Se sua empresa tem um sistema robusto de gestão da qualidade, se está trabalhando de forma correta, focando no que realmente é importante para empresa, produto, e cliente, não tem porque ficar desesperado, a qualidade acontecerá de forma natural.
No entanto, é comum ainda em pelo menos 50% das empresas que estão implantando o sistema de gestão da qualidade ficarem “tensas” nos dias que antecedem a auditoria.
Para que serve a auditoria? Gostaria de compartilhar aqui no Blog um artigo escrito por Emanuel Edwan de Lima, Mestre em Gestão Empresarial.
Auditoria da Qualidade
Na busca pela melhoria contínua e até mesmo pela sobrevivência as organizações implantam sistemas de gestão da qualidade, procurando não somente promover a qualidade do produto, como também garantir a satisfação de seus clientes em todas as fases de seus processos, desde o projeto até a entrega e a pós-venda. Mas a simples implantação de um sistema de gestão da qualidade não é suficiente. É necessário que o mesmo leve a empresa a atingir seus objetivos, contribua para a execução de sua missão e para isso ele deve ser analisado criticamente e cada vez mais aperfeiçoado.
Uma das ferramentas utilizadas para a melhoria dos sistemas de gestão da qualidade é a auditoria da qualidade.
Uma das ferramentas utilizadas para a melhoria da gestão da qualidade é o sistema de gestão de auditorias da qualidade. Segundo a ISO 9000:2000 a auditoria pode ser definida como “um processo sistemático, independente e documentado para se obter evidência e avaliá-la objetivamente visando determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são entendidos”.
De acordo com a norma ISO 10011 as auditorias são realizadas objetivando:
- Determinar a conformidade ou não conformidade do sistema da qualidade com os requisitos especificados;
- Determinar a eficácia de um sistema quanto ao atendimento dos objetivos especificados;
- Identificar os pontos a serem melhorados nos sistemas da qualidade;
- Atender aos requisitos regulamentares, e
- Permitir o registro do sistema da qualidade, chamado de certificação.
A auditoria serve para prover a alta administração da organização com informações sobre a eficácia de seu sistema de gestão, ou seja, se as coisas estão ocorrendo de acordo com planejado.
As informações geradas pelas auditorias devem servir como base para as decisões sobre os pontos que necessitam de melhoria e os que estão funcionando de maneira eficaz. A confiança da alta administração em seu sistema de gestão só se configura por meio da verificação periódica do mesmo.
Uma outra função da auditoria é aumentar a confiança do cliente na capacidade de seu fornecedor em entregar produtos conformes, pois o retorno sobre a situação do sistema de qualidade deste fornece as informações necessárias para gerar esta confiança ou para alertar ao cliente da necessidade de desenvolvimento de novos fornecedores.
Geralmente é mais fácil atacar os sintomas do que as causas reais de um problema. As auditorias, por meio das não conformidades levantadas, são instrumentos para incentivar a busca das causas-raízes dos problemas e, conseqüentemente, que as ações corretivas para a resolução destas sejam implementadas. A realização de auditorias periódicas possibilitará a avaliação da eficácia destas ações, bem como o aprendizado.
Não podemos nos esquecer que a auditoria é, na verdade, um exercício de busca de evidências objetivas da conformidade, ela atua como um termômetro de nosso sistema de gestão. Seus resultados devem servir para que os gestores saibam quais os pontos fortes e quais as oportunidades de melhorias existentes no sistema de gestão da qualidade da organização e desta forma trabalhar para a sua evolução e da empresa.
Certamente não é uma “caça às bruxas” mas uma oportunidade para exercer um dos princípios básicos da Qualidade: a melhoria contínua.
Uma ótima semana!
______________________
Leia o artigo na íntegra:
http://www.ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=15&canallocal=47&canalsub2=152&id=1305
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.