Quais mudanças sua empresa fazer para atender à Seção 4?
Como identificar o contexto da organização, requisitos das partes interessadas e os processos mais determinantes?
Quer saber mais sobre o processo de revisão de uma das mais importantes normas internacionais de sistemas de gestão?
Assista a conversa imperdível sobre as mudanças confirmadas para a nova versão da ISO 9001 para o próximo ano.
As novas cláusulas requerem a organização para pensar e determinar as questões e exigências que podem ter impacto sobre planejamento do sistema de gestão da qualidade, e pode ser usado como uma contribuição para o desenvolvimento do sistema de qualidade.
Veja abaixo algumas perguntas que foram feitas pelos participantes durante a conferência:
- Fornecedor é parte interessada?
Também é parte interessada, ela faz parte de uma entidade, e este forma um conjunto que faz parte da empresa, embora o fornecedor também defina alguns requisitos que serão avaliados e acompanhados pela organização. - Em 2015, o planejamento de processos está mais exigente do que o apresentado em 2008?
Eu não diria mais exigente, mas diria mais abrangente, na norma em 2008, não estava citando de maneira clara os riscos e oportunidades, foram adicionados critérios para que o planejamento dos processos de forma que exista uma lógica para o mesmo. - Esse planejamento funciona como o controle operacional já apresentado na norma 14000?
Eu diria assim, para planejamento de processos temos a gestão de riscos de oportunidades, e ela lembra um pouco na questão de aspectos ambientais, mas trazendo para a Gestão da Qualidade, isso se volta para os riscos e oportunidades. - O Manual da Qualidade continua obrigatório?
Não, mas é recomendado que a empresa tenha algum manual, ou manuais específicos para cada processo, auxiliando nas operações. Isso também vale para o RD (Representante da Direção), este também não é mais necessário, mas é recomendado que tenha alguém para organizar e planejar estas ações. - O TeamFLAG e o TeamTOOLS servem como evidência?
FLAG para Gestão de Indicadores, e TOOLS para Gestão de Não-conformidades, e sim, podem ser usados como evidência, como o processo está sendo gerenciado, e todos estes mecanismos podem ser utilizados, sendo até mesmo um software desenvolvido pela própria empresa, desde que estes sigam o que é dito na Seção 4.