Pequenas falhas ignoradas tendem a se multiplicar e causar grandes prejuízos. Essa é a essência da Teoria das Janelas Quebradas, desenvolvida pelos criminologistas James Q. Wilson e George Kelling. Embora sua origem esteja no campo da segurança urbana, seus princípios têm aplicações diretas na gestão da qualidade e, principalmente, no tratamento de não conformidades dentro […]
A técnica dos 5 Porquês é um dos métodos mais simples e eficazes para análise de causa raiz. Ela é amplamente utilizada em sistemas de gestão da qualidade, especialmente aqueles certificados pela ISO 9001:2015. A norma exige que as organizações realizem ações corretivas eficazes, com base na identificação da causa raiz dos desvios. A seção […]
A gestão de documentos é uma prática estratégica e indispensável para empresas de todos os portes e setores. Ela contribui para manter a integridade, organização, segurança e conformidade das suas informações. Com o crescimento exponencial de dados e a digitalização dos processos, é essencial ter um sistema eficiente para armazenar, acessar, proteger e usar arquivos […]
Assine nossa Newsletter e receba as principais informações sobre gestão da qualidade direto em sua caixa de entrada.
4ª Avenida, nº 560, Sala 303 - Balneário Camboriú, SC - CEP: 88330-110 / Caixa Postal: 1030
Para clientes Qualyteam
(047) 3047-7322
Qualyteam © 2024. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por GH Brandtech
Respostas de 5
Por favor, preciso de ajuda, se puderem me tirar essa duvida serei muito grato.
Recentemente assumi o controle de qualidade de uma organização certificada, no que fiz de auditoria fui orientado a guardar registros de até dois anos, porém na matriz de registros aqui da empresa a disposição de descarte da maioria dos registros é de seis meses, a auditoria se aproxima e não sei o que fazer.
abraços
Olá Rafael, pedi ajuda ao nosso consultor e auditor da qualidade, Ivan Gonçalves e ele me passou o seguinte:
O tempo de retenção dos registros é definido pela empresa (normalmente o RD), em função de legislação (no caso de uma contabilidade: alguns registros precisam obrigatoriamente ser guardados até 30 anos para atendimento a legislação trabalhista) ou da percepção do gestor.
Para o caso de nosso amigo Rafhael há duas alternativas (desde que a orientação para arquivamento dos registros por até dois anos não siga nenhuma legislação específica):
1 – Ele altera a matriz de registros da empresa para dois anos e segue o que foi orientado a fazer ou
2 – Ele descarta os registros com mais de seis meses e atende o que a matriz estabelece.
Lembre-o que a definição é dele (salvo em caso de atendimento à legislação). O que é necessário é a consistência entre o que diz a matriz e o que ele faz na prática.
Esperamos tê-lo ajudado!
Abraço e ótimo trabalho!
This is the perfect way to break down this inainmftoor.
Rafa Batista;
Sugiro apenas alterar a Matriz de Registros.
Att:
Wilson Miranda
Auditor de Certificação
Rafa,
O organização define o tempo de retenção e descarte do registro, normalmente quem determina este tempo é o gestor do processo junto com a gestão da qualidade. A questão é quanto tempo reter um registro? Depende do impacto que este registro tem no sistema de qualidade e no produto. Por exemplo uma ordem de compra pode ser retida por um mês após o recebimento do pedido, já um relatório de validação do produto deveria ficar retido pelo tempo de produção do produto + 5 anos por exemplo.
Conte comigo