Blog
Gestão e liderança

Como escrever a missão, visão e valores da empresa?

Por: Adriana Sartori

17 abr 2023 • 10 min de leitura

mulher escreve em postit colado em um quadro representando dinâmica de elaboração da visão missão e valores da empresa
É muito comum que a concepção e escrita da missão, visão e valores da empresa, assim como do planejamento estratégico, partam do setor da qualidade

Há uma razão para isso acontecer. A ISO 9001 reforça a necessidade de um SGQ ser compatível com o contexto e direcionamento estratégico da organização. Ou seja, para começar a fazer gestão da qualidade, você precisa ter na mão o entendimento do contexto e, consequentemente, do posicionamento e direcionamento da empresa perante ele.

Estamos falando da identidade organizacional, ou seja, sua visão, missão e valores da empresa, e do planejamento estratégico. Essas não são apenas formalidades, mas ferramentas que ditam os rumos da empresa

Quando a definição desses pilares parte da área da qualidade, no entanto, normalmente ela vem com uma demanda adicional: é a qualidade que precisa conduzir o processo.

Para isso, o profissional da qualidade precisa estar preparado para apoiar a empresa.

Neste artigo, vamos nos concentrar em esclarecer dúvidas, trazer exemplos, depois, um passo a passo para conduzir de maneira simples e objetiva a criação e escrita da missão, visão e valores da empresa.

Missão, visão e valores: uma definição rápida 

Para falarmos a mesma língua neste artigo, trazemos nossas definições de trabalho neste artigo:

  • Missão: a razão de ser da empresa.
  • Visão: o sonho da empresa para o futuro, seu Norte.
  • Valores: os princípios que regem a atuação da empresa.

Kit de ferramentas da qualidade

Por onde começar: pela missão, pela visão ou pelos valores?

O standard é como costumamos falar (e ver): primeiro missão (quem somos), depois visão (o que queremos ser) e finalmente valores (nossa atitude).

Mas não há regra definitiva. Há quem prefira começar pela visão, fazendo depois a missão e os valores. No entanto, pode-se argumentar que sem saber quem você é como empresa (ou seja, sua missão), você não define aonde quer chegar (sua visão). 

Valores também influenciam o posicionamento do ponto de chegada. E se forem postos nessa equação, dessa forma, teríamos a sequência missão, valores e visão. No entanto, justamente por permearem a empresa como um todo, costumam estar na posição final.

Então, a ordem de definição da identididade organizacional pode ser livremente definida pela empresa, sem prejuízos.

banner diagnóstico maturidade do SGQ

Boas práticas na definição de missão, visão e valores

Se a sequência de elaboração pode ser feita de acordo com a lógica que a empresa mais considera natural, a formulação da frase, para ser bem-feita, deve seguir algumas práticas.

É fundamental observar que a missão, visão e valores da empresa devem ser:

  • Breves: missão, visão e valores devem estar na ponta da língua de todos os funcionários da empresa. Não no sentido de serem decorados, mas sim de serem absorvidos, compreendidos e memorizados. Frases curtas serão bem-vindas.
  • Abrangentes: você não pode confundir sua missão com um produto, sua visão com uma meta e seu valores com algumas regras. Você não está mirando a parte e sim o todo.
  • Realistas: falamos que missão, visão e valores não são meras formalidades para colar na parede ou no site da empresa. Devem ser um posicionamento sólido da empresa, que transpareça sua essência, sirva de guia e inspire todos. Logo, tenha declarações condizentes com a realidade.
  • Precisas: suas declarações de visão, missão e valores não podem levar a mal entendidos. Use termos simples e objetivos, evite jargões ou palavras gastas.

Exemplos de missão, visão e valores

Para entender o que falamos acima, nada como ver exemplos. Vejamos então como algumas empresas reconhecidas no mercado definem sua missão, visão e valores.

Faça a seguinte reflexão: o texto que você lê condiz como a maneira como você percebe essa empresa no mercado?

Google

Missão: Organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis.

Visão: Prover um serviço importante ao mundo, fornecendo instantaneamente informações relevantes sobre praticamente qualquer tópico.

