyteam
Ótima semana!
____________________________________________
Referências
Fonte:
http://www.vendamais.com.br
http://www.ntcelogistica.org.br/arquivos/qualidade/relparcerias.pdf]]>