Blog
Certificações ISO

ISO 45001: a norma sobre saúde e segurança ocupacional

Por: Adriana Sartori

06 ago 2024 • 6 min de leitura

Homem aponta para selo de certificação iso 45001
Quando falamos que prevenir é melhor que remediar, quase sempre nos referimos a questões de saúde e segurança ocupacional. No ambiente de trabalho, a organização é responsável por garanti-las. 

Adotar um sistema de gestão dedicado ao tema é a forma de assegurar a abrangência e a coordenação das atividades, mas também de demonstrar para stakeholders essa atuação. Para tal, a ISO também tem a sua referência normativa: a ISO 45001.

A ISO 45001 fornece os requisitos para estruturar, manter e evoluir um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO) com vistas a cumprir requisitos legais e internos sobre o assunto, mas também a visão e objetivos estratégicos da organização e a melhoria contínua

A norma, que está em sua versão 2018, serve a organizações de qualquer segmento, e os sistemas de gestão construídos de acordo com ela podem ser certificados por órgão externos mediante auditoria.

Neste artigo, você encontra em resumo os requisitos desta norma, seja para utilizá-lo em exposições, seja para iniciar seus estudos.

A ISO 45001: visão geral

Assim como outras normas ISO para sistemas de gestão, a ISO 45001 segue o ciclo PDCA, que contempla cada seção da norma:

  • Plan: seção 6
  • Do: seções 7 e 8
  • Check: seção 9
  • Act: seção 10.

Essa estrutura facilita o alinhamento e a integração de um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional a outros sistemas de gestão, como qualidade, responsabilidade social, ambiental e outros.

Como uma norma, a ISO 45001 não é prescritiva. A adequação da organização a seus requisitos é voluntária, assim como a certificação.

Resumo dos requisitos da ISO 45001

Seções 1 a 3 – Escopo, referências normativas, termos e definições

Nestas três seções temos definições básicas de abrangência, referenciais e conceitos.

Seção 4 – Contexto da organização

Trata da identificação de fatores internos e externos, bem como necessidades e expectativas das partes interessadas, que podem afetar o sistema de gestão de SSO.

Nessa base, assim como das atividades e produtos e serviços da organização, requer também a circunscrição dos limites de aplicabilidade do sistema (escopo), que deve estar disponível como informação documentada, e processos.

Seção 5 – Liderança e participação dos trabalhadores

Nesta seção, a ISO 45001 frisa o papel da alta direção, que segue o de outros sistemas de gestão na medida em que se exige a responsabilidade, direcionamento, apoio, patrocínio, comunicação e promoção da SSO, sintetizados na forma de uma política de SSO e na criação de uma estrutura organizacional.

No quarto ponto desta seção, a ISO 45001 aborda a consulta e participação dos trabalhadores no planejamento, construção e sustentação de um sistema de gestão de SSO. De acordo com o texto, a organização deve:

  • Fornecer mecanismos para viabilizar essa participação
  • Fornecer informações
  • Remover obstáculos
  • Enfatizar a participação de trabalhadores de níveis não gerenciais (operações).

Seção 6 – Planejamento

Primeiro, em 6.1, a ISO 45001 fala de mais um desdobramento do trabalho realizado na seção 4, a saber: a determinação de riscos e oportunidades (perigos, riscos de SSO e outros, oportunidades de SSO e requisitos legais).

A organização deve ter um processo proativo e contínuo de:

  • Identificação de riscos, e documentá-lo
  • Determinação de requisitos legais
  • Avaliação de riscos e oportunidades em SSO e outros
  • Planejamento de ações para abordar riscos, oportunidades, requisitos e situações de emergência.

Outro desdobramento do trabalho realizado anteriormente é o previsto em 6.2: a determinação dos objetivos em SSO e das ações para alcançá-los.

Seção 7 – Suporte

Toda a infraestrutura física, equipe de trabalho, canais de comunicação, mecanismos de conscientização e controle de documentação que serão implantados para manter o sistema.

Seção 8 – Operação

Envolve o planejamento, implantação, controle e manutenção dos processos que vão atender aos requisitos de SSO com vistas a eliminar perigos e substituir atividades perigosas. Isso pode envolver controles de engenharia e administrativos, mas também equipamentos.

