Alguma coisa não anda bem. Você está se sentindo desconfortável com o atraso insistente de um colaborador. Você percebe que ele não está conseguindo cumprir prazos. Ele é o colaborador que melhor atende aos clientes, é atencioso, prestativo, empático, uma boa pessoa, mas seu desempenho caiu nos últimos 2 meses e ele não está correspondendo às suas expectativas.
Você está cansado, sente-se sobrecarregado com as atividades do seu trabalho. Sabe que tem que cumprir prazos e resolver as pendências dos clientes. Não consegue relaxar quando volta para casa no final do expediente. Seu chefe cobra resultados e não enxerga o volume de trabalho e ele, que antes era um modelo de liderança para você, anda carrancudo e mal humorado.
____________________________
O que está acontecendo nesta empresa?
A mesma coisa que acontece em todas as outras. Falta de comunicação interpessoal, ou seja, mais especificamente falta de feedback.
Feedback é o procedimento que consiste no provimento de informação à uma pessoa sobre o desempenho, conduta, eventualidade ou ação executada ou segundo Fela Moscovici, feedback é um processo de ajuda para mudanças de comportamento; é comunicação a uma pessoa, ou grupo, no sentido de fornecer-lhe informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas.
Através dele que o gestor pode explicar aos funcionários como aprimorar suas habilidades; corrigir desvios de comportamento e de atividades; reforçar as ações corretas; melhorar a motivação e auto-estima das pessoas e das equipes; e orientar sobre o que é esperado, metas e objetivos a alcançar.
Na maioria das empresas, ainda é encarado como uma prática que se restringe a críticas, correções e “puxadas de orelha”, sendo temido e visto como um instrumento contrário ao que deveria ser. No entanto, quando bem realizado, pautado em afirmações ponderadas, justas e sérias, o feedback tende a ser visto com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do outro. Segue, algumas dicas de:
Como conduzir o feedback de forma construtiva:
SEJA ESPECÍFICO
Procure focar comportamentos e atitudes específicas. Evite a generalização. Em vez de dizer: “Sua atitude é negativa”; diga: “Estou preocupado com sua atitude em relação ao trabalho. Você chegou meia hora atrasado para a reunião de ontem e comentou que não havia lido o relatório preliminar sobre o que estávamos discutindo. Hoje você diz que vai sair três horas mais cedo para ir ao dentista”.
MANTENHA UMA POSTURA IMPESSOAL
O feedback deve ater-se a tópicos de trabalho. Nunca se devem fazer críticas pessoais por causa de uma ação inadequada. Nunca chame alguém de imbecil ou incompetente, mas aponte de forma direta o erro cometido, sem atacar a pessoa.
ESCOLHA O MOMENTO CERTO
O feedback faz mais sentido para o receptor quando é fornecido pouco tempo após o comportamento sobre o qual se espera retorno. Tanto o elogio, quanto a crítica. Não guarde por meses algo importante a dizer. Faça o mais breve possível, estando atendo ao local adequado e pessoas envolvidas.
USE MODERADAMENTE
Em geral, as pessoas tem dificuldade em receber feedback. Mesmo o positivo. Sendo assim, procure utilizar esta ferramenta quando realmente tiver algo a dizer, corrigir ou elogiar. O excesso faz com que as pessoas criem mecanismos de defesa e passem a não dar valor.
DÊ TEMPO PARA O OUTRO
Em vez de elogiar e criticar tudo ao mesmo tempo, separe claramente o que está bom daquilo que precisa ser melhorado. Dê tempo para a pessoa pensar, refletir e analisar.
Esteja preparado também para receber feedback e ouvir coisas que nem sempre serão agradáveis. É importante que não se crie uma reatividade negativa, já que, ao contestar sempre o que lhe dizem, você está ampliando sua “área cega”: não ouve, não reconhece erros, não cria condições para a mudança nem abre espaço para o novo.
Dicas para receber o feedback:
OUÇA COM ATENÇÃO
Não interrompa e ouça o que seu interlocutor está realmente dizendo e não o que você supõe que ele vai dizer. Procure entender o que está sendo dito, ao invés de se colocar na defensiva e se concentrar na resposta que dará. Em dúvida, faça perguntas para esclarecer.
MENTE ABERTA
Isso significa ser receptivo a novas idéias e diferentes opiniões. Freqüentemente, há mais de uma maneira de fazer algo e outras pessoas podem ter um ponto de vista completamente diferente sobre um assunto. Você pode aprender algo de valioso.
REFLITA E DECIDA O QUE FAZER
Avalie honesta e objetivamente o valor do feedback, as conseqüências de usá-lo ou ignorá-lo. A escolha é sua. Se você discorda do feedback, considere pedir as opiniões de outras pessoas. O bom feedback é aquele que faz você pensar e depois mudar.
Dar e receber feedback é um exercício. Na medida em que se pratica, aprende-se a fazer melhor. Quanto mais você solicita feedback e tem disposição para recebê-lo, mais apto ao desenvolvimento você está.
Ver-se por meio do outro pode ser um bom caminho para o seu desenvolvimento e crescimento profissional.
______________________________
Veja também:
http://www.portalerh.com.br/portal2006/artigos/edicao19.asp
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.