Valores: Foco no usuário acima de tudo; É melhor fazer uma coisa desde que seja muito bem; Rápido é melhor do que devagar; A web funciona na democracia; Você não precisa estar no seu computador para precisar de uma resposta; Você pode ganhar dinheiro sem fazer o mal; Sempre tem mais informação lá fora; A necessidade de informação ultrapassa todas as fronteiras; Você pode ser sério sem um terno; Bom é bom o suficiente.

Compromissos: Proteção aos usuários; Mais oportunidades; Inclusão de todos; Apoio em emergências; e Estímulo à sustentabilidade.

Apple

Missão: Desenvolver tecnologia para empoderar pessoas e enriquecer suas vidas.

Visão: Fazer os melhores produtos do mundo para torná-lo melhor do que o encontramos.

Valores: Acessibilidade; Educação, Meio ambiente; Inclusão e diversidade; Privacidade; Igualdade e equidade racial; Responsabilidade sobre fornecedores.

Magazine Luiza

Missão: Ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada, que visa sempre ao bem-estar comum.

Visão: Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.

Valores: Respeito, Desenvolvimento e Reconhecimento; Ética; Simplicidade e Liberdade de Expressão; Inovação e Ousadia; Regra de Ouro: faça aos outros o que gostaria que fizessem a você.

McDonald’s

Missão: Servir comida de qualidade, gerando momentos deliciosos e acessíveis a todos.

Visão: Ser reconhecida por proporcionar diariamente a melhor experiência em cada um de nossos restaurantes, gerando valor para nossos colaboradores e acionistas.

Valores: Nosso planeta; Qualidade e fonte dos alimentos; Trabalho, inclusão e empoderamento; Conexão com a comunidade.

Nike

Missão: Inspirar e inovar para todo atleta do mundo.

Visão: Fazer tudo para expandir o potencial humano.

Valores: Fazer a coisa certa; Estar sempre no ataque; Atender atletas; Criar o futuro do esporte; Vencer como time.

Quem participa da definição e escrita da missão, visão e valores?

Pense em quem participou ativamente da construção ou da consolidação e crescimento sustentável da empresa. Normalmente, essas pessoas estão no topo da hierarquia organizacional.

Logo, a escrita da missão, visão e valores é atributo da camada da Direção e líderes seniores. Pode envolver conselheiros externos, quando a empresa acredita que alguém de fora pode contribuir com o processo. 

Quando a Direção não está formalmente estabelecida, ela deve ser identificada. Em empresas pequenas, pode ser pela figura dos fundadores ou proprietários e até mesmo por pessoas que ajudaram a empresa a chegar aonde chegou, como líderes de setores ou colaboradores seniores.

Evidentemente, você não terá um grupo muito grande (acima de 10 pessoas), mas é fundamental que ele também não seja muito pequeno (1 a 3 pessoas). Sua amostra precisa ter relevância e diversidade, dando uma visão plural, não penas única da empresa.

Contar com um facilitador será fundamental. Quando a reunião for puxada pelo setor da qualidade, ela pode atuar como facilitadora do processo. Mas não há regra. O facilitador pode ser inclusive um membro da Direção. Critérios de escolha aqui vão ser experiência e vivência do processo

Essa pessoa será responsável por conduzir todas as etapas, organizando tudo o que vai acontecer.

Como organizar a reunião de definição de missão, visão e valores?

Você pode escolher se a reunião será dentro da empresa ou fora. Assegure-se de ter um ambiente sem distrações e interrupções.

Assegure que a própria equipe de trabalho esteja inteiramente disponível e permaneça focada na atividade. Então, oriente sobre saídas, equipamentos etc.

Prepare o ambiente com blocos de anotação individual e quadros como um flip chart. Estabeleça pausas, disponibilize lanche e café etc.

Como se preparar para escrever missão, visão e valores da empresa?

A definição da missão, visão e valores passa, sim, por um brainstorming em conjunto, mas antes da reunião em que todos vão debater, você deve preparar os participantes para o que está por vir.

Para tal, você pode recapitular a equipe a respeito da história, produtos e serviços, indicadores, projetos em andamento, iniciativas etc.

Crie um material que sintetiza tudo o que cada participante deve levar em conta sobre a empresa para essa dinâmica – muito embora provavelmente eles saberão essa história de cor.

Oriente-os para, depois dessa imersão, refletir sobre os seguintes pontos:

  • Quem nós somos e por que existimos?
  • Como queremos estar daqui a 10 anos?
  • Como atuamos em relação a nossos stakeholders?

