Cinco emoções nascidas pelo uso da internet
(Por Guilherme Felitti)
O estudante de design Pei-Ying Lin criou um infográfico para tentar denominar cinco emoções nascidas pelo uso de internet. Você já deve ter experimentado todas (eu já) e nenhuma delas foi exatamente agradável. Ao contrário do primeiro infográfico, todos os sentimentos básicos conectados a estas novas emoções digitais são ruins (menos luxúria). Estão lá “ansiedade”, “desespero”, “tormenta”, “raiva”, “vergonha” e “isolamento”. Lin não se preocupar em tipificar: em vez de inventar um nome, ele simplesmente descreve as emoções. Por exemplo: “uma pontada vaga e perturbadora de ansiedade ao redor de uma janela de mensagem instantânea que travou”, ligada a “ansiedade” e “tormenta”.
Ou “a colisão automobilística entre apetite e desconforto sentida simultaneamente ao usar a internet para procurar e consumir informações ou imagens que podem ser consideradas indecorosas ou inapropriadas”, ligada a “vergonha” e “luxúria” – esta é para qualquer um que já tenha caído na tentação de buscar online informações sobre ex-namorados(as) e tenha sentido, quase que imediatamente, uma ressaca moral devastadora.
É uma impressão pessoal: parece que o sentimento mais atrelado ao uso que fazemos da tecnologia é a ansiedade. A especialista em etiqueta digital Julie Spira chama isto de “Social Media Anxiety Disorder” e bolou um teste simples para tentar indicar se seu uso de mídia social pode ser mais fonte de angústia que prazer.
O segundo infográfico de Lin lembrou uma imagem que rodou a internet também no começo do ano: “Os ícones que estragam seu dia”. Estão ali a carinha desapontada que o YouTube mostra quando não carrega o vídeo, a pastinha morta de quando sua aba no Chrome morre, o sinal fraco do celular e do WiFi, os ícones de quando o PC está prestes a travar e, no fim, dois que sintetizam muito bem por que “ansiedade” aparece ligada a dois dos cinco sentimentos digitais que Lin tentou explicar: a mensagem não entregue e a mensagem entregue (mas não respondida) do WhatsApp.
Se as questões disseram mais a seu respeito do que você gostaria, talvez seja hora de uma rehab tecnológica.
________________
fonte:
http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/tecneira/2013/04/01/os-novos-sentimentos-ainda-sem-nome-criados-pela-vida-digital/
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.