A seção também aborda a gestão de mudanças que impactam em SSO, como novos produtos, processos, requisitos, conhecimento e tecnologia, que demandam medidas para mitigar efeitos adversos.

No caso de aquisições, contratos e terceirizações, a organização deve manter controle e assegurar que seus requisitos de SSO sejam atendidos.

No que concerne a incidentes, a organização deve se preparar para responder a potenciais situações de maneira planejada, por meio de planos, treinamento, testes, avaliações etc.

Seção 9 – Avaliação de desempenho

No primeiro item, a ISO 45001 prevê a implantação de mecanismos de monitoramento para avaliar: 

  • A extensão do atendimento a requisitos
  • A realização das atividades e operações ligadas a riscos
  • O atingimento dos objetivos
  • A eficácia dos controles.

Além dos métodos de monitoramento, a organização deve determinar a cadência de medição e análise, retendo informação documentada.

No item 2 da seção, a ISO 45001 trata da conformidade especificamente, que deve ser avaliada mediante auditorias internas realizadas a intervalos planejados.

Por fim, no item 3, a ISO 45001 prevê a reunião de análise crítica da direção. Nesta, é realizada uma aviação global do sistema de gestão de SSO, o que inclui mas não se limita aos seguintes pontos:

  • Ações definidas anteriormente
  • Mudanças no contexto
  • Cumprimento dos objetivos
  • Desempenho de SSO e tendências
  • Adequação dos recursos
  • Oportunidades de melhoria.

Seção 10 – Melhoria

Todas as ações que visam a evolução do sistema de gestão de SSO:

  1. Ação corretiva a incidentes e não conformidades: processo de reação, investigação e tratativa de causa, relatório, documentação e, se necessário, mudanças.
  2. Melhoria contínua: ações que visam a evolução em termos de adequação, suficiência e eficácia do sistema de SSO. 

Saúde e segurança ocupacional: garanta desde o princípio usando a ISO 45001

Adotar referências normativas confiáveis ao estruturar um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional significa garantir, desde o princípio, que todos os pontos serão do todo serão contemplados.

Ainda assim, seguir os requisitos por ai só não garante a eficácia de um programa de SSO.

Fale conosco para saber mais!

]]>
Avalie esse post
Compartilhe

Deixe um comentário

Adriana Sartori

06 ago 2024

Leia também

Eventos

A Qualyteam é o primeiro Hub da qualidade no Brasil

A Qualyteam surgiu em 2008 com um propósito forte: proporcionar para as empresas uma ferramenta para facilitar os processos de um SGQ.  Assim surgiu o Software Qualyteam e todos os seus módulos: Com esses produtos, fizemos muito pelo mercado, reconhecimento que se refletiu em nossos números. O Software Qualyteam tem: Foram 16 anos intensos. Trabalhamos […]

Ferramentas da Qualidade

Software para SGQ: a chave para uma execução eficaz na Gestão da Qualidade

Como é bom ver um sistema de gestão da qualidade operando com leveza.  As auditorias oferecem essa possibilidade e, mais do que uma simples avaliação normativa, funcionam como um espetáculo de gestão ao auditor. E pode parecer exagero, mas não é. Pergunte para qualquer auditor o que é mais fácil auditar: um SGQ complexo e […]

Sem categoria

Por que evoluir o uso das Ferramentas da Qualidade é mais urgente do que parece?

Aqui na Qualyteam, não é raro ouvirmos de clientes que a Gestão da Qualidade não é uma prioridade no momento. Projetos são pausados, melhorias ficam para depois, e a justificativa costuma ser a mesma: “agora não é a hora”. Mas… e se esse “depois” estiver custando caro? Essa decisão, que parece estratégica no curto prazo, […]

Sem categoria

Auditoria: a solução para avaliar o funcionamento do SGQ

Quem tem medo de auditoria? Todos temem esse momento. E esse medo é evidenciado através da mais clássica das expressões: “estamos sofrendo uma auditoria externa.”  Quanto sofrimento desnecessário! Quanta tensão sem justificativa!  Por que isto acontece? Como eliminar essa insegurança e angústia? Eis o tema central deste artigo. A origem do medo de auditoria É […]

Qualyteam News

Assine nossa Newsletter e receba as principais informações sobre gestão da qualidade direto em sua caixa de entrada.