Blog
Gestão e liderança

Não, não tenho muito risco por aqui não….

Por: Qualyteam

23 jun 2014 • 1 min de leitura

Equilíbrio

  • Você já trabalhou com o cliente no passado?
  • O cliente possui uma sólida idéia sobre suas necessidades? Ele reserva algum tempo para descrevê-las?
  • O cliente concorda em reservar tempo para participar de sessões de identificação e descoberta de requisitos?
  • O cliente está disposto a estabelecer vínculos de comunicação com a equipe de desenvolvimento?
  • O cliente concorda em participar de revisões de fim de fase do projeto?
  • Qual é o domínio do cliente na área do produto?
  • O cliente entende os processos de desenvolvimento de sistemas?
  • O cliente tende a criar resistência para participar de trabalhos técnicos detalhados junto à equipe de desenvolvimento?
  • O cliente tende a trazer, com muita freqüência, novos requisitos durante o desenvolvimento do sistema?
  • Com uma visão clara e madura dos riscos associados a cada projeto de uma organização, fica evidente onde devem ser concentrados os esforços para garantir o sucesso dos projetos de desenvolvimento de sistemas. Autor: Marcelo Jacintho]]>

    Avalie esse post
    Compartilhe

    Respostas de 5

    1. Por favor, preciso de ajuda, se puderem me tirar essa duvida serei muito grato.
      Recentemente assumi o controle de qualidade de uma organização certificada, no que fiz de auditoria fui orientado a guardar registros de até dois anos, porém na matriz de registros aqui da empresa a disposição de descarte da maioria dos registros é de seis meses, a auditoria se aproxima e não sei o que fazer.
      abraços

      1. Olá Rafael, pedi ajuda ao nosso consultor e auditor da qualidade, Ivan Gonçalves e ele me passou o seguinte:
        O tempo de retenção dos registros é definido pela empresa (normalmente o RD), em função de legislação (no caso de uma contabilidade: alguns registros precisam obrigatoriamente ser guardados até 30 anos para atendimento a legislação trabalhista) ou da percepção do gestor.
        Para o caso de nosso amigo Rafhael há duas alternativas (desde que a orientação para arquivamento dos registros por até dois anos não siga nenhuma legislação específica):
        1 – Ele altera a matriz de registros da empresa para dois anos e segue o que foi orientado a fazer ou
        2 – Ele descarta os registros com mais de seis meses e atende o que a matriz estabelece.
        Lembre-o que a definição é dele (salvo em caso de atendimento à legislação). O que é necessário é a consistência entre o que diz a matriz e o que ele faz na prática.
        Esperamos tê-lo ajudado!
        Abraço e ótimo trabalho!

    2. Rafa,
      O organização define o tempo de retenção e descarte do registro, normalmente quem determina este tempo é o gestor do processo junto com a gestão da qualidade. A questão é quanto tempo reter um registro? Depende do impacto que este registro tem no sistema de qualidade e no produto. Por exemplo uma ordem de compra pode ser retida por um mês após o recebimento do pedido, já um relatório de validação do produto deveria ficar retido pelo tempo de produção do produto + 5 anos por exemplo.
      Conte comigo

    Deixe um comentário

    Qualyteam

    Atuamos no planejamento e desenvolvimento de softwares para gestão da qualidade. Conceitos como Excelência, Simplicidade e Melhoria Contínua formam a missão da Qualyteam: Facilitar a Gestão da Qualidade.

    Leia também

    Gestão de Não conformidades

    O que a Teoria das Janelas Quebradas ensina sobre tratamento de não conformidades

    Pequenas falhas ignoradas tendem a se multiplicar e causar grandes prejuízos. Essa é a essência da Teoria das Janelas Quebradas, desenvolvida pelos criminologistas James Q. Wilson e George Kelling.  Embora sua origem esteja no campo da segurança urbana, seus princípios têm aplicações diretas na gestão da qualidade e, principalmente, no tratamento de não conformidades dentro […]

    Ferramentas da Qualidade

    5 porquês na prática: passo a passo para aplicar essa técnica

    A técnica dos 5 Porquês é um dos métodos mais simples e eficazes para análise de causa raiz.  Ela é amplamente utilizada em sistemas de gestão da qualidade, especialmente aqueles certificados pela ISO 9001:2015. A norma exige que as organizações realizem ações corretivas eficazes, com base na identificação da causa raiz dos desvios.  A seção […]

    Gestão de Documentos

    Gestão de Documentos: o que é e como fazer

    A gestão de documentos é uma prática estratégica e indispensável para empresas de todos os portes e setores. Ela contribui para manter a integridade, organização, segurança e conformidade das suas informações.  Com o crescimento exponencial de dados e a digitalização dos processos, é essencial ter um sistema eficiente para armazenar, acessar, proteger e usar arquivos […]

    Qualyteam News

    Assine nossa Newsletter e receba as principais informações sobre gestão da qualidade direto em sua caixa de entrada.