Garantia da qualidade: você usa esse conceito no dia a dia? Como você o define? Qual é o objetivo? Como é o processo? E qual a diferença para gestão da qualidade, controle da qualidade…
Muitos profissionais ficam em dúvida ao responder a essas perguntas. E, por isso, acabam usando esses termos como se fossem sinônimos. Não são.
Sem contar os possíveis desentendimentos com o uso impreciso de conceitos que estão esclarecidos dentro da norma e, portanto, precisam ser usados com rigor (diferente de preciosismo).
Neste artigo, você mergulha no conceito de garantia da qualidade, aprende a distingui-lo de conceitos similares que os profissionais também costumam usar, confere seu objetivo e processo.
O que é garantia da qualidade?
A ISO 9000 define garantia da qualidade da seguinte forma:
Parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos.
Um SGQ tem que atender aos requisitos, mas também precisa ter a garantia de que esses requisitos serão atendidos. Para isso, você precisa ter uma série de atividades planejadas.
Na prática, a garantia da qualidade envolve aquele conjunto de procedimentos que vão garantir o atendimento dos requisitos especificados, mas também as evidências que darão confiança disso. Isso inclui, POPs e instruções, programas de auditorias, tratativas de não conformidades etc.
Diferença entre gestão da qualidade, controle da qualidade e garantia da qualidade
Já vimos que gestão da qualidade é algo mais abrangente do que garantia da qualidade. Esta está contida naquela. Controle da qualidade, da mesma forma, também é uma parte da gestão da qualidade, sendo subsumida nesta.
Mas isso não significa que controle e garantia sejam sinônimos – como vemos em muitos artigos da internet.
O controle difere da garantia no seguinte sentido: ele está focado em atender os requisitos da qualidade. É os tiques que um inspetor dá em um checklist de especificações, por exemplo. Veja a definição que se encontra na ISO 9000:
Parte da gestão da qualidade focada no atendimento dos requisitos da qualidade.
A garantia da qualidade (novamente, o que você faz para confiar que os requisitos serão atendidos) envolve a existência de procedimentos, controle das saídas, evidência de conformidade das saídas… até auditorias disso.
Esse conjunto todo é necessário. Por exemplo: se eu tenho um procedimento, a simples existência dele não me garante que ele está sendo seguido. Da mesma maneira, posso ter o controle da qualidade, mas se não for evidenciado que ele foi executado não tenho garantia do produto.
Portanto, temos:
Gestão da qualidade > garantia da qualidade > controle da qualidade
Garantia da qualidade | Controle da qualidade |
Previne | Identifica e verifica |
Proativo | Reativo |
POPs, instruções, checklists, programa de | Amostragem, testes, inspeção, medição etc. |
Longo prazo | Curto prazo |
Abrangente | Especializada |
Qual o objetivo?
O objetivo da garantia da qualidade é garantir que um produto segue os requisitos e especificações previstos.
Isso é uma segurança para quem compra. Produtos que buscam essa confiabilidade de fato têm mecanismos para demonstrar sua adequação aos requisitos.
A garantia da qualidade é principalmente uma fonte de segurança e de menor incerteza para a organização. Quando ela está bem estruturada a empresa confia que cada produto liberado atende rigorosamente os requisitos.
Mais que isso: que a organização tem como comprovar isso.
Os processos da garantia da qualidade no SGQ
Não existe um único processo de garantia da qualidade. Ela se apresenta como um conjunto de métodos que, aplicados dentro do processo, vão dar segurança de que ele atende os requisitos aplicáveis.
Esses método incluem:
- Mapas de processo
- Procedimentos e instruções de trabalho
- Programas de inspeção e testes
- Coleta e manutenção de evidências
- Programas de calibrações e manutenções
- Programas de auditoria
- Gestão de riscos etc.
Por ter um caráter sistemático, envolvendo diferentes fases da etapa de produção, a estruturação da garantia da qualidade envolve um intenso planejamento. Em muitos aspectos, ele converge com a estruturação do próprio SGQ. Assim como o próprio SGQ, ela deve estar focada na melhoria contínua.
Garantia da qualidade: segurança para quem produz e para quem consome
Muitos profissionais ficam em dúvida ao conceituar garantia da qualidade. Neste artigo, esse conceito foi definido e distinguido de conceitos similares como controle e gestão da qualidade.
Como vimos, essa é uma abordagem complexa. Você a percebe em funcionamento no seu SGQ?
Deixe seu comentário.