Quer mais produtividade?
Falta de foco, distração, dispersão e muitas atividades ao mesmo tempo são cada vez mais comuns no nosso dia a dia.
Quantas vezes ouvimos dizer que “meu dia deveria ter 30 horas” (da mesma forma que anuncia um determinado banco). A sensação de que o tempo não é suficiente, que os dias passam como horas e as semanas como dias. “O que? Já estamos em agosto”? Tem nos deixado angustiados e esgotados.
“O ser humano é, basicamente, um organismo que contém energia. Essa energia ou é renovada ou dissipada ao longo do tempo. Uma organização precisa perceber que parte da sua responsabilidade é garantir que o tanque de energia das pessoas esteja cheio. Esta é uma das grandes variáveis que determinarão que organizações irão triunfar nos próximos 10 ou 20 anos”, explica Tony Schwartz, autor do best-seller Be Excellent at Anything que, junto a David Allen consultor de produtividade e autor de Getting Things Done, mostram como administrar a energia de um jeito mais sustentável (Harward Business Review).
“Sua cabeça é para ter idéias e não para armazená-las. Colocar tudo numa lista pode ter um efeito considerável”
O ser humano foi feito para ser rítmico. O coração pulsa; os músculos se contraem e relaxam. Rendemos mais quando alternamos de forma rítmica períodos de consumo e renovação de energia. Os autores sugerem uma pausa de 90 minutos de trabalho intenso e afirmam que, tirar uma soneca aumenta a produtividade.
Como na maioria das vezes isso não é possível, podemos seguir algumas técnicas simples que podem ser feitas no escritório ou no computador mesmo.
“Sua cabeça é para ter idéias e não para armazená-las. Colocar tudo numa lista pode ter um efeito considerável”, afirma David Allen.
Ao simplesmente anotá-las, você fica momentaneamente aliviado pois tem a sensação de que o assunto está resolvido, ou pelo menos sob controle.
Uma parte de nós que adora produzir, adora a completude. O problema é que estão todos fazendo mil coisas e se distraindo com a última novidade e, na maioria das vezes a tarefa não avança porque a pessoa não registrou, esclareceu, organizou ou adotou um sistema de avaliação periódica no qual confie.
“Precisamos de listas porque a mente é um computadorzinho burro que desperta o sujeito às 3 da manhã e o esgota de tanto remoer coisas sobre as quais não pode fazer nada enquanto está ali, deitado.” (Allen)
Há tarefas importantes, que se deixadas numa lista genérica, junto com outras atividades menos importantes, correm o risco de serem esquecidas ou não realizadas a tempo, uma dica dos autores é desmembrar tarefas grandes e se concentrar em “próximas ações”.
Outra dica é fazer a coisa mais importante do dia no começo da manhã pode ser bem eficaz, pois é quando estamos menos cansados e menos distraídos.
Quer produtividade?
Crie o hábito de utilizar e gerenciar Listas de Tarefas. Sua produtividade e sua performance em todas as áreas da sua vida vão dar um salto significativo. Experimente. Você vai se sentir muito mais aliviado.
Referência
_______________________________
Harward Business Rewiew, maio 2011 – Seja mais produtivo
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.