Definindo missão, visão e valores: passo a passo

Há algumas formas de executar a definição e escrita da missão, visão e valores, como vimos. Por exemplo: você pode estabelecer primeiro a missão, depois a visão e, finalmente, os valores – em uma sequência. Ou então pode fazer tudo junto. 

Em um passo a passo, no entanto, o facilitador procederá da seguinte forma:

1. Introdução

Proponha uma atividade introdutória para colocar a equipe no clima da missão a que se propõe. Cabe recapitular os conceitos, trazer exemplos da missão, visão e valores de empresas reconhecidas, explicar a dinâmica e por aí vai.

Essa introdução é para ser breve e inspiradora. Então, não se alongue. 

2. Levante as ideias

Em grupos de 2 a 3 participantes ou individualmente, reserve 30 minutos para levantar e consolidar as ideias. Lembre-se que a equipe já se preparou para esse momento. Então, estimule a discussão entre os pares ou trios formados.

3. Compartilhe e discuta as ideias

Faça o compartilhamento de todas as ideias. Cada equipe ou participante pode apresentar suas ideias rapidamente, dando uma breve explicação. 

Na sequência, execute a discussão. Nesta etapa, não tente levar a equipe à definição final. Elenque definições possíveis, consideradas fidedignas à realidade.

Verifique se elas seguem as boas práticas: se são curtas, simples e descritivas.

4. Vote ou escolha as frases

Depois de levantadas as frases, é hora de selecionar a que vai ficar. As regras do jogo são definidas pela empresa. Você pode usar várias dinâmicas de votação, abertas ou fechadas, mais ou menos democráticas (você pode dizer quem tem a palavra final, mesmo diante de uma votação, por exemplo), de acordo com o que considerar melhor.

5. Comunique

A missão, visão e valores devem ultrapassar a barreira da reunião de definição. Toda a empresa deve vivenciá-las. Para isso, a comunicação será fundamental.

Pronto para apoiar a identidade organizacional da empresa?

Neste artigo, você viu como, enquanto profissional da qualidade, pode dar apoio ao processo de definição e escrita da missão, visão e valores da empresa. 

Com certeza, na teoria é mais simples do que na prática. Definir em uma ou duas frases o core da empresa é desafiador em todos os aspectos. Mas certamente será um exercício fundamental para guiar a empresa para o futuro que almeja.

Tendo dúvidas ou precisando de apoio, deixe sua pergunta nos comentários.

]]>
5/5 - (2 votos)
Compartilhe

Deixe um comentário

Adriana Sartori

Adriana Sartori é redatora com foco em tecnologia e metodologias ágeis. Em seus conteúdos no Blog da Qualidade Simples, alia seus conhecimentos ao universo da gestão da qualidade, a fim de ajudar as organizações a modernizar suas práticas.

Leia também

Gestão de Não conformidades

O que a Teoria das Janelas Quebradas ensina sobre tratamento de não conformidades

Pequenas falhas ignoradas tendem a se multiplicar e causar grandes prejuízos. Essa é a essência da Teoria das Janelas Quebradas, desenvolvida pelos criminologistas James Q. Wilson e George Kelling.  Embora sua origem esteja no campo da segurança urbana, seus princípios têm aplicações diretas na gestão da qualidade e, principalmente, no tratamento de não conformidades dentro […]

Ferramentas da Qualidade

5 porquês na prática: passo a passo para aplicar essa técnica

A técnica dos 5 Porquês é um dos métodos mais simples e eficazes para análise de causa raiz.  Ela é amplamente utilizada em sistemas de gestão da qualidade, especialmente aqueles certificados pela ISO 9001:2015. A norma exige que as organizações realizem ações corretivas eficazes, com base na identificação da causa raiz dos desvios.  A seção […]

Gestão de Documentos

Gestão de Documentos: o que é e como fazer

A gestão de documentos é uma prática estratégica e indispensável para empresas de todos os portes e setores. Ela contribui para manter a integridade, organização, segurança e conformidade das suas informações.  Com o crescimento exponencial de dados e a digitalização dos processos, é essencial ter um sistema eficiente para armazenar, acessar, proteger e usar arquivos […]

Qualyteam News

Assine nossa Newsletter e receba as principais informações sobre gestão da qualidade direto em sua caixa de entrada.