Há uma frase que diz que “a única coisa constante na vida é a mudança” e o mundo dos negócios realmente imita a vida, no sentido que, a cada dia, adaptações e ajustes são necessários para seguir competitivo e forte na sua área de atuação.
A gestão de mudanças empresariais cuida deste aspecto dos negócios, garantindo que mudar signifique evoluir, melhorar, se adaptar. E, para que este processo de mudança seja bem-sucedido, é necessário colocar o líder como protagonista desta mudança, orientando e guiando os colaboradores sob a sua gerência por meio dos caminhos tortuosos que levam a uma nova maneira de trabalhar.
Entenda a importância do líder na gestão de mudanças empresariais e prepare o terreno para alterar o que for preciso na sua estrutura organizacional e nos processos internos da sua companhia:
Mudanças empresariais são sobre pessoas
Há uma série de mudanças que podem ser necessárias no processo de crescimento de uma empresa: mudanças de processos internos, atualizações tecnológicas, alterações de gestão e administração, e ajustes no capital humano da empresa.
O que todas essas mudanças têm em comum é o papel das pessoas na concretização dessas novidades. Independentemente do que está sendo feito diferente, os colaboradores têm papel fundamental na execução e na prática constante na sua rotina de trabalho.
Desta forma, o líder precisa atuar pontualmente em cada aspecto da relação das pessoas com a gestão de mudanças empresariais, motivando, instruindo e qualificando os profissionais no papel de cada um neste novo cenário que se apresenta.
Cabe a ele vencer a natural resistência das pessoas às mudanças, ponto sensível em qualquer gestão de mudanças empresariais que se possa imaginar.
O líder personifica a gestão de mudanças empresariais
O papel do líder em mudanças empresariais é análoga ao de um patrocinador, pois ele é o responsável por fornecer os recursos e as condições necessárias à adoção dessas mudanças por parte das equipes e da estrutura interna como um todo.
Além disso, o líder é o defensor desse processo, demonstrando os benefícios para todos em nome da lucratividade e da eficiência operacional que a empresa tem como objetivo, acompanhando os indicadores gerenciais que vão diagnosticar o andamento das mudanças e cuidando para que tudo ocorra dentro do planejado.
Know-how necessário para planejar e implementar as mudanças
Mudanças empresariais são muito sensíveis e difíceis de se realizar com sucesso, e devem ser conduzidas por pessoas que conhecem bem os meandros e os detalhes da cultura e da filosofia da empresa onde ela ocorrerá.
Este é mais um dos papéis do líder, que, além de gerir as pessoas por meio dos novos caminhos corporativos, deve entender o comportamento do mercado, o perfil de atuação do negócio (missão, visão, valores) e o DNA da empresa, que define as características de agressividade ou de conservadorismo nas estratégias e nas práticas corporativas.
Assim, o líder cumpre papel fundamental na gestão de mudanças empresariais, sendo uma peça indispensável no sucesso dessas alterações na companhia.
Qual é a sua opinião sobre a gestão de mudanças empresariais? Concorda ou discorda do papel do líder nessas mudanças? Conta pra gente nos comentários.