Você sabe o que significa “fool – proof”? Já utilizou a técnica “SCRUM”? Então faça o teste: “jogue” no Google. Provavelmente a resposta será: “mil coisas”, porque vai depender do contexto e do sentido, que podem variar. Portanto, cuidado com esse hábito.
É válido buscar informações e estar conectado com essa infinita rede de possibilidades, mas só isso não basta. Afinal para que serve a informação se não for transformada em conhecimento?
Conhecimento, de uma forma geral, é construção, reflexão, algo que você realiza, gera, produz a partir da informação, ou seja, é o resultado da interação entre o indivíduo, a informação e o significado que este lhe atribui. A informação só tem significado quando vemos a sua aplicabilidade, o que faço com o meu conhecimento é que me diferencia.
Peter Druker (1999) afirma que a “sociedade do conhecimento” é a grande transformação do século XIX até os dias de hoje. Porém essa nova forma de sociedade trouxe consigo a velocidade do tempo real com amplas possibilidades de controle, armazenamento e acesso a múltiplos conjuntos de informações.
Na dinâmica empresarial, o conhecimento torna-se um dos vetores mais importantes na definição da produtividade e das economias nacionais. O conhecimento configurou-se como principal ativo das empresas e países na busca por maior competitividade e a gestão deste se transformou em precioso recurso estratégico para o controle dos processos pelas organizações.
Gestão do Conhecimento é um conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do saber organizacional.
Hoje, o valor de uma organização também é medido pelo valor dos ativos intangíveis, sua marca, seu conhecimento, seu capital intelectual, ou seja, a informação transformada em conhecimento.
A propósito, já descobriu o que é “fool-proof”? Mande sua resposta!
_______
DRUCKER, Peter. Desafios Gerenciais para o Século XXI. São Paulo, Thompson Learning, 1999.
2 Comentários. Deixe novo
É verdade, temos a informação na distância de um clic. É tão rápido quanto o tempo que retemos a informação na nossa memória. E para contrubuir com seu blog lá vai: Fool-proof é uma metodologia de análise e solução de problemas…http://www.qualidade.adm.br/uploads/qualidade/masp.pdf
Abraço e parabéns pelo Blog!
Olá João!
Obrigada pela participação! Exatamente, fool-proof são mecanismos feitos para IMPEDIR as consequências do erro humano. Por exemplo: se um avião estiver ainda no solo e o piloto, distraidamente, acionar o interruptor que levanta o trem de pouso, nada acontecerá. Neste caso, existe um mecanismo fool-proof, que desliga o interruptor enquanto o peso do avião estiver sobre o trem de pouso e não sobre as asas. É como se se fosse um “plano B”.
Abraço! Até o próximo post!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.