É hora de declarar guerra à complexidade
O atual emaranhado de tecnologias prejudica a agilidade nos negócios e seus resultados. Alguns dizem que é hora de declarar guerra à complexidade
Nenhuma empresa se propõe a criar processos complexos suportados – algumas vezes, em vão – por camadas de tecnologia muito complicadas. Mas, muitas vezes, é o que elas enfrentam. Aplicações que exigem dias de treinamento, mas ainda geram rios de chamadas para o help desk.
A complexidade é lenta, cara e nada segura.
Você sabe por que isso acontece? Tecnologias obsoletas acumulam-se quando departamentos mudam para a próxima novidade. Fusões e aquisições trazem pessoal de TI à sua porta, acrescentando camadas às suas camadas.
Essa bagagem toma tempo e dinheiro para manter, diz Frank Wander, fundador do IT Excellence Institute e ex-CIO da Guardian Life Insurance. “Os custos para manter a complexidade em execução tira espaço para investimentos”, diz Wander. “Isso afeta a agilidade.” Um ciclo preocupante.
No McDonald’s, o software passa pelo teste de simplicidade do CIO David Weick. “Se ele puder, sem nenhum treinamento, sentar e fazer o que é solicitado, então é um bom software”, diz.
“A simplificação agora é prioridade. É financiada. Não é de baixo escopo”, diz a CIO Charlene Begley General Electric, mas é difícil de ser alcançada na GE, FedEx, McDonald’s ou em qualquer outro lugar. Juntos, os CIOs e os líderes empresariais precisam descobrir o que precisa mudar e como financiar e organizar a equipe do projeto. Eles devem desenvolver planos para impedir que a complexidade volte serpenteando. É uma batalha contínua, mas que pode valer milhões a serem ganhos.
Pense nisso…
Ótima semana e bom trabalho!
_______________________________
Fonte: CIO – Post na íntegra: